Recommended Posts

Publicado

Vocês poderiam me informar a dose correta de azul de metileno no tratamento contra ictio? Aonde moro, não tem disponível o medicamento adequado, além de não ter termostato adequado para mim.

Publicado: (editado)

Boa tarde.

Se moras no Rio Branco na Rondônia, penso que o termostato seja uma ferramenta prescindível , pois mesmo sendo inverno no Brasil, está a fazer 31º lá fora neste momento.

Eu esquecia o termostato, visto que até nem existe à venda  nas lojas locais e não vai ser mesmo necessário no teu caso, A temperatura apenas serve para acelerar o ciclo do icthio, encurtando consequentemente o tempo de tratamento e neste momento a temperatura ambiente serve perfeitamente.

Podes fazer uma solução de 1,5 a 2% de azul de metileno, qualquer farmácia faz isso, mas se não fizer por favor vê como se faz, AQUI.

Deixa-me por favor informar  que o azul de metileno, apesar de ser muito eficiente e muito utilizado no passado, destrói por completo todas a colónia de bactérias existentes nos filtros e responsáveis pelo ciclo do azoto, e como tal trará um forte desequilíbrio ao aquário.

Se houver hipótese, tenta utilizar  alternativos modernos ao azul de metileno.

Um abraço

Editado por JVHiggs
Publicado:
On 29/06/2020 at 14:46, JVHiggs disse:

Boa tarde.

Se moras no Rio Branco na Rondônia, penso que o termostato seja uma ferramenta prescindível , pois mesmo sendo inverno no Brasil, está a fazer 31º lá fora neste momento.

Eu esquecia o termostato, visto que até nem existe à venda  nas lojas locais e não vai ser mesmo necessário no teu caso, A temperatura apenas serve para acelerar o ciclo do icthio, encurtando consequentemente o tempo de tratamento e neste momento a temperatura ambiente serve perfeitamente.

Podes fazer uma solução de 1,5 a 2% de azul de metileno, qualquer farmácia faz isso, mas se não fizer por favor vê como se faz, AQUI.

Deixa-me por favor informar  que o azul de metileno, apesar de ser muito eficiente e muito utilizado no passado, destrói por completo todas a colónia de bactérias existentes nos filtros e responsáveis pelo ciclo do azoto, e como tal trará um forte desequilíbrio ao aquário.

Se houver hipótese, tenta utilizar  alternativos modernos ao azul de metileno.

Um abraço

Eu posso remover o filtro tranquilamente, porém, essa quantidade eu deixo quanto tempo rodando no aquário? 

Publicado: (editado)

Retirar os peixes desse aquário ( 500L) e colocar noutro mais pequeno e estéril ( sem substrato). Colocar pedra difusora.

O ciclo total do Icthio depende da temperatura, mas em média demora 1 semana. O tratamento terá de ser no mínimo superior a 1 semana  até os peixes não apresentarem sintomas.

1 gota de azul de metileno a 2% por cada 5Litros de agua.

Podes também obter mais informações pesquisando na Internet por:

Ichthyophthitirius multifiliis. ( faz copy/paste!)

Editado por JVHiggs
Publicado:
há 1 hora, JVHiggs disse:

O ciclo total do Icthio depende da temperatura, mas em média demora 1 semana. O tratamento terá de ser no mínimo superior a 1 semana  até os peixes não apresentarem sintomas.

O ideal é tratar durante 10 a 14 dias.

Projetos antigos: