Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Hoje decidi mudar a paisagem do meu aqua, então fui ao monte à pesquisa de material. Queria encontrar xisto, no entanto não é fácil de encontrar nesta área. (Paços de Ferreira)

Encontrei então este tipo de pedra:large.20191201_153157.jpglarge.20191201_153146.jpglarge.20191201_153142.jpg

Provém da argila, até porque para as limpar deu bastante trabalho tirar aquela terra laranja.

Tenho dúvidas se estas pedras irão causar a água amarelada ao longo do tempo ou se causa algum tipo de problema aos peixes.

Pois quando bato com elas no chão, noto que se desfazem tipo "terra".

(Já testei o pH com vinagre e está ok, meti agora em água para testar amanhã e ver se realmente tem algum tipo de alteração.)

Arranjei também este tronco de carvalho:large.20191201_153139.jpg

Já o limpei e raspei, vou emergi-lo em água com sal. 

Acham que esta madeira tem tendência a apodrecer?

Obrigado.

Editado por AdaoGoncalves
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Boas, madeira basta estar bem seca e não ser de origem resinosa ou oleosa. 

Pedra, se não reage, siga;

PS: quando a colheita é na natureza, a preocupação maior é com contaminantes que possam existir na zona, tal como estradas ou coisas do genero... Lavar e desinfectar e depois passar muito bem com agua.

Publicado:

Parece ser mica rosa. Pedra que existe em abundância lá para os lados do Sr. @Vasco Ferreira Se sim não há problema em usar.

• 2 meses depois...
Publicado:

Desde ja obrigado pelos comentários. 

Coloquei no aquário, e realmente nao tive qualquer tipo de problema, no entanto, tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia, deixei as que estao mais compactas e ate agora está impecável.

Deixo imagens com o aqua atualizado com as tais pedras e o tronco

large.20200120_192040.jpglarge.20200120_192028.jpg

Publicado:

A areia é da praia não?

há 16 minutos, AdaoGoncalves disse:

tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia

Eu por acaso já usei areia da praia e acontecia-me exatamente o que descreves, para além de manchar tudo ainda fica com um cheiro desagradável nunca entendi o porquê.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

• 9 meses depois...
Publicado:

Se não estou enganado, isso parece-me Granito. Tinha umas pedras parecidas que usei nas minhas montagens anteriores e algumas delas comportavam-se como na tua descrição... desfaziam-se um pouco, quase como se fossem feitas de argila. Como eram apenas algumas, imagino que tenha haver com a idade das rochas... sendo as mais duras as mais antigas. Podes usa-las no aquário sem problema nenhum. Eu só deixei de as usar porque em todas as minhas montagens tenho tido problemas com "green spot algae", e limpar isso das rochas de granito dava-me uma trabalheira todas as semanas.

Já esse problema de algas pretas que dizes ter por baixo das rochas deve ter haver com o areão que estás a usar. Não consigo ver muito bem, na imagem, mas pode ser demasiado fino e não deixar espaço para a água circular. Aconselhava-te a mudar para um areão com mais diâmetro, mas em alternativa podes passar os dedos por ele sempre que fizeres uma mudança de água para evitar essa estagnação.

Publicado:

Boas

Desculpa José Carlos essas pedras a mim me parece mais Xisto,porque as pedras de Granito tem estas textura pintada,download.jpg                                      

Saudações 

Publicado:

Sim, as pedras são xisto, já confirmei essa dúvida.

Tenho-as usado nos aquários desde que publiquei este post (fez agora 1 ano) e sem problema algum para os habitantes. Não altera PH, não deixa a água amarela nem liberta toxinas.

Inclusive depois de bem limpas ficam bastantes duras e compactas.

Se tiverem onde a encontrar... Aconselho a sua utilização, para além de seguras, são muito bonitas