Recommended Posts

Publicado
:lol: boas tive de ferias em porto côvo e resolvi traser alguma areia da praia para por num aqua so com guppys , alguem tem alguma ideia de como lavar a areia para retirar o sal e algumas impuresas , ja agora algum de voçês tem areia da praia nos aquas ja exprimentei colocar num balde com agua para ver se alterava o ph mas este manteve-se .
Publicado:

Olás,

boas tive de ferias em porto côvo e resolvi traser alguma areia da praia para por num aqua so com guppys , alguem tem alguma ideia de como lavar a areia para retirar o sal e algumas impuresas
A melhor forma é colocares num alguidar bastante largo e, com uma mangueira ou torneira, ires lavando a areia aos poucos (1kg de cada vez, ou algo assim). Lava cada "porção" de areia durante alguns minutos até a água sair transparente.

Aconselho.te a procurar, a "olhómetro" :shock: , por impurezas na areia (alcatrão, lixo...) e a retirares tudo.

ja agora algum de voçês tem areia da praia nos aquas ja exprimentei colocar num balde com agua para ver se alterava o ph mas este manteve-se .

Nunca usei areia da praia (apenas de rio), portanto não sei até que ponto poderá alterar o pH. Por conter grandes quantidades de Carbonato de cálcio (conchas de invertebrados), deverá fazer a dureza subir em flecha...e alterar o pH, tornado-o alto.

Se só tens guppys, em principio não haverá problema...mas é uma questão de experimentar e, caso vejas que o pH sobe demasiado e os peixes se ressentem, retiras os peixes.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Boas

Se lavares com algum tipo de acido (diluido claro), vai retirar o "calcario" existente.

Se procurares, acho que li qualquer coisa sobre isso aqui no forum.

Um abraço

Paulo Campos

Publicado:

Olá! também gostava de ter areia no meu aqua... e se experimentasses ferver isso várias vezes? e se juntares a areia a uma agua acida é capaz de te equilibrar o ph.

Publicado:

:lol:os tesdes da agua com da testes sera os resultados foram os seguintes : ph-7; gh-6; kh-3 e tanto os nitritos como os nitratos 0 o metodo de preparação foi 1º com a areia seca peneirala por uma rede destas que usamos para apanhar os peixes da avipar pois tem os buracos mais largos e asim a areia passa mas a maioria das impuresas tais como algas e bocadinhos de conchas ficam ra retidas .

2ª- lavar a areia aviso desde ja que requer muito cuidado e paciência pois a areia "foge" com a aqua o que eu fis foi o seguinte arranjei um alguidar largo e fui lavando cerca de 2 a3 kilos de cada ves depois deixava secar ao sol para ser mais facil retirar a areia pois ela seca e mais facil de manusear e voila ja tenho um aqua com areia . Se precisarem de mais algum exclarecimento não exitem em perguntar e obrigado a todos pela vossa participação neste topico .Um abraço Claudio

Publicado:

eu tenho um aquário de 30l com um areia da praia... li num site brasileiro (já não sei o link) para se ferver a água (para matar os micro-organismos), e foi o que fiz... lavei muito bem a areia, depois fervi-a em 3 vezes (ainda era alguma areia!)... o aquário já está montado à 2 meses e sem qualquer problema... o pH mantem-se estavel em 6.8...

se fizeres isto, segue o meu conselho e não o faças numa panela de pressão! Eu fiz a primeira 'dose' na panela de pressão por ser a panela que levava maior quantidade de areia, e, devido à elevada pressão e temperatura matasse todos os micro-organismos existentes na areia, mas, felizmente estava por perto e reparei que o pipeto (válvula) da panela entupiu-se com areia quando esta já fervia! Muito cuidado! :twisted: