Avelino Almeida Publicado Dezembro 26, 2019 Publicado Dezembro 26, 2019 (editado) Tive que remontar o meu aquário pois troquei de casa. Na minha antiga montagem tive um problema de algas filamentosas e só aproveitei uma anubia. A montagem foi efectuada na semana passada, coloquei substrato fértil aquabasic e o jbl manado, adicionei também alguams plantas. Estou a fazer cerca de 8 horas de luz e hoje reparei que a anubia que tinha estado na montagem anterior está a ficar com algas, acham que devo sacrificar esta anubia? Acham que se vai espalhar pelo restante aquário? Vejam as fotos Editado Dezembro 26, 2019 por Avelino Almeida
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 27, 2019 Publicado: Dezembro 27, 2019 Boas Avelino Almeida Se poderes limpar as folhas da Anubia limpa,se não cortas as folhas afectadas, ate ajuda a ter mais força e rebenta novas folhas. Boas Festa Saudações
Avelino Almeida Publicado: Dezembro 27, 2019 Autor Publicado: Dezembro 27, 2019 Boas Avelino Almeida Se poderes limpar as folhas da Anubia limpa,se não cortas as folhas afectadas, ate ajuda a ter mais força e rebenta novas folhas. Boas Festa Saudações São quase todas, se as cortar não vai morrer a anubia?Nunca fiz uma poda drástica nas anubia.Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 27, 2019 Publicado: Dezembro 27, 2019 Boas Avelino Não faz mal,desde que não estragues o Rizoma da Anubia ela rebenta novamente as folhas,pode demorar um pouco mas ela acaba por rebentar novas folhas. Agora tens que ver de onde vem,e o que esta a causar essas algas,se bem que quando um aquário e novo em geral sempre aparece algas,mas quando o aquário começa a maturar elas deixam de existir,sempre com uma boa manutenção,não deixares de fazer as TPA,s. Saudações
Avelino Almeida Publicado: Janeiro 5, 2020 Autor Publicado: Janeiro 5, 2020 (editado) Boa noite a todos, Ainda continuo sem peixes, ontem fiz mais uma TPA e as algas continuam a aparecer. Estou com uma bolha por segundo no CO2 e cerca de 9 horas diárias de luz, estou a fertilizar com o tropica premium quando faço TPA ao fim de semana . As plantas continuam a crescer mas estão a apresentar alguns problemas no crescimento, folhas amareladas para o transparente e a crescerem compridas e estreitas. A Ludwigia tem as folhas mais novas bastante vermelhas por isso penso que não seja falta de ferro mas já não estão erguidas como estavam, estão a ficar inclinadas para os lados e as folhas mais velhas estão com uma cor parecida com o vermelho do oxido de ferro em pó. A Hygrophila também tem crescido bastante, já tive que a podar mas as folhas do topo estão amarelas/transparentes parecem estar a ficar um pouco rosadas mas pode ser só impressão minha, crescem bastante em comprimento, mais do que o normal e ficam bastante estreitas como podem ver na foto. A rotala está a ganhar bastantes folhas mas estão a vir amarelas, principalmente nas folhas mais altas e também estão a ficar compridas e estreitas. Neste momento não tenho kits de teste para testar os parâmetros da agua, ainda ando a ver quais comprar. O aquário ainda está a ciclar. Algum de vocês sabe o que poderá estar a causar isto? Será falta de algum nutriente? Algum de vocês sabe o que me poderá estar a causar si Editado Janeiro 5, 2020 por Avelino Almeida
Brunomcc2000 Publicado: Janeiro 6, 2020 Publicado: Janeiro 6, 2020 Os fetos e anúbias não podem ter o rizoma enterrado deves ver isso, tenta atar ou colar a uma rocha(atenção à cola vê primeiro se a podes usar no aquário se tiveres dúvidas ata elas passado um tempo as raízes vão agarrar-se à pedra de tal forma que não vais precisar de nada) Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Avelino Almeida Publicado: Janeiro 6, 2020 Autor Publicado: Janeiro 6, 2020 Os fetos e anúbias não podem ter o rizoma enterrado deves ver isso, tenta atar ou colar a uma rocha(atenção à cola vê primeiro se a podes usar no aquário se tiveres dúvidas ata elas passado um tempo as raízes vão agarrar-se à pedra de tal forma que não vais precisar de nada)Não estão esterrados, é do ângulo da foto que faz parecer que estão enterrados. Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
Murkas Publicado: Janeiro 7, 2020 Publicado: Janeiro 7, 2020 Viva, Sabes como está de amónia, nitritos, NO3 (nitrato), PO4(fosfato) e gH? Se ainda nao tens os testes podes levar a agua do aqua a Uma loja da especialidade que eles testam. Com que quantidade de Tropica premium's tens fertilizado? Sem ter valores de testes da agua e sem entender as rotinas de fertilizacao, plo menos para mim, é dificil dizer fazer qualquer comentario construtivo. Quanto a algas, é normal aparecerem em novas montagens mas desde que mantida uma boa rotina de fertilizacao e os valores controlados a coisa acaba por normalizar. Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Diogo Mateus Publicado: Janeiro 7, 2020 Publicado: Janeiro 7, 2020 Boas estou com o mesmo problema.Ph 7.5Kh 9Nh4/nh3 0.5mg/l8 horas de luz por diaFerropol faz 10 diasFerropol 24 todos os dias.Podera ser grave, ou e bom sinal.Acham que devait reduzir alguma coisa ?Envoyé de mon SM-G965F en utilisant Tapatalk 1
Avelino Almeida Publicado: Janeiro 9, 2020 Autor Publicado: Janeiro 9, 2020 Viva, Sabes como está de amónia, nitritos, NO3 (nitrato), PO4(fosfato) e gH? Se ainda nao tens os testes podes levar a agua do aqua a Uma loja da especialidade que eles testam. Com que quantidade de Tropica premium's tens fertilizado? Sem ter valores de testes da agua e sem entender as rotinas de fertilizacao, plo menos para mim, é dificil dizer fazer qualquer comentario construtivo. Quanto a algas, é normal aparecerem em novas montagens mas desde que mantida uma boa rotina de fertilizacao e os valores controlados a coisa acaba por normalizar. Abraço Vou tentar ver no fds pois tenho trabalhado até tarde todos os dias. Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
Murkas Publicado: Janeiro 10, 2020 Publicado: Janeiro 10, 2020 Ja agora aproveito para partilhar Uma imagem que resume muitas das questoes relativas a fertilizacao e sintomas nas plantas... http://infographics.myaquacalc.com/wp-content/uploads/2010/11/plant-deficiency-labeled2.jpg A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Murkas Publicado: Janeiro 12, 2020 Publicado: Janeiro 12, 2020 Sobre as algas em particular este eh um bom ponto de partida: Tendo em atencao que em qualquer aquario é natural existirem algas, e eh quase impossível erradicar completamente as ditas... Há é que mante-las sob controlo (normalmente garantindo que as plantas têm uma boa fertilizaçao e condicoes de crescimento). A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Avelino Almeida Publicado: Janeiro 15, 2020 Autor Publicado: Janeiro 15, 2020 Parece que tenho falta de potássio.Já comecei a fertilizar com npk.Vou ver como corre. Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
Recommended Posts