jcoelho Publicado Julho 7, 2020 Publicado Julho 7, 2020 (editado) Boa noite a tod@s. Como o meu aquário de 25 litros já era pequeno para tantos peixes, resolvi comprar um novo de 60 litros. Estou a ciclá-lo há 5 dias. Como sou iniciado nisto da aquariofilia, tenho medo do que possa acontecer aos meus peixes e não sei qual será a melhor forma de os passar para o novo, nem se devo fazer tudo ao mesmo tempo. Os dados do meu novo aquário que estou a ciclar são: 6o litros / filtro interno pequeno com siporax/ filtro externo cascasta Liberty 130/ plantas (não muitas)/ termóstato a cerca de 28º/ água com anti-cloro e "bactérias" (bacto-active) /plantas naturais/ substrato inerte (areão preto) imagem: https://imgur.com/a/11Ey15P Tenho estado a controlar os parâmetros da água do novo. A amónia tem estado a subir (acho que é normal nos primeiros dias) e o ph está perto de 6.8 Optei por não pôr nada do antigo no novo porque tive uma praga de algas (aquário com muita luz, erro de principiante...) As minhas perguntas são: Quando acham que terminará o ciclo? Ponho os peixes todos de uma vez? Tenho corydoras,Neons, Rásboras-anãs, Arco-íris e Ancistros. Obrigado desde já pelas vossas respostas. Não queria que nenhum peixe morresse! 😞 Editado Julho 7, 2020 por jcoelho Citar
Alvaro Silva Publicado: Julho 7, 2020 Publicado: Julho 7, 2020 Boas jcoelho O ciclo do azoto em media demora 30 dias,no final quando tiveres a Amónia e os Nitrítos a zero e os Nitratos abaixo dos 25ppm então o ciclo esta pronto,o que deves fazer e colocares um peixe ou dois num dia,deixa passar uns dois ou três dias,e fazes a mesma coisa ,se for de três em três dias tens uma semana que passou ai podes colocar mais uns três peixes ate estarem todos,isto para dares tempo ao filtro se adaptar,criar as bactérias suficientes para o aumento da quantidade de peixes. O termostato a 28 graus e muito,baixa isso gradualmente para 25 graus. Saudações 1 Citar
jcoelho Publicado: Julho 7, 2020 Autor Publicado: Julho 7, 2020 1 minute ago, Alvaro Silva said: Boas jcoelho O ciclo do azoto em media demora 30 dias,no final quando tiveres a Amónia e os Nitrítos a zero e os Nitratos abaixo dos 25ppm então o ciclo esta pronto,o que deves fazer e colocares um peixe ou dois num dia,deixa passar uns dois ou três dias,e fazes a mesma coisa ,se for de três em três dias tens uma semana que passou ai podes colocar mais uns três peixes ate estarem todos,isto para dares tempo ao filtro se adaptar,criar as bactérias suficientes para o aumento da quantidade de peixes. O termostato a 28 graus e muito,baixa isso gradualmente para 25 graus. Saudações Boas. Muito obrigado, desde já, pela pronta resposta. Vou fazer como disse: baixar gradualmente a temperatura e, quando tiver tiver os níveis a zeros (amónia e nitritos) pôr os peixes com calma. Sei que poderia "acelerar" o ciclo, segundo dizem, pondo água do aquário mais pequeno, mas é como digo: com a praga de algas, ia ter outro problema igual... Grato. Saudações! Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Julho 8, 2020 Publicado: Julho 8, 2020 (editado) Podes acelerar (e muito) o ciclo se limpares as esponjas ou matérias filtrantes do filtro do aquário mais pequeno na água do aquário novo. Muito mais eficaz que utilizar a água do antigo. Ou então utilizar um pouco da matéria filtrante do antigo no filtro novo. Editado Julho 8, 2020 por João Cardoso (Kadoxu) 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Recommended Posts