pedroceriaco.flow Publicado Julho 6, 2020 Publicado Julho 6, 2020 (editado) Boas a todos! No meu mais recente projecto, decidi tentar replicar um sistema de paludário, mais concretamente os DOOA Terra. No inicio, o maior desafio que via para a realização do projecto, seria como fazer o sump interno / parede de cascata, pois como nunca tinha colado acrílico antes, não sabia se as colas disponíveis iriam conseguir segurar as placas de modo a reter a água. Usei duas colas, indicadas na embalagem para plásticos duros e funcionaram as duas perfeitamente: Aqui está o diagrama que segui para montar o sump: O vidro em si é aproveitado de um aquário velho que desmanchei cortei e colei, aproveitando ao máximo as medidas já existentes, não tendo propriamente dimensões definidas à partida. No final, o paludário acabou por ficar com 40x26x40cm. A altura da água é de aproximadamente 10 cm. Para a bomba arranjei uma Hydor Pico 600-115, que me agradou pelo preço, o facto de ter caudal regulável e ser de pequenas dimensões - conectada a um tubo e um cotovelo para passar a água para a coluna do meio, que por sua vez, enche (por baixo) a última coluna. Nestas duas, coloquei esponja para ter alguma superfície de acumulação de bactérias benéficas bem como servir de suporte ao fogger que coloquei no topo da última coluna. A cantoneira que direcciona a água ao longo da parede, foi mais chata de fazer, pois isto de cortar acrílicos e vidros é sempre mais fácil quando estamos a trabalhar com dimensões maiores. Acabei por ter de colocar um pouco de lã de filtro nos primeiros buracos que deixam passar a água, de modo a que a mesma não saísse logo tão rapidamente na zona inicial. Para as esponjas da parede, decidi comprar mesmo as DOOA Wabi-kusa Mat, por me parecer a aposta mais segura para garantir o sucesso do projecto. Os suportes das esponjas são pequenos cilindros de PVC que cortei e colei na parede. Estou a usar como iluminação uma velhinha MasWas de 60cm colocada directamente no topo dos vidros; Estou a borrifar diariamente com o fertilizante / anti-fungos DOOA Wabi-kusa Mist; O hardscape era tudo material que já tinha por cá de projectos passados. Para plantar o musgo no tronco, utilizei a DOOA Terra Tape para reter mais a água e ajudar o musgo a manter-se húmido. Plantas: Anubias barteri var. angustifolia Anubias barteri 'Coffeefolia' Anubias barteri var. nana Bucephalandra "Kedagang" Hygrophila pinnatifida Micranthemum "Monte-Carlo" Vesicularia ferriei 'Weeping' Vesicularia dubyana 'Christmas' Taxiphyllum 'Spiky' Lemna minor Salvinia natans Hardscape: Red Moor Wood Lava rock Areia Se tiverem alguma dúvida ou curiosidade em relação ao projecto, estejam à vontade para perguntar. Não está perfeito a nível de acabamentos, mas estou muito contente com o resultado final e penso que caso tudo se desenvolva bem, vai ficar bonito e acabar por disfarçar as imperfeições do sistema. Tendo em conta os constrangimentos e o facto de ter utilizado ao máximo materiais e equipamentos que já tinha por cá, penso que foi uma boa alternativa económica. Fotos após montagem: Editado Julho 6, 2020 por pedroceriaco.flow Fotografias a mais 5 Citar
Tozé Nunes Publicado: Julho 6, 2020 Publicado: Julho 6, 2020 Ah, muito fixe Pedro! Que fauna vais colocar aí? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
pedroceriaco.flow Publicado: Julho 6, 2020 Autor Publicado: Julho 6, 2020 Obrigado Tozé!! Ainda não sei, talvez só uns neocaridinas. Não tenho assim tanta água útil para colocar peixes Citar
Tozé Nunes Publicado: Julho 6, 2020 Publicado: Julho 6, 2020 E na parte emersa??? Um sapo, um lagarto, um dragão ??? 😄 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
pedroceriaco.flow Publicado: Julho 6, 2020 Autor Publicado: Julho 6, 2020 Vou pensar no caso do dragão sim! ahahaha Citar
Vera Santos Publicado: Outubro 27, 2020 Publicado: Outubro 27, 2020 Novidades?? Muito bom o projecto, adorei. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts