Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas malta,

Antes de mais gostava de dizer sou novo neste hobby.

Sempre tive um gosto especial por vida marinha, mas só agora surgiu a possibilidade de poder ter um aquário.

No entanto, como novato que sou, não sei bem por onde começar no que toca a equipamentos 🤔

A minha ideia seria um nano reef de sensivelmente 70 litros ( estava a pensar em 45 comprimento, 40 largura e 40 altura )

Gostava de conseguir hospedar alguns recifes (e quem sabe uma anémona para poder ter um peixe palhaço), uma clean up crew ( camarões e caracóis ), e no que toca a peixes talvez firefish, gobys e blennys ( nota: ainda não estudei muito a compatibilidade destes seres vivos uns com os outros, nada disto são ideias fixas 😅 )

Tendo isto em conta, que equipamentos me aconselhariam? 

Já agora, uma pergunta final, que lojas me recomendam na zona de Lisboa? Eu sou perto de Alverca, pelo que a unica loja que conheço na zona, assim "melhorzinha", é o Tortuga, que foi onde pedi um orçamento para um aquário com móvel, com as medidas acima indicadas.

Obrigado a todos, aguardo a vossa sabedoria eheh 😜 

Editado por Ruben vinas
medidas de aquario erradas
Publicado: (editado)

Olha que 70L não dá para isso tudo! Tens que te informar melhor sobre as espécies e as necessidades de cada uma. Eu diria que 70L dá para a Cleanup Crew, a Anémona, um casal de Peixes Palhaço e pouco mais.

Sobre equipamento, para 70L diria que é mais fácil depender de TPAs do que do equipamento. 

Equipamento básico para ter só peixes:

• Aquário
  • Termostáto
  • Termómetro
  • Bomba de circulação de água
  • Refractómetro (ou outra coisa que meça a salinidade da água)
  • Testes para água

Equipamento básico para ter corais:

• Tudo o que é preciso para ter só peixes
  • Luz própria para corais
  • Testes de nutrientes necessários para os corais

Equipamento opcional:

• Escumador
    • Retira "porcaria" da água
  • Auto Top Up
    • Compensa a evaporação de água e mantém a salinidade sempre ao mesmo nível
  • Filtro Sump
    • O equipamento (termostáto, termómetro, escumador, etc) fica escondido no filtro
    • Torna a manutenção mais simples
    • Permite ter mais matérias filtrantes em utilização
    • Permite fazer um refúgio com Algas marinhas para manter a água mais limpa
    • NOTA: É preciso adaptar o aquário para permitir a utilização deste tipo de filtro

Acho que muito básicamente é isto... já não vejo o @brunofasoares por aqui há algum tempo, mas ele é capaz de saber se me esqueci de alguma coisa! 😂

Além de equipamento, se queres ter corais, convém utilizar sempre água de osmose para evitar problemas. A quantidade de rocha a utilizar também é importante, porque a rocha é o "filtro" nos aquários de água salgada. E um sal de qualidade evita muitos dissabores a longo prazo.

Tens aqui este canal de youtube com alguns vídeos que te podem ser úteis.

https://www.youtube.com/channel/UC9pwXJbZXVH1zTOopCttwyw/videos

O Daniel (quem faz os vídeos) é Biólogo Marinho, tem uma loja de aquáriofilia na América e abriu recentemente outra loja aqui em Portugal, na Golegã. Infelizmente de Lisboa conheço pouco ou nada.

Já sabes o que é o ciclo do Azoto?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Publicado:

Boas João,

Antes de mais obrigado pela resposta,

Pois realmente 70 litros, após alguma pesquisa também me parece pouca capacidade, tendo em conta o que gostaria de meter no aquário.

Na altura que escrevi o post, tinha essas medidas em mente, mas já alterei um pouco o meu objectivo de aquário para 50*40*50 ( mais ou menos 100 Litros)

No entanto gostava de pedir opinião sobre preços a ti e aos demais membros do forum, pois hoje fui a uma loja ( não menciono qual, pois não tenho intenção de denegrir ninguém, e o Sr. foi bastante simpático para mim 😅 ) pedir orçamentos para um aquário + móvel e respectivos equipamentos ( sump + escumador + iluminação + bombas e kit de osmose ), e o preço final para isto tudo rondava os 1500€.

Eu sei que isto é um hobby com uns custos inicias um pouco elevados, mas não é um pouco caro de mais? 🤔

Não estou a querer ser forreta, e sei que mais vale comprar equipamentos de qualidade elevada para não me arrepender mais tarde, mas confesso que fui apanhado um pouco de surpresa 😅

Quanto ao ciclo do azoto, pelo pouco conhecimento que tenho, vou arriscar dizer que é aquele tempo que se tem de ter o aquário a "funcionar" sem matéria nenhuma viva lá dentro ( peixes corais etc). Por norma à volta de 1 mês certo?

Uma vez mais obrigado pela ajuda 😄 

Publicado: (editado)
há 19 horas, Ruben vinas disse:

Boas João,

Antes de mais obrigado pela resposta,

Pois realmente 70 litros, após alguma pesquisa também me parece pouca capacidade, tendo em conta o que gostaria de meter no aquário.

Na altura que escrevi o post, tinha essas medidas em mente, mas já alterei um pouco o meu objectivo de aquário para 50*40*50 ( mais ou menos 100 Litros)

No entanto gostava de pedir opinião sobre preços a ti e aos demais membros do forum, pois hoje fui a uma loja ( não menciono qual, pois não tenho intenção de denegrir ninguém, e o Sr. foi bastante simpático para mim 😅 ) pedir orçamentos para um aquário + móvel e respectivos equipamentos ( sump + escumador + iluminação + bombas e kit de osmose ), e o preço final para isto tudo rondava os 1500€.

Eu sei que isto é um hobby com uns custos inicias um pouco elevados, mas não é um pouco caro de mais? 🤔

Não estou a querer ser forreta, e sei que mais vale comprar equipamentos de qualidade elevada para não me arrepender mais tarde, mas confesso que fui apanhado um pouco de surpresa 😅

Quanto ao ciclo do azoto, pelo pouco conhecimento que tenho, vou arriscar dizer que é aquele tempo que se tem de ter o aquário a "funcionar" sem matéria nenhuma viva lá dentro ( peixes corais etc). Por norma à volta de 1 mês certo?

Uma vez mais obrigado pela ajuda 😄 

Sinceramente é um preço que não me escandaliza... 😅 Eu montei um aquário de água salgada com volume total de 100L (Aquário de 60L + Sump de 40L) há cerca de 2 anos em Inglaterra mais ou menos por esse valor e comprei maior parte do equipamento em segunda mão (também é certo que tinha o equipamento todo topo de gama).

O meu conselho é que comeces com alguma coisa mais simples. Podes fazer o investimento inicial e ter só peixes durante uns tempos, por exemplo, e vais juntando dinheiro para o resto e evoluindo o teu setup aos poucos. Enquanto tens só os peixes vais aprendendo os essenciais da água salgada sem estragar a carteira em corais caros e sensíveis que morrem fácilmente.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos: