Recommended Posts

Publicado

Este fim de semana tive um problema que não consegui ainda explicar no aquário. Estive fora cerca de 30 horas e quando voltei as Xenia sp. (tenho variadades branca e castanha) estavam todas "murchas" como se tivessem sido espremidas. :roll: Aparentemente estarão ainda vivas. :twisted:

Já me tinha acontecido algo do género embora menos grave e recuperaram passados uns dias.

Já alguém passou por algo semelhante? É algo do género regenerativo como o que se passa por exemplo com os Sarcos e Sinularias?

Os outros corais estavam mais ou menos embora aparentando menor expansão de pólipos. :)

Publicado:

Oi apisto!

O teu problema pode ter origem em muitas coisas.

:twisted: Estiveste a fazer algum tratamento à água com algum produto ou remédio?

:roll: A água está com os valores normais?

:) A água de reposição/troca é de boa proveniencia?

:wink: Adicionas periodicamente elementos traço à água?

Cumprimentos,

Pedro

MEGA ARQUIVO AGORA COM VIDEOS

Publicado:
O teu problema pode ter origem em muitas coisas.

:twisted:  Estiveste a fazer algum tratamento à água com algum produto ou remédio?

:P  A água está com os valores normais?

:arrow:  A água de reposição/troca é de boa proveniencia?

:arrow:  Adicionas periodicamente elementos traço à água?

:arrow: não

:arrow: medi temperatura e densidade e estavam mas a maior suspeita está aí - cheira-em a pH excessivamente alto porque aumentei a concentração da kalk e acabou por entrar muita duma vez e logo durante o período de luz ligada porque houve que recuperar um dia de evaporação.

:arrow: Cabo Raso, já tinha feito mudas com esse mesmo lote (mesmo bidon, mesma águas sem problemas)

:arrow: TPAs de 10% semanalmente e kalk

Hoje as Xenia brancas já estavam a recuperar (estarão com metade do volume anterior mas já pulsam timidamente). Agora as castanhas, até doi vê-las - estão com um décimo do tamanho - Xenia sp. Bonsai :cry:

Publicado:

Bem, parece que foi mesmo a kalk! Acho um erro introduzir água com kalk durante o dia, altura em que normalmente por natureza o ph está mais alto, por isso deverias de fazer a reposição de água com kalk à noite, altura de baixa do ph.

Para mim o problema está resolvido, tens que dar tempo e faz uma medição ao kalk, se estiver alto, nos próximos dias não adiciones kalk.

Depois dá noticias.

Cumprimentos,

Pedro.

Publicado:

Tenho de facto de resolver esse tema que no meu aqua é agravado porque, devido a problemas de espaço, o refúgio com Caulerpa é iluminado com o mesmo ciclo o que agrava a amplitude de pH.

Para mim a reposição da evaporação é das coisas mais desgastantes em água salgada, principalmente no verão em que as ventoinhas chegam a multiplicar por 3 a quantidade libertada.