rprp Publicado Junho 27, 2005 Publicado Junho 27, 2005 Meus amigos, Gostava de saber, as concentrações e dosagens de nitrato de potassio que se utilizam para fertilizar um aqua plantado. Obrigado rprp
Luís Fortunato Publicado: Junho 28, 2005 Publicado: Junho 28, 2005 Olá. Gostava de saber, as concentrações e dosagens de nitrato de potassio que se utilizam para fertilizar um aqua plantado. Depende de muitos factores... Acho que o mais importante de tudo, é que se não sabes, o Nitrato de Potássio (KNO3) não é dos únicos fertilizantes utilizados. Se o vais usar, convem também utilizares um fertilizante para o Fósforo e outro para o Potássio. Outra coisa importante, é a litragem do teu aquário, se tem muitas plantas ou não, se costumas adicionar elementos traço (tipo ferro, magnésio, etc...), se usas CO2, que tipo de luz tens..., etc. É que se vais começar a fertilizar o aquário só com KNO3, e não tiveres os outros parâmetros bons para ajudarem as plantas a crescer, não vais estar a fazer nada. Só a aumentar as concentrações de Nitrato e de Potássio no aquário... Para mais informação, aconselho-te a leres alguns tópicos (caso ainda não os tenhas lido): http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=24244 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25324 Não quero com isto dizer que sejam os únicos tópicos que necessitas de ler, para esclarecer todas as tuas dúvidas. Até te aconselho a procurares mais coisas na net. Mas para teres uma ideia base, nos parâmetros que necessitas de ter/saber para adicionares KNO3 (e outros), acho que são bons... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
rprp Publicado: Junho 28, 2005 Autor Publicado: Junho 28, 2005 Olá Fortunato, A litragem do meu aqua é aproximadamente de 400litros (150x50x60) Tenho cerca de 25 plantas adiciono elementos traço (Tropica) e uso CO2(botija de 2kg com reactor da JBL). Tenho cerca de 200w de luz. A ideia do nitrato de potássio surge porque assim consigo adicionar 2 macro elementos(N e P) deixando de fora o fosforo para evitar o crescimento excessivo de algas. Será que estou a inventar muito?? Para já obrigado pelas dicas dos posts que ainda não os ví, mas que irei faze-lo mais logo.. Um abraço e se tiveres alguma coisa a acrescentar, cá estarei para aprender, eheh Rui Pereira
Luís Fortunato Publicado: Junho 28, 2005 Publicado: Junho 28, 2005 Olá de novo. A ideia do nitrato de potássio surge porque assim consigo adicionar 2 macro elementos(N e P) deixando de fora o fosforo para evitar o crescimento excessivo de algas. Será que estou a inventar muito?? Um bocado... Porque imagina que depois o teu aquário precisava que aumentasses o Potássio e o Azoto não? Em que é que ficavamos? Daí necessita-se ter um fertilizante para cada macro, pelo menos eu acho que é mais fácil. Sem contar que as plantas também necessitam de Fosfatos. Não são apenas as algas que consomem os fosfatos. Se adicionares apenas Potássio e Nitratos e não tiveres Fósforo na tua água para as plantas, elas também não vão absorver o Potássio e o Nitrato. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
rprp Publicado: Junho 28, 2005 Autor Publicado: Junho 28, 2005 Poisss Não sabia que ao adicionar apenas azoto e potássio as plantas não os iriam absorver por faltar o fosforo é isso?? Assim sendo pelo que dizes o ideal é de facto encontrar um adubante que tenha os 3, né? Tipo NPK da Hagen. Abraços Rui Pereira
Nuno Prazeres Publicado: Junho 28, 2005 Publicado: Junho 28, 2005 convem também utilizares um fertilizante para o Fósforo e outro para o Potássio Nitrato de Potássio tem Nitrato, Oxigénio e... Potássio. Logo, em termos de KPN como o potássio até é o elemento menos preponderante fica só a faltar o P o que segundo alguns autores até não é mau de todo porque parece ser o principal elemento limitador do crescimento das algas. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Luís Fortunato Publicado: Junho 28, 2005 Publicado: Junho 28, 2005 Olá de novo. Porque imagina que depois o teu aquário precisava que aumentasses o Potássio e o Azoto não? Em que é que ficavamos? Daí necessita-se ter um fertilizante para cada macro, pelo menos eu acho que é mais fácil. Não sabia que ao adicionar apenas azoto e potássio as plantas não os iriam absorver por faltar o fosforo é isso??Assim sendo pelo que dizes o ideal é de facto encontrar um adubante que tenha os 3, né? Tipo NPK da Hagen. Sendo assim, acho que é o melhor que tens a usar. Ou então arranjares os 3 elementos Macros em separado, e doseá-los como bem entenderes. O Fósforo é extremamente importante para as plantas, pois é o "core-stone" da energia em todos os seres vivos. Concerteza que já deves ter ouvido falar em ATP nas aulas de ciências, certo? Adenosine Tri-Phosphate, que varia entre AMP (mono-fosfato), ADP (di-fosfato) e ATP (tri-fosfato). Se não houvesse fosfato para ninguém, não havia energia, e consequentemente, não haveria vida... Fazendo uma analogia, um pouco radical, se te alimentassem só com Proteínas e Glúcidos não ias achar grande piada, pois não? Onde é que ias buscar vitaminas, sais minerais, gorduras, etc...? Depois começavas a ter doenças por carência de vitaminas e outras coisas. Como tudo na vida, há que haver um equilíbrio, se esse for perturbado, uma das partes há-de sofrer... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Junho 28, 2005 Publicado: Junho 28, 2005 P de fósforo isto do potássio e dos P para fosforo a limitação de fosforo no aquario é considerada factor limitante para o crescimento de umas e factor importante para o crescimento de outras o equilibrio sim...esse é que é vital para nao haver algas...e o equilibrio na minha opinião passa por alguns seres que delas se alimentem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts