Carlos_Silva Publicado Junho 21, 2020 Publicado Junho 21, 2020 (editado) Dimensões do aquário 80x40x40 Volume: 126lt Filtro(s): Eheim liberty 130 Matérias filtrantes: As esponjas de origem, cerâmicas será e lã de vidro Iluminação: Projector led 1400lumen 6500K PARÂMETROS DA ÁGUA: Temperatura da água (ºC):24 pH:_ 6.7 Amônia:_não testei Nitrito:_não testei Nitrato:_não testei TPA's (Trocas Parciais de Água): 20 lt semanal INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: Fauna: 11 cardinais 6 corydoras paleatus 4 tetra ember 1 ottocinclus 4 tanichtys albunodes Casal ancistrus super red Aspecto físico: Flocos brancos tipo fungos no nariz da fêmea e barbatana caudal no macho (foto em anexo) dos ancistrus Aspecto comportamental: Não tenho ainda experiência com estes peixas para dizer com certeza mas parece que não há alterações Aspecto das fezes: Fios longos. Penso ser normal... Alimentação: Pastilhas de fundo ocean nutrition com spirulina Artemia liofilizada tropica Granulado derneele Artemia congelada ocean nutrition (1vez por semana) Alimento 2 vezes por dia. É provável que os peixes de fundo não tenham acesso a comida em todas as refeições, mas parecem-me bem alimentados Flora: Anubia nana Anubia sp Criptocoryne Bolbitis Pouca densidade de plantas OBSERVAÇÕES: O macho já está com o tufo há 3 ou 4 dias. Não tenho notado evolução do tufo A fêmea só notei hoje. O aquário foi montado recentemente aproveitando água e filtro do aquário antigo (30 lt) com mais de um ano. Sei que o método não é o mais adequado, mas tenho observado a fauna e acreditem que os peixes estão com um aspecto muito mais saudável desde que migraram para este aquário. O filtro também é fraco, mas só estou à espera de uma peça para mudar para um eco pro 300. Os ancistrus tem 15 dias no aquário... A restante fauna está impecável. Parece fungico, mas tenho pouca experiência com doenças e seus tratamentos. Pesquisei antes de colocar aqui a questão, mas pára quem não tem experiência é difícil diagnosticar. Agradeço a ajuda que possam dar. Editado Junho 21, 2020 por 76992_1491224116 Inserção de imagem
Carlos_Silva Publicado: Junho 21, 2020 Autor Publicado: Junho 21, 2020 há 2 horas, Alvaro Silva disse: Boas Tenta ver aqui, Saudações Tinha estado a ler esse tópico mas não me apercebi de toda a informação que contém. Obrigado pela indicação. Do que li, estou inclinado para doença do algodão, embora o macho não apresente sintomas na boca e sim na barbatana caudal. É foi o primeiro a apresentar sintomas... Será por a doença estar num estado inicial? Alguém tem experiência que me possa confirmar isto? Não queria actuar sem ter a certeza do tratamento correcto.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Junho 22, 2020 Publicado: Junho 22, 2020 há 16 horas, 76992_1491224116 disse: 4 tetra ember 1 ottocinclus 4 tanichtys albunodes Estes 3 tipos são peixes de cardume e devem manter-se em números maiores, de pelo menos 6 a 8 para que se sintam seguros. há 12 horas, 76992_1491224116 disse: Não queria actuar sem ter a certeza do tratamento correcto. Não precisa de saber exactamente o que é, se parece fungo trate para isso. Não há nenhum tratamento específico para cada tipo de fungo. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Carlos_Silva Publicado: Junho 22, 2020 Autor Publicado: Junho 22, 2020 há 12 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse: Estes 3 tipos são peixes de cardume e devem manter-se em números maiores, de pelo menos 6 a 8 para que se sintam seguros. Viva. Eu sei... Estes vieram da montagem antiga, por isso ainda estão "sozinhos". Por outro lado o espaço está a ficar curto para tantas barbatanas... Não precisa de saber exactamente o que é, se parece fungo trate para isso. Não há nenhum tratamento específico para cada tipo de fungo. Certo. O pior é que tenho pesquisado e há doenças bacteriológica que parecem fungicas e vice versa. Estar a aplicar um medicamento inadequado pode piorar a situação... Daí eu vir aqui pedir ajuda.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Junho 22, 2020 Publicado: Junho 22, 2020 (editado) há 26 minutos, 76992_1491224116 disse: Certo. O pior é que tenho pesquisado e há doenças bacteriológica que parecem fungicas e vice versa. Estar a aplicar um medicamento inadequado pode piorar a situação... Daí eu vir aqui pedir ajuda. Os produtos API Pimafix e Melafix, por exemplo, foram feitos para poderem ser usados em conjunto nestes casos. Salvo raras excepções, com este tipo de peixes, mais importante do que saber exactamente o que é, é começar a tratar o mais cedo possível, para evitar complicações. Testar os níveis de Amónia, Nitritos e Nitratos é essencial quando aparecem estes problemas, para ter a certeza de que não é a qualidade da água que os está a causar. Editado Junho 22, 2020 por João Cardoso (Kadoxu) 1 Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Carlos_Silva Publicado: Junho 22, 2020 Autor Publicado: Junho 22, 2020 há 6 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse: Os produtos API Pimafix e Melafix, por exemplo, foram feitos para poderem ser usados em conjunto nestes casos. Salvo raras excepções, com este tipo de peixes, mais importante do que saber exactamente o que é, é começar a tratar o mais cedo possível, para evitar complicações. Testar os níveis de Amónia, Nitritos e Nitratos é essencial quando aparecem estes problemas, para ter a certeza de que não é a qualidade da água que os está a causar. Obrigado pela dica. Amanhã vou começar o tratamento. Será melhor isolar para não destruir o filtro biológico ou tratar o aquário todo? Mais nenhum peixe apresenta sinais de doença há 15 horas, Alvaro Silva disse: Boas Tenta ver aqui, Saudações
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Junho 22, 2020 Publicado: Junho 22, 2020 há 7 minutos, 76992_1491224116 disse: Será melhor isolar para não destruir o filtro biológico ou tratar o aquário todo? Quando só há 1 peixe afectado, é sempre melhor isolar, mas daquilo que me lembro, acho que estes 2 produtos da API também não afectam o filtro biológico. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Recommended Posts