Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos.

Entrei para o hobby em Setembro passado e depois de uma primeira tentativa que não saiu exactamente como eu estava à espera, alterei todo o aquário e cheguei ao resultado que alguns já devem conhecer: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260404-segunda-tentativa/?tab=comments#comment-1429059

Estudei e aprendi muito durante este tempo, e julgo ter adquirido a experiência necessária para fazer uma coisa mais permanente. Como o único elemento que me incomodava era o vidro todo riscado que veio de casa da minha irmã, resolvi investir numa coisa melhor e encomendei um 80x30x40 com 8mm de espessura. Deve chegar nos próximos dias.

A minha questão é a seguinte... já algum de vocês fez a mudança de todo o hardscape de um aquário para o outro? O que devo ter em conta? Vou acrescentar algumas rochas, mas quero manter tudo o resto. Substrato, plantas, equipamento... Quais os passos que devo seguir para a fauna não sofrer muito com a mudança?

A minha ideia é a seguinte:

- Transferir metade ou dois terços da água do aquário antigo para o aquário novo e colocar lá todos os peixes e camarões;

- Retirar todas as rochas, plantas e substrato do antigo e guardar num recipiente à parte;

- Passar novamente a água e os animais para o aquário antigo e ligar lá todo o equipamento;

- Colocar o aquário novo no móvel e tratar de redesenhar todo o hardscape. Penso que desta forma, mantendo as plantas húmidas, consigo ter tempo para experimentar o layout;

- Ligar todo o equipamento no aquário novo e colocar lá os peixes e os camarões.

Será esta a melhor opção? Também já me lembrei de retirar todas as rochas do aquário antigo e "brincar" com elas fora do aquário até chegar ao resultado que quero, para depois fazer a mudança de forma mais rápida, sem ligar o equipamento no aquário antigo fora do móvel. Qual opção vocês acham que devo seguir?

Agradeço todas as opiniões.

Cumprimentos.

Publicado:

Boas José Carlos

Na minha opinião se queres mudar de um aquário velho para o novo tudo num dia sem teres que fazeres de novo o ciclo do azoto,ou melhor seria comprares daquelas caixa de plástico para arrumação que vende-se em lojas dos Chineses,há de vários litros,eu fazia a sim tirava do aquário o máximo da água para a caixa,colocava lá peixes,camarões,plantas,colocava lá o filtro a trabalhar,porque se fica parado as bactérias morrem,fazia a mudança do substrato para o novo aquário,as pedras,as plantas,quando colocasses tudo colocava água sem cloro porque essa vai ficar toda suja,então tornava a tirar o máximo,depois tornava a colocar nova água sem cloro,de forma que pode-se colocar lá os peixes,e o resto de toda a água maturada do aquário velho no novo,colocava o filtro lá a trabalhar,e pronto.

Espero que tenhas entendido.

Saudações  

Publicado:
8 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Na minha opinião se queres mudar de um aquário velho para o novo tudo num dia sem teres que fazeres de novo o ciclo do azoto,ou melhor seria comprares daquelas caixa de plástico para arrumação que vende-se em lojas dos Chineses,há de vários litros,eu fazia a sim tirava do aquário o máximo da água para a caixa,colocava lá peixes,camarões,plantas,colocava lá o filtro a trabalhar,porque se fica parado as bactérias morrem,fazia a mudança do substrato para o novo aquário,as pedras,as plantas,quando colocasses tudo colocava água sem cloro porque essa vai ficar toda suja,então tornava a tirar o máximo,depois tornava a colocar nova água sem cloro,de forma que pode-se colocar lá os peixes,e o resto de toda a água maturada do aquário velho no novo,colocava o filtro lá a trabalhar,e pronto.

Espero que tenhas entendido.

Saudações  

Sim Álvaro. Percebi. O que estava a pensar fazer vai muito ao encontro disso, mas estava a pensar usar o aquário antigo para guardar a água e os peixes. A sua ideia poupa-me uma etapa, realmente. Porque colocando a água e os peixes nesse tal recipiente, posso movimentar substrato e decoração de um aquário para o outro livremente e demorando o tempo que quiser. Obg. mais uma vez!

Publicado:

Boas José Carlos

Sim e mesmo isso,enquanto os peixes e plantas estão na caixa e filtro a trabalhar estas sempre há vontade a fazeres toda a mudança,de substrato e rochas com mais calma,além de que essa caixa vai sempre ser útil para outras vezes,e ate guardares coisas do aquário.

Saudações

• 4 meses depois...
Publicado:

Estudei e aprendi muito durante este tempo, e julgo ter adquirido a experiência necessária para fazer uma coisa mais permanente in https://nearbyall.com/. Como o único elemento que me incomodava era o vidro todo riscado que veio de casa da minha irmã, resolvi investir numa coisa melhor e encomendei um 80x30x40 com 8mm de espessura. Deve chegar nos próximos dias.