Federico Barrezueta Publicado Junho 22, 2020 Publicado Junho 22, 2020 Boas noites fórum! Este é o meu primeiro post neste fórum, estou a iniciar um pequeno projecto e precisava de ajuda. O meu setup é um aquário DIY de 550l com uma sump também DIY de 120l. Tenho o sistema de overflow, com tubo de 32mm. Tenho uma bomba de retorno Eheim 3000 compact com capacidade para cerca de 3000l/h, o que pelo que tenho lido , é suficiente para garantir uma boa circulação de àgua. Agora chegou à altura de escolher os materiais filtrantes para a sump. Tenho 4 compartimentos , sendo que o primeiro é para a filtragem mecânica, os dois do meio filtragem biológica e o último para a bomba e aquecimento. A minha dúvida prende-se com o seguinte : é possível/aconselhável utililzar material cerâmico (no meu caso 5l de Matrix da Seachem) com meio K1? O que será melhor, ter o Matrix no primeiro compartimento e o K1 no segundo ou o contrário? Agradeço desde já a ajuda! Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Junho 23, 2020 Publicado: Junho 23, 2020 Eu mantinha-os separados por uma razão simples. Isto é muito teórico, portanto por favor não me citem em lado nenhum com isto... 😂 O K1 é uma matéria filtrante que se mantém limpa devido à agitação da água/bolas de ar e constante fricção entre as várias "peças" de K1. A sujidade que sair do K1 vai lentamente ajudar a entupir a Matrix (que se trata de uma matéria filtrante porosa). Portanto eu escolheria colocar matrix no 1º compartimento e o K1 no segundo. Outra opção seria ter K1 nesses 2 compartimentos, colocar Matrix junto com a bomba e, se necessário, mover o aquecimento para um dos compartimentos de K1. Espero não ter causado mais confusão 😇 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Federico Barrezueta Publicado: Junho 30, 2020 Autor Publicado: Junho 30, 2020 Obrigado Cardoso! Vou fazer assim,experimentar a ver se consigo por lá uns discus 😁 Ainda falta um longo caminho para o ciclar e poder lá meter os meninos, mas espero que valha a pena. Citar
Recommended Posts