Renan Casini Publicado Janeiro 28, 2020 Publicado Janeiro 28, 2020 (editado) Olá pessoal, boa noite! sou iniciante no hobby estou a quase 1 ano apanhando do meu aquário, vamos ao setup: tenho um plantado de 200 litros 1,20x40x50, com sump lateral, tenho 1kg de humos de minhoca, mais 3.5kg de AQUASOLO NPK, cobertos com 2 dedos de areia bem fina, cobertos com 25KG de basalto nº0, tenho 3 litros de midia ISTA, mais 1 litro de Hollow Bio mallawi hass, termostato de 200w, bomba Sarlo Better de 400 a 800 litros horas ( fixado nos 800 litros hora), tenho CO2 caseiro (fermento e açúcar com válvula solenoide que liga durante as 8h de iluminação (desses da china)), iluminação: 4 lampadas de 20W branco frio, 2 leds de 20w Full spectrum (china), 6 Leds azuis de 3w, 4 leds UV de 3w, tenho 8 horas de luz branca com azuis e UV, e no meio 3 horas de Full spectrum (simulando o meio dia), ou seja 3 horas de branco com azul e UV, depois mais 3 horas de branco, azul, uv, e full spectrum, depois mais 2 hora de branco com azul e uv, e por fim 2 led azuis de 3w fazendo a luz noturna 24H ligados. Minha flora: tenho Cabomba, Anúbia nana, musgo de java, higrofila rosanervig, elodea, Amazonense e mais duas que não lembro o nome. Minha Fauna: Platys hawaii, platys azuis, platys vermelhos, corrydora elegans, limpa vidro, um cascudo zebra, e guppys. PH: (gostaria que fosse 7.1) atual oscilando entre 7.5 a 8.0 KH: 4 GH: 4 Amonia: 0,25 Nitrio: 0 Nitrato: Não tenho teste Produtos que tenho: Alkalini Buffer, Acid Buffer, Replenish, (esses são os que uso atualmente) Neltral regulator e acid regulator. Dito isso, vamos ao que estou apanhando, a agua da torneira de casa é em torno de 7.7PH, 0 ou 1 de GH, 0 ou 1 de KH, quando vou temperar minha agua primeiro subo o GH com o Replenish da seachem, até mais ou menos 4 ou 5, depois subo o KH com o Alkaline buffer, até chegar em 4 ou 5, nisso o PH sobe junto para mais de 8 por ex. ai venho baixando ele com o ACID Buffer da seachem, até ai tudo bem, ph bate em 7.1, KH fica em 4, GH fica em 4 tbm, porem com o KH em 4, em questão de horas meu PH sobe pra 7.8, 8.0, isso que não entendo, se subi o KH para 4, e depois acidifiquei a agua, esse não deveria ficar tamponado?! Entre as tentativas e erros comprei o neutral regulador e o ACID regulator, porém esses dois amolecem a água baixando o GH, e fazendo a agua ficar esbranquiçada, depois de pesquisa vi que seria o Alkaline buffer junto com o ACID buffer, para tamponar aguas duras, mas não estou conseguindo esse efeito, sempre ajusto o PH em 7.1, viro as costas o PH sobe para 8.0. Por favor me ajudem, aonde estou errando, já gastei uma grana tentando entender esses produtos sem sucesso, segue fotos do aquário: Abraços https://ibb.co/jVxTJR3 https://ibb.co/VTKKNtD https://ibb.co/xjtJ946 Editado Janeiro 29, 2020 por Renan Casini Citar
Brunomcc2000 Publicado: Janeiro 29, 2020 Publicado: Janeiro 29, 2020 Faz o teste do acido nas duas rochas mais claras(a da esquerda e a da direita) Basta retirar do aquário, deixar secar, raspar um bocado e meter umas gotas de vinagre ou limão se borbulhar tens aí a explicação. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Recommended Posts