William Pereira Publicado Junho 17, 2020 Publicado Junho 17, 2020 Boa noite, Estou com um problema de ph no meu aquário de 80L, estou usando acid e alkaline buffer para controlar o ph, hoje abaixei o ph para 6,6 duas horas depois já estava em 7,6 ou mais, meu aquário tem 2 meses, segue as informações: Fauna: Guppys, Molly, foguinho Flora: elodea, monte carlo, ludwigia red Substrato fértil plant active da ocenan tech KH: 6 Gh: 3 PH: 7,6 Amônia e nitrito zerados https://www.transfernow.net/BVnmTF062020 Citar
medrado Publicado: Junho 17, 2020 Publicado: Junho 17, 2020 Boa noite William. Sua fauna está quase correta, Guppys e Molinésia são de PH alcalino, não há problema, o tetra foguinho está no lugar errado ai. O problema do seu PH é a reserva alcalina, seu KH está muito alto, por mais que jogue acidificante na água ele vai absorver e voltar novamente depois de um tempo. O KH causa o efeito tampão. Você tem algumas opções, TPA`s de 30% até abaixar o KH, ai tem que ver se sua água da torneira sai com esse KH alto, se for vai ter que tirar o peixe de ph baixo da fauna. Utilizar um buffer discus para abaixar e tamponar o PH; pode utilizar algum produto para baixar o PH de forma natural e gradual, como a turfa Sera Super Peat; pode usar o Acid Buffer e Alkaline Buffer em conjunto, mas somente essa marca em conjunto, ele vai ajustar e tamponar, conforme Calculadora uso Acid Buffer e Alkaline Buffer, e esse vídeo explicando Vídeo explicativo. Tem também o CO2, ele causa a diminuição do PH. Lembre que a escala de PH é logarítmica, um PH 4 é 10 vezes mais ácido que um PH 5, e 100 vezes mais ácido que um PH 6 e 1000 vezes mais ácido que um PH 7, não se recomenda variações acima de 0,5 para correções diárias, de preferência na mesma faixa de PH, para evitar danos, sofrimento e stress. Esse seu substrato pode estar liberando os carbonatos e bicarbonatos que estão alterando o PH. Espero ter ajudado. Citar
pepe.ink@gmail.com Publicado: Agosto 8, 2020 Publicado: Agosto 8, 2020 Boas Provavelmente é o substrato que está a causar o aumento do PH, também poderá vir de algum tipo de rocha ou cascalho que tenhas que seja calcário. Mesmo assim, não andes atrás dos parâmetros, isso é um erro, é melhor manter a qualidade da água estável porque os peixes adaptam se com o tempo mas se houver muitas flutuações eles iram sofrer com isso e acabar por desenvolver doenças e/ou morrer. Segue o conselho das tpas regulares e utiliza acidificantes naturais como driftwood ou folhas de catappa. Não mesas muito na água, deixa tudo estabilizar e manter se estável, não irás ter problemas. Contudo, digo isto devido à fauna que referiste, se tiveres peixes mais sensíveis e mesquinhos, como discus por exemplo talvez necessites de adequar esses parâmetro. Tirando isso, o único problema que poderás ter assim de maior será nas plantas que conseguem ser mais difíceis de manter do que os animais. Estabilidade é o segredo. Abraço Citar
Recommended Posts