johnnyboy75 Publicado Setembro 17, 2020 Publicado Setembro 17, 2020 Olá pessoal. Tenho o meu aquário de 240l, com uns 5-7cm de substato JBL Manado castanho, com: Annubias, Rotala Rotundifolia, Wendtii Green e tentei fazer um carpete com Monte Carlo. Mas tenho tido um problema, engraçado mas que é uma dor de cabeça. Quando recebi as plantas elas vinham num vazo e com lâ de rocha à volta das raizes, eu na minha ignorância, plantei tudo com a lã de rocha, e aparentava estar bem, até o monte carlo começar a ficar murcho e apodrecer, falei com um conhecido que me disse para remover essa lâ das raizes pois poderia ser a causa (outras buscas no google, encontrei uma teoria que poderia ser devido ao Monte Carlo já ter 7-8cm de altura estar a "bloquear" a luz entre si nas petalas, e que deveria ser todo corto a uns 3-5cm) Então eu começei a remover a lâ das plantas que jà tinha plantado e fiquei com um outro problema, não consigo segurá-las ao "fundo" do aquário, porque como apenas têm substrato, elas facilmente começam a flutuar passado uns tempos. Assim, optei por fazer uma experiência que foi, deixei Annbuias e Rotalas com a lã, mas metade das wendtii e metade do Monte Carlo ficou sem a lâ. até agora, todas as plantas que deixei com a lâ nas raizes têm crescido bastante, mas as que não têm lâ insistem em começar a flutuar de vez em quando só por si, e agora como já tive de repor os peixes no aquário ainda ficou mais frequente, pois o meu Plecostumus de 30cm (o gajo é resistente, já tem 7 anitos 🙂 ) quando se mexe, tudo o que não têm a lã começa a flutuar. Dessa forma a minha questão é: existe algum truque ou técnica para as manter presas no fundo, quando o solo do aquário é todo apenas substrato? Nas restantes plantas que deixei com a lâ e que estão a crescer, vale mesmo a pena ir remover aquilo ? Obrigado. Citar
RobsonSantana Publicado: Setembro 21, 2020 Publicado: Setembro 21, 2020 Boas Johnnyboy. Já andei a comentar em outro tópico. Tens ai uma treta com teu Plecostumus. Não vais conseguir manter layout nenhum com ele ai dentro. É muito grande, alem de ser um peixe de fundo. Na minha opinião ou fazes o aquario respeitando as condições do animal ou tira-o dai e mete num aquario só pra ele (que seja de tamanho apropriado). Eu deixaria ele ai, e faria um nano plantado para matar a vontade de ter, e no plantado, pra já não metia peixe algum, ia aprender a lidar com as plantas, quando tivesse tudo estabilizado entrava com fauna ( e nada de bacalhaus, plantados são para peixitos pequenos). Se continuas como vais, está sujeito à frustração, coisa tão comum no aquarismo e que afasta muita gente do hobby. Espero que isso corra bem e gostava de ver fotos e relatos de sua evolução. Não sou nenhum expert, é só minha modesta opinião. Citar
Recommended Posts