Kneissel Publicado Maio 11, 2020 Publicado Maio 11, 2020 Olá a todos! Gostaria de me iniciar neste mundo mas tenho imensas dúvidas! Agradeço desde já a quem me puder ajudar... Queria colocar um pequeno aquário (30 L no máximo) com peixes de água quente na sala. Já li acerca dos filtros (só queria saber a capacidade que aconselham), do termómetro... Mas ainda tenho imensas dúvidas! 1 - esse aquário tem que ser tapado (pela evaporação da água)? 2 - tem que ter luz? 3 - a medição do ph é feita de quanto em quanto tempo? 4 - quantidade de comida? 1xdia, 2 em 2 dias?.. 5 - compensa comprar o aquário num site de usados ou é melhor comprar novo? Obrigado a todos pela ajuda! Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Maio 11, 2020 Publicado: Maio 11, 2020 30 Litros não dá para fazer grande coisa. Não tens muita escolha de peixes que possas ter em 30L. 60L já te dava uma gama muito maior do que podes escolher. Para 30L um filtro que faça cerca de 300l/h, preferêncialmente externo (mochila ou canister) e um termostato de 50W deve chegar, mas depende de onde está o aquário. Não, mas tapar um aquário serve para limitar a evaporação e a humidade na divisão onde ele está. Também serve para poupar dinheiro no aquecimento da água do aquário e para evitar que os peixes saltem cá para fora. Se não quer ter plantas, não é obrigatório, mas uma luz permite ver melhor os peixes. Um aquário que apanhe luz solar directa, vai quase de certeza ter muitos problemas com algas. Sempre que achar que é necessário. Inicialmente, deve testar com regularidade, mas com a experiência testa-se muito pouco. E não é só o pH que deve ser testado. Amónia, Nitritos e Nitratos são testes essenciais, especialmente durante o ciclo do azoto. Depende dos peixes. Alevins ou peixes juvenis, 3 a 4 vezes por dia (pouca quantidade). Peixes adultos normalmente 1 a 2 vezes por dia é suficiente. Comprar usado é bom, se tiver a certeza de que está em condições... senão, pode estar a mandar dinheiro para o lixo. Antes disto tudo, deve aprender o que é o ciclo do azoto para manter os peixes vivos, mas também saber que peixes gostava de ter para adaptar melhor o aquário àquilo que gosta. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Kneissel Publicado: Maio 11, 2020 Autor Publicado: Maio 11, 2020 (editado) Agradeço a fantástica síntese. Compreendo portanto que devo adquirir um com as seguintes características: - 50 litros (aproximadamente) - com luz incorporada, já que desejo ter 1 ou 2 plantas - com tampa - já li sobre o ciclo do azoto neste fórum. Há algum tipo de teste que deva adquirir no início ou basta aguardar as 4-6 semanas, com apenas 2/3 peixes mais resistentes? Mais uma vez, obrigado João! Editado Maio 11, 2020 por Kneissel Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Maio 11, 2020 Publicado: Maio 11, 2020 (editado) há 55 minutos, Kneissel disse: Agradeço a fantástica síntese. Compreendo portanto que devo adquirir um com as seguintes características: - 50 litros (aproximadamente) - com luz incorporada, já que desejo ter 1 ou 2 plantas - com tampa - já li sobre o ciclo do azoto neste fórum. Há algum tipo de teste que deva adquirir no início ou basta aguardar as 4-6 semanas, com apenas 2/3 peixes mais resistentes? Mais uma vez, obrigado João! Sim 50L já é bem melhor. Plantas, deve ter em atenção que tipo de plantas quer ter. Plantas fáceis de manter tipo anúbias e fetos Java não precisam de muita coisa além de uma luz simples e fertilizantes uma vez por semana, se tanto. Plantas mais exigentes já precisam de luz melhor, fertilizante com mais frequência e algumas já precisam de injecção de CO2 na água. O ciclo do azoto deve ser sempre feito sem peixes! Ciclar com peixes é provocar stress desnecessário e mesmo em peixes mais resistentes, isso vai trazer problemas a curto ou longo prazo. Se adicionar um pouco de comida de peixes não precisa dos peixes para o ciclo. Se não pode mesmo esperar para adicionar peixes, pode adicionar bactérias "engarrafadas" (como por exemplo Seachem Stability) para acelerar o processo de ciclagem, mas mesmo utilizando estes produtos de acordo com as instruções é sempre melhor esperar pelo menos uns dias antes de adicionar peixes. Se fizer isto não vai ter um ciclo normal, porque está a saltar algumas etapas ao adicionar bactérias. Durante o ciclo é sempre bom testar a água 2 ou 3 vezes por semana para vermos e aprendermos com o ciclo a decorrer. Testes de Amónia (NH3/4), Nitritos (NO2) e Nitratos (NO3) são importantes para vermos o ciclo acontecer e até termos alguma experiência devem ser usados todas as semanas antes das TPAs. Depois de para ganhar alguma experiência, também precisa deles quando há problemas no aquário. Testes de pH, gH e kH (dureza e alkalinidade da água) para iniciantes também são bons para se aprender a relação entre eles na qualidade da água. Editado Maio 11, 2020 por João Cardoso (Kadoxu) Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Brunomcc2000 Publicado: Maio 11, 2020 Publicado: Maio 11, 2020 Deixem-me só meter uns defeitos na tampa É verdade que como disse o João com menos evaporação terás menos perda de temperatura e menos humidade na divisão do aquário, no entanto, um aquário com tampa dificulta a troca de gases do aquário(oxigenação e libertação de CO2) e reduz o espaço útil para mexer no aquário e ainda tem outra um aquário tapado reduz-lhe o espaço para equipamentos, eu pessoalmente tenho um tapado e um destapado para além do destapado ser visualmente mais bonito, o que lhe digo do espaço útil para mexer no aquário é algo que depois de alguns anos vai entender que faz a diferença, no destapado posso limpar os vidros muito facilmente já no tapado ainda agora há 1 semana tive de limpar as algas dos vidros e precisei de tirar termostato, filtro e tampa quando quis limpar os vidros porque não estava a conseguir chegar com a mão aonde tinha algas, num destapado o pior problema é se tiveres gatos em casa, ou a evaporação no entanto, a água que evapora não é nada de outro mundo eu por acaso até gosto porque com o tempo costumo ficar preguiçoso com as TPA's e a evaporação obriga-me a continuar, por norma o meu aquário perde cerca de 1/1,5L por semana, e quanto quero plantar ou podar as plantas sem dúvida alguma que prefiro o destapado exatamente por ter mais espaço para fazer o que quero, já em relação ao espaço para equipamentos posso dizer que já tiver de abrir um monte de buracos na tampa sempre que queria meter um equipamento num sítio onde a tampa não me permitia, sorte que a tampa era plástica se fosse de vidro estaria completamente limitado, é meter os dois pesos na balança e ver o que é melhor para si.Eu pessoalmente prefiro destapado, até o facto de me dar mais 1 ponto de vista do aquário me agrada.Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Maio 11, 2020 Publicado: Maio 11, 2020 há 2 horas, Brunomcc2000 disse: Deixem-me só meter uns defeitos na tampa É verdade que como disse o João com menos evaporação terás menos perda de temperatura e menos humidade na divisão do aquário, no entanto, um aquário com tampa dificulta a troca de gases do aquário(oxigenação e libertação de CO2) e reduz o espaço útil para mexer no aquário e ainda tem outra um aquário tapado reduz-lhe o espaço para equipamentos, eu pessoalmente tenho um tapado e um destapado para além do destapado ser visualmente mais bonito, o que lhe digo do espaço útil para mexer no aquário é algo que depois de alguns anos vai entender que faz a diferença, no destapado posso limpar os vidros muito facilmente já no tapado ainda agora há 1 semana tive de limpar as algas dos vidros e precisei de tirar termostato, filtro e tampa quando quis limpar os vidros porque não estava a conseguir chegar com a mão aonde tinha algas, num destapado o pior problema é se tiveres gatos em casa, ou a evaporação no entanto, a água que evapora não é nada de outro mundo eu por acaso até gosto porque com o tempo costumo ficar preguiçoso com as TPA's e a evaporação obriga-me a continuar, por norma o meu aquário perde cerca de 1/1,5L por semana, e quanto quero plantar ou podar as plantas sem dúvida alguma que prefiro o destapado exatamente por ter mais espaço para fazer o que quero, já em relação ao espaço para equipamentos posso dizer que já tiver de abrir um monte de buracos na tampa sempre que queria meter um equipamento num sítio onde a tampa não me permitia, sorte que a tampa era plástica se fosse de vidro estaria completamente limitado, é meter os dois pesos na balança e ver o que é melhor para si. Eu pessoalmente prefiro destapado, até o facto de me dar mais 1 ponto de vista do aquário me agrada. Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk Sim, também concordo. Como utilizo quase sempre bomba de ar, a respiração e a circulação de ar não me preocupa muito. Visualmente sem tampa fica mais bonito e é mais fácil de manter. Mas ter uma tampa que seja fácil de retirar para fazer manutenção é sempre melhor. Já perdi peixes de mais por não ter tampa para deixar de utilizar. Os meus aquários são todos originalmente sem tampa e tapados depois com uma chapa de acrílico ou policarbonato cortada à medida para os tapar. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Recommended Posts