JoseCarlosMarques Publicado: Junho 22 Publicado: Junho 22 4 hours ago, prof do xor said: Bom dia, A ideia é fazer TPA semana a semana, como hoje faz uma semana vou trocar 30% ou talvez menos. Relação a pelicula ja ficou resulvido o skimmer fez o trbalho dele 🙂, enchi mais o aquario até cima. A preocupaçao é mesmo as plantas ver quais sao o resultados.... Os teste que fiz no dia 19 sao estes: kh - 4ºdh ph - 6.5 nh4 - <0.05mg/l no2 - 0.2mg/l no3 - 5 mg/l Para semana faço novos testes, vou deixar mais uma semana sem peixes para fazer bem o ciclo A iluminação que tenho é week aqua l600 d pro - liga 17h e desliga 00h Co2 liga 16h e desliga 23h Abraço Parece-me tudo bem. Agora é esperar até que o ciclo esteja completo, adicionar os peixes e desfrutar. Em relação ao estado das plantas, tem que ir observando, mas eu não teria começado a fertilizar já, para evitar o aparecimento de algas. No início, e com substrato fértil, a alimentação das mesmas pela raiz deve ser suficiente para que elas se comecem a estabelecer. Mas, como disse atrás, há quem comece a fertilizar logo no primeiro dia! Essa calha é igual à minha. Como a tem montada? Andei à procura de suportes, para a pendurar, mas não encontrei em lado nenhum e acabei por desistir. Citar
prof do xor Publicado: Junho 23 Autor Publicado: Junho 23 há 19 horas, JoseCarlosMarques disse: Parece-me tudo bem. Agora é esperar até que o ciclo esteja completo, adicionar os peixes e desfrutar. Em relação ao estado das plantas, tem que ir observando, mas eu não teria começado a fertilizar já, para evitar o aparecimento de algas. No início, e com substrato fértil, a alimentação das mesmas pela raiz deve ser suficiente para que elas se comecem a estabelecer. Mas, como disse atrás, há quem comece a fertilizar logo no primeiro dia! Essa calha é igual à minha. Como a tem montada? Andei à procura de suportes, para a pendurar, mas não encontrei em lado nenhum e acabei por desistir. Iluminação comprei no proaquarium no porto.... já vinha com os suportes de prender ao aquario mas ja vi suportes para suspenso https://ibb.co/zmbTqxg https://ibb.co/jVLxpFr Citar Meu aquário 272L
JoseCarlosMarques Publicado: Junho 23 Publicado: Junho 23 1 hour ago, prof do xor said: Iluminação comprei no proaquarium no porto.... já vinha com os suportes de prender ao aquario mas ja vi suportes para suspenso https://ibb.co/zmbTqxg https://ibb.co/jVLxpFr Essas imagens são do teu? Era isso que eu queria, mas não encontro em lado nenhum. Também comprei a minha calha na ProAquarium, mas quando perguntei por esses suportes, disseram-me que já tinham esgotado e que tão cedo não receberiam mais. Voltei a perguntar uns meses depois e nada. Só consegui encontrar no AliExpress, mas como não tenho certeza da qualidade ainda não arrisquei. Citar
prof do xor Publicado: Junho 23 Autor Publicado: Junho 23 há 1 hora, JoseCarlosMarques disse: Essas imagens são do teu? Era isso que eu queria, mas não encontro em lado nenhum. Também comprei a minha calha na ProAquarium, mas quando perguntei por esses suportes, disseram-me que já tinham esgotado e que tão cedo não receberiam mais. Voltei a perguntar uns meses depois e nada. Só consegui encontrar no AliExpress, mas como não tenho certeza da qualidade ainda não arrisquei. é do meu sim, quando comprei a calha ja vinha tudo incluido, talvez arranjas sem ser no aliexpress Citar Meu aquário 272L
JoseCarlosMarques Publicado: Junho 23 Publicado: Junho 23 5 hours ago, prof do xor said: é do meu sim, quando comprei a calha ja vinha tudo incluido, talvez arranjas sem ser no aliexpress Vou ter que procurar melhor. Obg. Citar
prof do xor Publicado: Julho 21 Autor Publicado: Julho 21 BoasApós algum tempo vou mostrar como está o aquário…Tenho tido problemas não sei se é falta de luz pelas plantas estar a nascer novas folhas mas ficam acastanhadas e também apareceu a alga castanha por todo lado, tenho feito limpeza e tpa’s…já agora também nasceram novos peixinhos heheh meti alguns camarões a ver se ajuda na limpeza Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar Meu aquário 272L
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 22 Publicado: Julho 22 Isso nas plantas parece-me falta de algum nutriente. Qual é o teu plano de fertilização? Citar
prof do xor Publicado: Julho 22 Autor Publicado: Julho 22 há 8 horas, JoseCarlosMarques disse: Isso nas plantas parece-me falta de algum nutriente. Qual é o teu plano de fertilização? estava deitar 2 ml 2x por semana de flourish, parei por causa da alga.... tenho feito tpa semanal, as luzes ligam 17h ate 00h e co2 16h ate 23h, nao sei se devo aumentar a iluminaçao ou começar fertilizar.... ja agora tem experiecia na caneta tds? comprei um conjunto na temu caneta ph e tds.... Citar Meu aquário 272L
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 Nunca tive uma dessas canetas, mas todos os profissionais parecem usar uma. Sinceramente, nem sei para que servem 😕 , mas devia pesquisar sobre isso. Eu sou mais de avaliar os resultados e ir ajustando parâmetros. Em relação à fertilização... esse parece-me um aquário que precisa de muitos nutrientes em grandes quantidades. Por muito boa que seja a Seachem em termos de fertilizantes, esse All-In-One não me parece o mais indicado. Talvez o Specialized, da Tropica, fosse mais adequado, ou algum produto da Masterline (só para não dizerem que estou aqui a fazer publicidade a uma marca especifica). O aparecimento de algas, por vezes, controla-se com a adição de mais nutrientes... pode não fazer sentido mas caso as plantas tenham todos os nutrientes menos um, não vão usar os que têm à disposição, e as algas vão começar a crescer. Outra coisa... as algas castanhas são das que mais facilmente se controlam num aquário... os camarões Amano e os Otocinclus (entre outros exemplos) adoram comer essas algas... basta adicionar uma boa equipa de limpeza ao aquário e tens isso tratado em muito pouco tempo. Privar as plantas de nutrientes é que não. Citar
prof do xor Publicado: Julho 30 Autor Publicado: Julho 30 On 23/07/2024 at 09:46, JoseCarlosMarques disse: Nunca tive uma dessas canetas, mas todos os profissionais parecem usar uma. Sinceramente, nem sei para que servem 😕 , mas devia pesquisar sobre isso. Eu sou mais de avaliar os resultados e ir ajustando parâmetros. Em relação à fertilização... esse parece-me um aquário que precisa de muitos nutrientes em grandes quantidades. Por muito boa que seja a Seachem em termos de fertilizantes, esse All-In-One não me parece o mais indicado. Talvez o Specialized, da Tropica, fosse mais adequado, ou algum produto da Masterline (só para não dizerem que estou aqui a fazer publicidade a uma marca especifica). O aparecimento de algas, por vezes, controla-se com a adição de mais nutrientes... pode não fazer sentido mas caso as plantas tenham todos os nutrientes menos um, não vão usar os que têm à disposição, e as algas vão começar a crescer. Outra coisa... as algas castanhas são das que mais facilmente se controlam num aquário... os camarões Amano e os Otocinclus (entre outros exemplos) adoram comer essas algas... basta adicionar uma boa equipa de limpeza ao aquário e tens isso tratado em muito pouco tempo. Privar as plantas de nutrientes é que não. boas... tenho usado Seachem ate tenho posto 2 em 2 dias mas resultados nada, achas o Specialized uma boa aposta? Citar Meu aquário 272L
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 30 Publicado: Julho 30 1 hour ago, prof do xor said: boas... tenho usado Seachem ate tenho posto 2 em 2 dias mas resultados nada, achas o Specialized uma boa aposta? Qual Seachem? Os produtos da Tropica são bons, sim... há outros, de outras marcas, mas o Specialized parece-me adequado a um aquário como o teu, densamente plantado. Repara... aquilo que recomenda o fabricante é, geralmente, para uma utilização diária. Se o que estás a usar é o Excel, ajuda, mas não é um fertilizante. É o que chamam de Carbono Líquido, mas que de carbono não tem nada... só faz o mesmo efeito numa escala reduzida. Estar a fazer uma utilização de dois em dois dias, fica muito aquém daquilo que as tuas plantas precisam. A não ser que vivas numa zona onde a água tem milagrosamente todos os nutrientes que as plantas precisam. Citar
prof do xor Publicado: Julho 30 Autor Publicado: Julho 30 Qual Seachem? Os produtos da Tropica são bons, sim... há outros, de outras marcas, mas o Specialized parece-me adequado a um aquário como o teu, densamente plantado. Repara... aquilo que recomenda o fabricante é, geralmente, para uma utilização diária. Se o que estás a usar é o Excel, ajuda, mas não é um fertilizante. É o que chamam de Carbono Líquido, mas que de carbono não tem nada... só faz o mesmo efeito numa escala reduzida. Estar a fazer uma utilização de dois em dois dias, fica muito aquém daquilo que as tuas plantas precisam. A não ser que vivas numa zona onde a água tem milagrosamente todos os nutrientes que as plantas precisam.Estou a usar flourish não Excel… minha dúvida flourish não é mesma coisa que o specialized? Devia fertilizar todos os dias?Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Meu aquário 272L
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 31 Publicado: Julho 31 13 hours ago, prof do xor said: Estou a usar flourish não Excel… minha dúvida flourish não é mesma coisa que o specialized? Devia fertilizar todos os dias? Não conheço o Flourish, mas li rapidamente uma descrição na Soluções Aquáticas, e parece-me que não contém Macronutrientes (NPK). Sendo assim, não será o produto ideal para o teu aquário. Deixo-te o link: https://www.solaqua.net/Seachem-Flourish-500ml. Citar
Recommended Posts