Lourenço Pena Publicado Agosto 17, 2020 Publicado Agosto 17, 2020 Olá! Tenho um aquário de 80l com um casal jovem de ramirezis e umas 7 anuias mas tenho problemas com o excesso de algas no aquário. Tentei reduzir a luz, aumentar a quantidade de água retirada mas nada resulta. Alguém sabe como é que volto a normalizar o aquário?
Alvaro Silva Publicado: Agosto 17, 2020 Publicado: Agosto 17, 2020 Boas Lourenço Pena Bem vindo ao Fórum. Para melhor ajuda coloca aqui a descrição de Setup do teu aquário,vai aqui como deves fazeres, Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 17, 2020 Autor Publicado: Agosto 17, 2020 Quando tiver disponibilidade mando-lhe a descrição completa. Pode me dar algumas dicas de como resolver o meu problema? A dimensão é de 80x30x40cm, o filtro é da marca BIOBOXI, aquecedor EASYKLIM e lâmpada LED.
Alvaro Silva Publicado: Agosto 17, 2020 Publicado: Agosto 17, 2020 Boas Bem tudo o que te possa dizer,é como estar a dar tiros no escuro,mas posso-te perguntar-te de quando em quando fazes TPA,s ? as algas podem aparecer por uma infinidade de causas,ou erros nossos,primeiro uma das tantas causas e o filtro não estar há altura do aquário,e como tu tens uma BioBox que se queres que te diga em geral não prestam para nada,o melhor mesmo é um filtro externo que te faça pelo mínimo 6 vezes o caudal do teu aquário,também pode ser uma causa o tempo de luz,ou a falta da mesma,se o aquário apanhar luz directa do sol pode criar algas,agora também basta saber que algas estas a falar,podes ver aqui as algas e as causas, http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm . Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 17, 2020 Autor Publicado: Agosto 17, 2020 Obrigado, Faço TPA de 7 em 7 dias. O tipo de alga é a alga verde e azul.
Eduardo Ramos Publicado: Agosto 18, 2020 Publicado: Agosto 18, 2020 Já experimentaste a tática do cobrir completamente o aquário durante uns dias? O meu aquário de 60L tem cerca de mês e meio e teve um surto de algas bem forte (o que também é perfeitamente comum, nada de anormal - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261186-novo-aquário-ciclagem/). Deixei-o "às escuras" durante uns 3 dias e está como novo. Sim, continua a ter algumas algas, mas nada de problemático, até porque têm servido para alimentar as Corydoras, Otocinclus Affinis e Neritinas. Desde que não ultrapassem o limite do "meu razoável" nem me chateio mais. Faço TPA uma vez por semana e tirei totalmente a calha de iluminação. O aquário está perto de uma janela, corro as cortinas para o lado e apanha sol qb, principalmente da parte da tarde, pelo que estou a fazer uma experiência, que tem trazido alguns resultados interessantes ao nível das plantas.
Lourenço Pena Publicado: Agosto 18, 2020 Autor Publicado: Agosto 18, 2020 Se eu cobrir o meu aquário durante esses três dias os peixes não morrem? É porque como são ramirezis tenho receio que lhes aconteça algo.
Alvaro Silva Publicado: Agosto 18, 2020 Publicado: Agosto 18, 2020 Boas Lourenço Não tenhas medo que eles não morrem por estarem três dias sem comer,os peixes na natureza não tem ninguém a colocarem comer,eles pode passar uns dias até encontrarem comer. Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 18, 2020 Autor Publicado: Agosto 18, 2020 Obrigado por tudo! Vou fazer isso e daqui a três dias digo como ficou.
Eduardo Ramos Publicado: Agosto 19, 2020 Publicado: Agosto 19, 2020 Não tem necessariamente de ser 3 dias, nem não alimentares os peixes. O que eu fiz foi cobrir totalmente o aquario, levantava só uma ponta para colocar um bocado de comida e fazer uma vistoria ao "andamento da coisa". não tenho a certeza de quantos dias estiveram assim, mas foram uns 3-4 dias. Quando vi que já não tinha algas, tirei a cobertura e tudo tem estado normal desde aí. Cada caso é um caso, e tens de ver o que melhor resulta no teu. Para além da solução que remedeia a situação, mais importante era tentares descobrir o porquê das algas: excesso de luz, excesso de nutrientes, TPA's insuficientes, se tiveres excesso de nutrientes e não tiveres plantas para os consumir, sobrarão para as algas, etc... Tens muitos tópicos aqui no fórum e na internet que com certeza te ajudarão.
Lourenço Pena Publicado: Agosto 20, 2020 Autor Publicado: Agosto 20, 2020 Os meus ramirezis desovaram há cerca de 2 horas! Como é que sei se os ovos estão fertilizados?
Alvaro Silva Publicado: Agosto 20, 2020 Publicado: Agosto 20, 2020 Boas Lourenço Muito simples,esperares se nascem os alvins,pronto ficas logo a saber,de outra forma como vais saber,ou nós vamos saber,se na altura que a fêmea estava a meter os ovos,e se tu vises o macho a fecundar os ovos então ficarias a saber. Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 20, 2020 Autor Publicado: Agosto 20, 2020 O macho estava em cima dos ovos. Isso quer dizer algo? É a primeira vez que desovam.
Alvaro Silva Publicado: Agosto 20, 2020 Publicado: Agosto 20, 2020 Partindo do princípio que vistes o macho em cima dos ovos é porque o macho fertelizou os ovos,agora é esperares. Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 20, 2020 Autor Publicado: Agosto 20, 2020 Obrigado Alvaro! Depois digo se nasceram.
Lourenço Pena Publicado: Agosto 21, 2020 Autor Publicado: Agosto 21, 2020 A minha ramirezi está a a comer alguns ovos!! O que faço?
Alvaro Silva Publicado: Agosto 21, 2020 Publicado: Agosto 21, 2020 Boas Lourenço Ela pode estar a comer alguns ovos que estejam fungados,ou seija são ovos que nunca vão dar alvins,por outro lado, por vezes os casais são novos e na primeira postura por falta de experiência,ou porque se sente ameaçados por outros peixes,come toda a postura,por isso é que é sempre bom o casal estar só no aquário. Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 21, 2020 Autor Publicado: Agosto 21, 2020 Ela comeu-os todos... Vou fazer algumas perguntas: Quanto tempo demoram a fazer outra postura? A minha fêmea desovou numa gruta com um grande buraco encostado ao vidro onde eu a podia observar. Isso foi alguma das causas para ela comer os ovos? Os ovos brancos são os fungados? Depois da fêmea comer os ovos, saiu da gruta e teve uma espécie de "interação" com o macho. Após isso ele abriu as suas barbatanas e começou a nadar atrás da fêmea. Até achei muito interessante mas depois ela ficou muito quieta em cima da bomba ou no canto e temo que lhe tenha acontecido alguma coisa. O que poderá ter acontecido?
Lourenço Pena Publicado: Agosto 21, 2020 Autor Publicado: Agosto 21, 2020 Esqueci-me de referir que no aquário só habitam eles.
Alvaro Silva Publicado: Agosto 21, 2020 Publicado: Agosto 21, 2020 Boas Pode ser aquilo que eu disse em cima,casal novo,falta de experiência,uma vez que eles estão sós,não te sei dizer quando tornam a fazer nova postura,mas espera que alguém aqui já tenha passado por isso te diga alguma coisa. Saudações
Lourenço Pena Publicado: Agosto 21, 2020 Autor Publicado: Agosto 21, 2020 E quanto às outras questões pode me ajudar?
Inácio Sanches Publicado: Agosto 22, 2020 Publicado: Agosto 22, 2020 Não posso afirmar com toda a certeza, mas já vi referido em alguns sítios que os ramirezis não são bons progenitores nas primeiras vezes, de entre outros motivos , esse pode ser um deles. Quanto ás algas, está resolvido? tenta colocar os dados do aquário como o Álvaro sugeriu.
Lourenço Pena Publicado: Agosto 26, 2020 Autor Publicado: Agosto 26, 2020 Desculpe só estar a responder agora mas sim, o problema das algas está resolvido.
Alvaro Silva Publicado: Agosto 27, 2020 Publicado: Agosto 27, 2020 Boas Lourenço Ainda bem que já esta resolvido,agora vai pensando que tens que mudar de filtro,Biobox são muito fracas,e criam muitos problemas,um filtro externo é a melhor opção. Saudações
Diogo81 Publicado: Agosto 28, 2020 Publicado: Agosto 28, 2020 Boas, On 17/08/2020 at 22:24, Lourenço Pena disse: Olá! Tenho um aquário de 80l com um casal jovem de ramirezis e umas 7 anuias (anúbias????) mas tenho problemas com o excesso de algas no aquário. Tentei reduzir a luz, aumentar a quantidade de água retirada mas nada resulta. Alguém sabe como é que volto a normalizar o aquário? Outra questão que podes ver é o facto de num aquário de 80lt só teres plantado 7 anubias, se calhar o melhor que podia fazer para os peixes e o equilíbrio do sistema é plantar mais plantas de forma a preencher o aquário e assim teres algo que possa "lutar" contra um futuro surto de algas. cumps Diogo @aqua_invicta (https://www.instagram.com/aqua_invicta/) Cumps @https://www.instagram.com/invicta_scaper/?hl=en Fallen Root Aquascape
Recommended Posts