Recommended Posts

Publicado

Montando um aquario de Ciclídeos Africanos.

Introdução

Quando falamos aquário de Ciclideos Africanos, pode-se imaginar os mais variados aquários possíveis, pois não estamos falando apenas de peixes dos grandes lagos do Rift Valley, isso envolve também peixes oriundos dos rios de toda África ocidental, de outros lagos como o Barombi mbo e os Ciclídeos da ilha de Madagascar. Esses aquários podem ter os mais variados parâmetros que se pode imaginar, desde águas negras com pH de 5,5 a água salobra com ph acima de 8,6.

Vamos tentar dar uma pequena idéia de como montar esses tipod de aquários , mais isso não descarta uma pesquisa mais ampla por parte dos aquaristas.

Tipos de aquários

Aquários para peixes dos grandes lagos do Rift Valley

E um erro imaginar que todos aquários para Ciclideos dos grandes lagos orientais são iguais, mesmo para um mesmo lago pode-se montar varias configurações dependendo das espécies envolvidas, esses aquários se dividem da seguinte forma:

Malawi Mbunas:

fa7766e9.jpg

Aquários para o grupo Mbuna, peixes que habitam regiões rochosas e precisam de tocas para abrigo e demarcação de territórios

Malawi Haps:

fa7766f9.jpg

Para Haplocromideos do lago Malawi, esse tipo de aquário não nescessita de muitas rochas , pois são para peixes de águas mais abertas, somente algumas rochas para refugio em caso de brigas

Malawi espécies:

fb91425d.jpg

Aquário com os três grupos de peixes existentes no lago Malawi (Mbunas, Haps e aulonocaras

Tanganika espécies:

fa7766d9.jpg

aquario para todos os grupos do Tanganika misturados

Tanganika Shell dwellers:

fa7766f0.jpg

aquario para peixes morradores de conchas

Aquario comunitario de Ciclídeos Africanos:

Aquários com espécies dos 2 ou três lagos juntas (essa mistura deve ser bem planejada , pois dependendo das espécies envolvidas podem ocorrer muitas brigas, e pouco aconselhavel para iniciantes.

Montagem

A primeira coisa e definir o tipo de aquário e quais espécies vão habita-lo, para poder se ter a idéia do tamanho e equipamento nescessario.

Uma regra geralmente e usada como referencia , 2 litros de água para cada centímetro de peixe , deve ser levado em consideração o tamanho que o peixe vai atingir na fase adulta, pois contrario do que muitos pensam o peixe não cresce conforme o tamanho do aquário, os Ciclídeos Africanos tem um crescimento rápido e em 4 meses dobram de tamanho, se mal planejado você terá que trocar de aquário por causa do tamanho dos peixes e continuas brigas que resultam com a perda de animais.

Tamanho do aquario

O ideal e que você compre o maior aquário que tiver condições, mas sempre acima de 100 litros , com um aquário maior fica mais fácil de se manter os parâmetros da água ,que e fundamental em todo tipo de aquário.

Equipamentos básicos

São os mesmos que os dos outros tipos de aquários, termostatos com aquecedor para manter a temperatura constante mesmo no inverno, termômetro para monitorar a temperatura, testes de pH, gH e kH , condicionadores de água para remover o cloro da água, etc.

fa776717.jpg

Existem diversos substratos que podem ser usados em aquários de Ciclídeos Africanos , seu preço pode variar muito em função da qualidade e tamponamento.

Dolomita

fa776789.jpg

essa e a opção mais barata, cascalho de cor branca encontrado em varios tamanhos de grão, tem diversas desvantagens, perde o poder de tamponamento com o tempo, e dependendo a espessura retem muita sujeira .

Concha moída

fa77679b.jpg

Tem as mesmas propriedades e desvantagens da dolomita

Halimeda

fa776720.jpg

Halimeda e o esqueleto das algas Halimeda sps, tem a aparencia de flocos de aveia , tem um otimo tamponamento pelo fato de se dissolver lentamente, liberando carbonatos.

Aragonita

fa7767b4.jpg

aragonita e um mineral com altíssimo poder de tamponamento e uma bonita aparência, demora anos ate perder seu poder de tamponamento

Areia de praia

fa7767ac.jpg

No momento esta em alta se usar areia de praia na montagem de aquários de Ciclídeos Africanos, ela da uma aparência natural ao aquário, e bem próxima a encontrada nos lagos do Rift.

Tem a desvantagem de ser neutra , o que não e interesante a essa tipo de aquário, para resolver esse problema podemos colocar uma camada de Halimeda ou Aragonita na parte inferior, cobrir com uma tela de nylon fina e cobrir com areia de praia, outra solução e o uso de grandes quantidades de rochas calcareas.

esses substratos devem ter a altura minima de 8 centimetros em aquarios de ate 120 litros e 12 centimetros para volumes acima disso.

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Filtros

A coisa mais importante nos filtros para aquários de Ciclideos Africanos e a vazão de água, essa deve ser no mínimo de seis vezes o volume do aquário por hora.

Deve fazer as três funções de filtragem, química, biológica e mecânica.

O carvão ativado, perlon ou modulo de filtragem mecânica devem ser trocados a cada 20 dias.

Podemos usar os mais variados tipos de filtro, como os externos do tipo aquaclear ou millenium, filtros canisters que são muito eficientes, fbm (filtro biológico modular) filtro interno com três módulos de filtragem, são conhecidos também como filtros de cantos, são movidos por uma bomba submersa comum, e sistemas mais avançados como dry-wet ou ugj (under gravel jets).

Fora isso temos soluções caseiras que funciona muito bem.

Na pratica:

fa776742.jpg

A primeira coisa e a escolher o lugar da montagem do aquário, ele deve ser instalado sobre um móvel que suporte o peso do aquário , cada litro de água pesa um quilo , mas substrato , rochas e demais equipamentos, um aquário de 200 litros pode facilmente alcançar 300 kilos.

Sob o aquário deve ser colocado um isopor de no mínimo três centímetros para evitar que o fundo trinque por irregularidades no móvel.

fa77673b.jpg

caso você vá usar uma grande quantidade de rochas ou rochas grandes, e melhor colocar algumas placas de isopor fino no fundo do aquário, os peixes cavam muito o substrato e caso as rochas cedam não vão atingir diretamente o vidro.

Essa e a pior parte , todo substrato deve ser muito bem lavado, e no caso de Aragonita ou Halimeda e ainda pior, são recobertos por uma fina camada de pó ,que turva a água, se não forem bem lavadas ,cada vez que os peixes cavarem , levantara esse pó que fica em suspensão por vários dias.

No caso da areia de praia , ela deve ser coletada longe de canais e deve ser lavada com água e cloro e secar ao sol antes de utilizar.

fa77674e.jpg

as rochas também devem ser lavadas para eliminar a poeira, e caso forem coletadas na natureza devem ser lavadas com água e cloro e secas ao sol.

fa77674a.jpg

com o substrato previamente lavado, e só colocar as rochas , o layout fica a seu critério, isso e muito particular, cada pessoa tem um gosto, a única opinião que posso dar a respeito disso e, procure sempre se inspirar na natureza, a aparência do aquário fica outra coisa.

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Mais uma excelente contribuição do ezstyle

Muito Obrigado bigsmile

Eu propunha a passagem deste tópico para um sticky no inicio do forúm dos ciclídeos :x-mas:

Cumps

Publicado:

Realmente está muito bom e interessante de se ler bigsmile

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Publicado:

Viva!

Um post quase documentario!! Excelente, gostei muito!

Só tenho uma coisinha a dizer. hehehehehe.... Uma plantinha ou duas, pelo mais pequenas que seja, dá sempre um ar mais "fresco" e "vivo" ao aquario, e os peixes agradecem!

Bem sei que os aquarios africanos baseiam-se num amontoado de calhaus dentro de agua.. mas há muito mais que podemos fazer para embelezar estes biótipos.

Parabens

Mephis

Publicado:

Olá Mephis!

Mas se os embelezarmos, deixam de ser "estes biótopos".

Eu acho muito mais giros sem esse embelezamento que falas. São gostos.

Brotas

Publicado:

Excelente topico! Mais uma excelente contribuição do ezstyle q estou certo q vai ajudar mta gente! A mim ajudou-me!

É sp de louvar qd o pessoal mais expriente revela os conhecimentos para q tds possamos aprender um pouco.

Obrigado!

Publicado:

Oi Pessoal!

obrigado pelos elogios, sempre no que puder contribuir,estarei a disposição, todos sabem que tenho fixação em biotopos, para mim abaixo de Deus a natureza e coisa mais importante que temos nesse mundo, e nada mais legal que termos um pedaço dela dentro de nossos lares.

eu proponho em abrir um novo topico na secção peixes e invertebrados para discutir como montar outros aquarios tematicos.

o que voces acham da ideia?

abraços

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Eu acho que a ideia e faantastica. ja faz falta. por vezes andamos horas a navegar para conseguir encontrar umas ideias, e nao encontramos nada que nos encha as mediidas.

Continua ezstyle

Publicado:

Tambem acho uma excelente ideia! Força nisso!

por vezes andamos horas a navegar para conseguir encontrar umas ideias, e nao encontramos nada que nos encha as mediidas.  

É bem verdade! Há bem pouco tempo quis montar um biotopo para hemichromis thomasi e se não fosse o topico q está secção de ciclideos...