Daniel Candeias Publicado Agosto 31, 2020 Publicado Agosto 31, 2020 Boas pessoal, sou novo tanto no forum como no mundo da aquariofilia e chegou a hora do pedido de SOS 😄 Comprei e fix o setup do meu aquário com indicações que fui lendo neste e noutros fóruns, e com a ajuda da loja onde normalmente compro o que preciso para o aquário.Setup: Aquário de 74L (60x35x35) Água doce Termostato a 26ºC, Filho exterior Fluvial 107 Iluminação de 6500KPlantas: 3 tipos de plantas: Anubis, Lobelia cardinals (mini). A que se encontra atras não sei o nomeias conforme vai crescendo, vou cortando e planto de novo.Peixes: 2 garra flavatra 4 coridoras mini 10 neon 1 colisa macho + 1 colisa fêmea 3 tetra nariz de bêbadoProblema: Tenho feito TPA todas as semanas (eventualmente de 2 em 2 semanas) a 30%, mas começou a aparecer um verdete tanto nas pedras como no vidro do aquário. Já reparei que as plantas estão a ficar acastanhadas, nao sei se esta relacionado com o verdete. A planta que está la atrás, quando corto, cresce verde claro (vivo) e aos pouco passa para uma cor acastanhada, dá a impressão de ou estar suja ou a apodrecer (nao vejo sujidade da água) O filtro foi limpo a cerca de 1 mês e pouco, julgo estar bom tendo em conta o filtro que é a vida que temos no aquário. Iluminação (6500k) está ligada 9h por dia, e o aquário está longe da janela, por isso não apanha luz direta do sol. Alguma ideia do que possa estar a acontecer? 🤔 Citar
Diogo81 Publicado: Agosto 31, 2020 Publicado: Agosto 31, 2020 Boa tarde, pelas imagens, parecem ser diatomáceas o que pode resultar de amónia no aquário... tens feito testes à água? Outra situação é que 9 horas por dia com a luz ligada a 100% pode ser muita luz para tão poucas plantas sem injecção de CO2. Num ambiente assim, principalmente se estiveres a utilizar algum tipo de fertilizante, as algas vão continuar a dominar pois não existem plantas suficientes para consumir os nutrientes. Se o ciclo estiver bem feito, e não tiveres amónia na água, podes comprar uns otocinclus e uns caracois clithon corona que eles adoram isso. Abraço Citar Cumps @https://www.instagram.com/invicta_scaper/?hl=en Fallen Root Aquascape
Alvaro Silva Publicado: Agosto 31, 2020 Publicado: Agosto 31, 2020 Boas Daniel Candeias Bem vindo ao Fórum. Daniel,em todos os meios aquáticos há algas,e nos nossos aquários também,não sei se fizestes o ciclo do azoto,e há quanto tempo montastes o aquário,mas pelo aspecto é um aquário muito recente,coloca mais plantas para elas consumirem os nutrientes,para as algas não terem com que se alimentarem. Portanto sempre que fizeres uma TPA é limpares os vidros com uma esponja,e as pedras limpares com uma escova de dentes bem limpa. Saudações Citar
Alvaro Silva Publicado: Agosto 31, 2020 Publicado: Agosto 31, 2020 Só agora reparei que tens as Anubias enterradas,pois se não queres que elas morram,ata ou cola a uma rocha ou ao tronco,as Anubias não se deve enterrar. Citar
Ângelo Cunha Publicado: Setembro 2, 2020 Publicado: Setembro 2, 2020 Boas,Parabéns pelo aquário. Eu estou a terminar de comprar as coisas para montar o meu de medidas iguais e falta escolher a iluminação.Podes dizer-me qual o modelo que estás a usar?Obrigado e cumprimentos Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
Daniel Candeias Publicado: Setembro 2, 2020 Autor Publicado: Setembro 2, 2020 Entretanto comprei dois otocinclus e dois caracóis Neritina Zebra para ajudar na limpeza do aquário e reduzi os ciclos de luz para 4/5h por dia, vamos ver se isto trata o verdete. Para as plantas acabei por usar "Flourish" da Seaschem, e vou aplicar durante as próximas TPAs, pelo menos ate as plantas crescerem e depois poder (re)plantar mais. Nao encontrei nenhum kit de testes, vou ver se encontro em algum sitio o kit de testes a agua, talvez consiga fazer na próxima semana so para despiste, e ate pq convém ir vendo o estado da agua (mas acredito que esteja tudo +/- dentro do expectável). Angelo: a luz ja vinha com o meu kit do aquário, nao foi comprada a parte. Acho que a marca é "Aqualighter", e é de 6500K. Citar
Ângelo Cunha Publicado: Setembro 2, 2020 Publicado: Setembro 2, 2020 Angelo: a luz ja vinha com o meu kit do aquário, nao foi comprada a parte. Acho que a marca é "Aqualighter", e é de 6500K.Obrigado, procurei na net e parece ser essa marca mesmo. Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
Arlindo Publicado: Setembro 6, 2020 Publicado: Setembro 6, 2020 Como foi ditmkoii m b louoloolon o ooh and the ntis o, anubias são plantas de rizoma e por isso não se devem enterrar no solo. Devem ser atadas com fio de nylon ou fio de cozer a troncos ou rochas. O verde que vês nas rochas é vidro é normal. É aborrecido e tem de se limpar mas, faz parte dos ossos do ofício. Se até ao momento, não tivestes outros tipos de algas é excelente mas vais ter de aumentar a carga vegetal porque, para o volume de água que tens, penso teres demasiados peixes. Poderás ter valores de nitratos e fosfatos elevados e a não ser que aumente a tua massa vegetal, vão aparecer algas indesejadas, para não falar dos valores atrás referidos que no limite poderão matar os peixes. A planta que tens no lado esquerdo parece-me a limophila sessiflora. É uma planta de caule que cresce muito rápido e necessita de constantes podas. A planta do lado esquerdo não consegui identificar. Quanto a reduzir-se para 4 horas o período de luz é errado. Com a massa vegetal que tens, até ao momento, deverias utilizar no mínimo 6 horas mas, recomendo 8 h. Importante, teres testes para verificação de níveis de amónia/ nitritos e nitratos. As tuas folhas estão amareladas. Sinal de carências. Poderá ser potássio e ferro. Diria que, se não estás a utilizar potássio deverias fazê-lo, diariamente. O ferro só uma vez por semana. Cuidado para utilizar apenas valores recomendados. Os valores npk de referência comum são: 10/ 1/ 20. Deverás primeiro pesquisar na net as caraterísticas da água da tua rede antes de começares a fertilizar, especialmente com macro nutrientes. No meu caso, a água da rede, vem com nitratos e fostatos. Então, atendendo a isto a fertilizacão destes dois é muito mais reduzida do que uma água em que estes não estejam presentes ou sejam residuais. Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Recommended Posts