Recommended Posts

Publicado (editado)

Saudações!

Há algum tempo tenho enfrentado picos de amônia no meu aquário com 2 Texas Blue (ciclídeo americano). Eles já têm 12cm e estão em um espaço reduzido e com filtragem inadequada.

Iniciei as buscas por um aquário e filtragem adequados à espécie. Recebi como sugestão um aquário com 160L e filtragem de 900 ou 1000L/h.

Meu receio é que daqui a pouco tempo o problema dos picos de amônia retorne, mesmo sendo em um aquário maior e com filtragem forte.

Os 160L e a filtragem sugerida são adequados para 2 Texas Blue ou ainda assim, o aquário será insuficiente?

Obrigada pela ajuda!

Editado por Jubgp
Publicado:

te aconselho no minímo dos mínimos 250 litros pra 2 texas blue, e dai tu sai pra uma filtragem forte. Mais importante que a vazão é a capacidade de armazenamento de mídia e filtragem. Se tiver, como, vai pra canister eheim ou se preferir, sump.

• Obrigado(a) 1
Publicado:
há 1 hora, Miguel Rocha disse:

te aconselho no minímo dos mínimos 250 litros pra 2 texas blue, e dai tu sai pra uma filtragem forte. Mais importante que a vazão é a capacidade de armazenamento de mídia e filtragem. Se tiver, como, vai pra canister eheim ou se preferir, sump.

Obrigada! Pensei que os 160L pudessem resolver o problema.

Sim, como vc falou no canister, esqueci de mencionar: a sugestão foi um filtro hang-on F800 da Oceantech ou um canister mais fraco com uma bomba de circulação. Como nunca tive aquários grandes nem peixes do porte dos Texas, isso tornou-se um problema. No começo, ainda mantive o aquário atual deles estabilizado, mas como cresceram muito, não consigo por nada controlar a amônia. Troquei a mídia para a Siporax Mini, mas tb não obtive resultado.

Publicado:

Então vamos lá. Primeiro passo, aquário de no min 250L. 

Segundo passo, filtragem de, no mínimo, um canister. Da uma olhada canister da eheim classic, tem modelos bem bons. Quanto a bomba, ajuda, mas canister fraco tu quer dizer o que? a vazão ser fraca ok, mas a capacidade de filtração não pode ser fraca, por isso te recomendo eheim. Existem canisters no mercado que te prometem uma vazão de 2000l/h, mas que são recomendados pra aquários bem menores devido a filtração não ser tão boa.

Quando se fala em ciclideos, precisas de uma filtração muito boa, pois produzem muita matéria organica. 

Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon.

Mas, com certeza, esquece o filtro hang on. Ele serve para aquários menores e, com certeza, faunas mais leves que ciclídeos.

Publicado: (editado)
há 20 horas, Miguel Rocha disse:

Então vamos lá. Primeiro passo, aquário de no min 250L. 

Segundo passo, filtragem de, no mínimo, um canister. Da uma olhada canister da eheim classic, tem modelos bem bons. Quanto a bomba, ajuda, mas canister fraco tu quer dizer o que? a vazão ser fraca ok, mas a capacidade de filtração não pode ser fraca, por isso te recomendo eheim. Existem canisters no mercado que te prometem uma vazão de 2000l/h, mas que são recomendados pra aquários bem menores devido a filtração não ser tão boa.

Quando se fala em ciclideos, precisas de uma filtração muito boa, pois produzem muita matéria organica. 

Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon.

Mas, com certeza, esquece o filtro hang on. Ele serve para aquários menores e, com certeza, faunas mais leves que ciclídeos.

Olá Miguel! Desculpe pela demora em responder. Eu estava justamente pesquisando o filtro. Liguei para as lojas daqui da cidade para ver se encontrava um canister. Ao menos, para pronta entrega, só encontrei filtros da SunSun, no caso, o 400-A (só que na internet só encontro a referência 402-A), com vazão de 1000L/h.

Sim, acredito que quando mencionaram canister fraco, deve ter sido a vazão fraca. Nesse caso, seria necessário uma bomba de circulação?

Passei por esse problema da vazão com os filtros submersos. Prometiam filtrar uma quantidade de L/h, mas que na prática não faziam nem metade do que deveriam. No caso, como sei qual a capacidade de filtração de um canister?

Sou iniciante nos canisters e ouvi dizer que eles têm muitas especificidades. Essa informação procede? O que seriam essas especificidades, por exemplo? Sei que preciso das mídias e do perlon.

Acredito que no meu caso seja melhor não pensar nos sumps, devido ao móvel com o tamanho já certinho para o aquário (sofro de limitação de espaço). Darei um jeito de pôr o aquário no meu quarto, nem que eu tenha que dormir na sala 😂😂😂

Tem sim da Seachem Matrix na loja (menos um item para procurar) 😉

Já desisti do hang on. Melhor ter logo um que funcione. Vou dar uma olhada nos que você mencionou.

Muitíssimo obrigada pela sua ajuda! 

Editado por Jubgp
  • 1 mês depois...
Publicado:

Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes, como https://nearbyall.com/. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon.