Recommended Posts

Publicado (editado)

Tive que remontar o meu aquário pois troquei de casa.

Na minha antiga montagem tive um problema de algas filamentosas e só aproveitei uma anubia.

A montagem foi efectuada na semana passada, coloquei substrato fértil aquabasic e o jbl manado, adicionei também alguams plantas.

Estou a fazer cerca de 8 horas de luz e hoje reparei que a anubia que tinha estado na montagem anterior está a ficar com algas, acham que devo sacrificar esta anubia?

Acham que se vai espalhar pelo restante aquário?

Vejam as fotos

20191226-214518.jpg

20191226-214518.jpg

Editado por Avelino Almeida
Publicado:

Boas Avelino Almeida 

Se poderes limpar as folhas da Anubia limpa,se não cortas as folhas afectadas, ate ajuda a ter mais força e rebenta novas folhas.

Boas Festa

Saudações  

Publicado:
Boas Avelino Almeida 
Se poderes limpar as folhas da Anubia limpa,se não cortas as folhas afectadas, ate ajuda a ter mais força e rebenta novas folhas.
Boas Festa
Saudações  
São quase todas, se as cortar não vai morrer a anubia?
Nunca fiz uma poda drástica nas anubia.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Publicado:

Boas Avelino

Não faz mal,desde que não estragues o Rizoma da Anubia ela rebenta novamente as folhas,pode demorar um pouco mas ela acaba por rebentar novas folhas.

Agora tens que ver de onde vem,e o que esta a causar essas algas,se bem que quando um aquário e novo em geral sempre aparece algas,mas quando o aquário começa a maturar elas deixam de existir,sempre com uma boa manutenção,não deixares de fazer as TPA,s.

Saudações

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boa noite a todos,

Ainda continuo sem peixes, ontem fiz mais uma TPA e as algas continuam a aparecer.

Estou com uma bolha por segundo no CO2 e cerca de 9 horas diárias de luz, estou a fertilizar com o tropica premium quando faço TPA ao fim de semana .

As plantas continuam a crescer mas estão a apresentar alguns problemas no crescimento, folhas amareladas para o transparente e a crescerem compridas e estreitas.

A Ludwigia tem as folhas mais novas bastante vermelhas por isso penso que não seja falta de ferro mas já não estão erguidas como estavam, estão a ficar inclinadas para os lados e as folhas mais velhas estão com uma cor parecida com o vermelho do oxido de ferro em pó.

A Hygrophila também tem crescido bastante, já tive que a podar mas as folhas do topo estão amarelas/transparentes parecem estar a ficar um pouco rosadas mas pode ser só impressão minha, crescem bastante em comprimento, mais do que o normal e ficam bastante estreitas como podem ver na foto.

A rotala está a ganhar bastantes folhas mas estão a vir amarelas, principalmente nas folhas mais altas e também estão a ficar compridas e estreitas.

20200104-181758.jpg
20200104-181820.jpg
20200105-223630.jpg

Neste momento não tenho kits de teste para testar os parâmetros da agua, ainda ando a ver quais comprar.

O aquário ainda está a ciclar.

Algum de vocês sabe o que poderá estar a causar isto? Será falta de algum nutriente?

Algum de vocês sabe o que me poderá estar a causar si

Editado por Avelino Almeida
Publicado:

Os fetos e anúbias não podem ter o rizoma enterrado deves ver isso, tenta atar ou colar a uma rocha(atenção à cola vê primeiro se a podes usar no aquário se tiveres dúvidas ata elas passado um tempo as raízes vão agarrar-se à pedra de tal forma que não vais precisar de nada)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Publicado:
Os fetos e anúbias não podem ter o rizoma enterrado deves ver isso, tenta atar ou colar a uma rocha(atenção à cola vê primeiro se a podes usar no aquário se tiveres dúvidas ata elas passado um tempo as raízes vão agarrar-se à pedra de tal forma que não vais precisar de nada)
Não estão esterrados, é do ângulo da foto que faz parecer que estão enterrados.

Publicado:

Viva,

Sabes como está de amónia, nitritos, NO3 (nitrato), PO4(fosfato) e gH? Se ainda nao tens os testes podes levar a agua do aqua a Uma loja da especialidade que eles testam.

Com que quantidade de Tropica premium's tens fertilizado?

Sem ter valores de testes da agua e sem entender as rotinas de fertilizacao, plo menos para mim, é dificil dizer fazer qualquer comentario construtivo. Quanto a algas, é normal aparecerem em novas montagens mas desde que mantida uma boa rotina de fertilizacao e os valores controlados a coisa acaba por normalizar.

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Boas
estou com o mesmo problema.
Ph 7.5
Kh 9
Nh4/nh3 0.5mg/l
8 horas de luz por dia
Ferropol faz 10 dias
Ferropol 24 todos os dias.

Podera ser grave, ou e bom sinal.
Acham que devait reduzir alguma coisa ?53b8785f4cd3282e0bf7e8b67fd75bb4.jpgf244cabba5ba4461f7cd9dfb884a79ec.jpg

Envoyé de mon SM-G965F en utilisant Tapatalk

• Gosto 1
Publicado:
Viva,
Sabes como está de amónia, nitritos, NO3 (nitrato), PO4(fosfato) e gH? Se ainda nao tens os testes podes levar a agua do aqua a Uma loja da especialidade que eles testam.
Com que quantidade de Tropica premium's tens fertilizado?
Sem ter valores de testes da agua e sem entender as rotinas de fertilizacao, plo menos para mim, é dificil dizer fazer qualquer comentario construtivo. Quanto a algas, é normal aparecerem em novas montagens mas desde que mantida uma boa rotina de fertilizacao e os valores controlados a coisa acaba por normalizar.
Abraço

Vou tentar ver no fds pois tenho trabalhado até tarde todos os dias.

Publicado:

Ja agora aproveito para partilhar Uma imagem que resume muitas das questoes relativas a fertilizacao e sintomas nas plantas...

http://infographics.myaquacalc.com/wp-content/uploads/2010/11/plant-deficiency-labeled2.jpg

Publicado:

Sobre as algas em particular este eh um bom ponto de partida: 

Tendo em atencao que em qualquer aquario é natural existirem algas, e eh quase impossível erradicar completamente as ditas... Há é que mante-las sob controlo (normalmente garantindo que as plantas têm uma boa fertilizaçao e condicoes de crescimento).

Publicado:

Parece que tenho falta de potássio.
Já comecei a fertilizar com npk.

Vou ver como corre.