Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho uma Aquatable com 180l de capacidade.
O filtro é uma Biobox 2.

É muito recente, por isso tenho ainda poucas plantas (6).
Tenho neste momento 26 peixes:

- 4 Corydoras
- 4 Limpa - vidros
- 14 Neon
- 3 Mollys 
- 1 Betta

Sei que dependendo do tipo, algumas massas filtrantes devem ser substituídas com mais frequência - nomeadamente a branca.

Com que frequência? Como sei quando é altura de substiruir? 

Obrigada

Publicado:

Boas Maria

Eu não vejo o porque de teres de substituíres as cerâmicas,a não ser que elas estejam a partir-se ou a desfazer-se,o que é que tu queres dizer com (nomeadamente a branca )

Para a quantidade de peixes que tens não sei se essa Biobox vai dar conta do recado,é melhor começares a pensar e comprares um filtro externo,e tens poucas plantas coloca ai mais plantas porque e uma grande ajuda na biologia do aquário,e ate para os peixes se sentirem mais há vontade.

Saudações 

Publicado:

Olá Álvaro, muito obrigada pela resposta!

On 04/09/2020 at 21:35, Alvaro Silva disse:

Boas Maria

Eu não vejo o porque de teres de substituíres as cerâmicas,a não ser que elas estejam a partir-se ou a desfazer-se,o que é que tu queres dizer com (nomeadamente a branca )

Para a quantidade de peixes que tens não sei se essa Biobox vai dar conta do recado,é melhor começares a pensar e comprares um filtro externo,e tens poucas plantas coloca ai mais plantas porque e uma grande ajuda na biologia do aquário,e ate para os peixes se sentirem mais há vontade.

Saudações 

Olá Álvaro, muito obrigada pela resposta!

Na loja, e junto do próprio fabricante, foi-me dito que teria de substituir as recargas do filtro. 
A branca a que me refiro é a fibra - ou "pré-filtro" - que tem aspeto de esponjoso, e também a recarga de carvão - e me aconselharam a trocar mensalmente.
A minha pergunta é em relação às restantes.

Par já, a Biobox está a fazer o trabalho dela... Vamos ver se aguenta!
Vou sem dúvida seguir o conselho relativamente às plantas! 🙂

Muito obrigada!

Publicado:

Olá Maria,

A parte branca que estás a falar creio ser o cartucho onde tens a filtragem mecânica (fibra branca) e a filtragem química (carvão ativado). Nas instruções do fabricante devem indicar de quanto em quanto tempo deves trocar o cartucho. Também já vi, se bem que não sei até que ponto é aconselhável fazer isso, lavar o cartucho com água do aquário e dizem que aguenta mais um tempinho. O tempo ao certo também irá variar de acordo com a carga biológica do aquário. As indicações do fabricante devem ser tidas como uma referência mas se a carga biológica for baixa o cartucho aguentará mais tempo do que num aquário densamente populado.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk