Oliveira10 Publicado Julho 5, 2020 Publicado Julho 5, 2020 Boa tarde. Comprei recentemente um aquario maior e estou,sem pressas, a relembrar algumas regras basicas neste mundo, pois estive, meio que parado algum tempo. Na mesma loja, fui aconselhado a comprar então o substrato Neo Soil Compact, que parece ser muito bom, mas já vi que muita gente aconselha a trocas regulares de água durante o primeio mês/mês e meio. Onde o comprei fui aconselhado a colocar o substrato encher de agua e deixar 1 mês sem luz e sem plantas a ciclar. Então, mudar 30% da agua e adicionar as plantas. Nunca realizei o ciclo assim nem vejo ninguem a aconselhar isto, alguém tem alguma experiência com isto? Ou alguma opinião? É algum método recente? Ainda não comecei nada, como disse estou a fazer uma revisão à matéria e não estou habituado a esta litragem. O que tenho de momento além de troncos e pedras é um Aquario 2OOL, Filtro Fluval 307, substrato Neo Soil Compact, termostato Eheim. Cumprimentos Citar
Alvaro Silva Publicado: Julho 5, 2020 Publicado: Julho 5, 2020 Boas Oliveira Fazes o ciclo do azoto como e normal fazer-se,montas todo o aquário com plantas,filtro a trabalhar tudo em ordem,e começas o ciclo,se tiveres de fazer TPA,s derivado ao substrato ate pode atrasar um pouco o ciclo mas não e nada por ai além,pelo menos os trinta dias vai levar,isto com muita calma faz-se tudo,há e essa coisa da luz apagada e depois as plantas no fim isso e treta. Saudações Citar
Brunomcc2000 Publicado: Julho 6, 2020 Publicado: Julho 6, 2020 Esse método de ciclagem sem luz nem plantas serve para evitar o boom de algas (dado que não haverá luz e um substrato ativo liberta nutrientes entre eles amonía nas primeiras semanas) e sem plantas porque o excesso de nutrientes pode provocar melt nas plantas, nem sempre é necessário começar sem plantas se o aquário estiver bem plantado logo de início e se tiveres CO2 então ainda melhor porque aceleras o crescimento das plantas e nunca ficam tantos nutrientes na coluna de água como num aquário pouco plantado e sem CO2, basicamente esse método é o mais seguro.Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Oliveira10 Publicado: Julho 6, 2020 Autor Publicado: Julho 6, 2020 Bom dia. Antes de mais, obrigado pelas respostas. Então não é descabido de todo o método, faz-me confusão é plantar tudo depois 😂 mas não trará nenhum problema depois acrescentar as plantas ao equilibrio? E com isso imagino que os primeiros peixes tenham que entrar algum tempo depois também. Vou ciclar durante um mesito, como sempre fiz, sem pressas. Também com os testes vou vendo a evolução. Citar
Brunomcc2000 Publicado: Julho 6, 2020 Publicado: Julho 6, 2020 Não descabido não é, no entanto, eu diria que se não tiveres plantas muito sensíveis podes seguir o ciclo normal, quanto às algas eu ciclei um recentemente com substrato ativo e não deu algas mesmo sem eu ter feito muitas TPA's, fiz um pouco mais mas não segui à risca, mas o meu aquário estava totalmente plantado..Tens sempre a opção mais fácil que é fazer como se faz num aquário normal, meter tudo menos os peixes e deixas ciclar, nesse caso eu teria mais atenção às TPA's e faria sim TPA's durante o ciclo principalmente nas primeiras semanas e no fim do ciclo para controlar melhor a amonía e os nutrientes na coluna de água, depois 1 por semana por norma é quanto basta.Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Recommended Posts