AdaoGoncalves Publicado Dezembro 1, 2019 Publicado Dezembro 1, 2019 (editado) Boas pessoal, Hoje decidi mudar a paisagem do meu aqua, então fui ao monte à pesquisa de material. Queria encontrar xisto, no entanto não é fácil de encontrar nesta área. (Paços de Ferreira) Encontrei então este tipo de pedra: Provém da argila, até porque para as limpar deu bastante trabalho tirar aquela terra laranja. Tenho dúvidas se estas pedras irão causar a água amarelada ao longo do tempo ou se causa algum tipo de problema aos peixes. Pois quando bato com elas no chão, noto que se desfazem tipo "terra". (Já testei o pH com vinagre e está ok, meti agora em água para testar amanhã e ver se realmente tem algum tipo de alteração.) Arranjei também este tronco de carvalho: Já o limpei e raspei, vou emergi-lo em água com sal. Acham que esta madeira tem tendência a apodrecer? Obrigado. Editado Dezembro 1, 2019 por AdaoGoncalves
Ricardo Gil Publicado: Dezembro 19, 2019 Publicado: Dezembro 19, 2019 Boas, madeira basta estar bem seca e não ser de origem resinosa ou oleosa. Pedra, se não reage, siga; PS: quando a colheita é na natureza, a preocupação maior é com contaminantes que possam existir na zona, tal como estradas ou coisas do genero... Lavar e desinfectar e depois passar muito bem com agua.
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 19, 2019 Publicado: Dezembro 19, 2019 Parece ser mica rosa. Pedra que existe em abundância lá para os lados do Sr. @Vasco Ferreira Se sim não há problema em usar. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
AdaoGoncalves Publicado: Fevereiro 24, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2020 Desde ja obrigado pelos comentários. Coloquei no aquário, e realmente nao tive qualquer tipo de problema, no entanto, tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia, deixei as que estao mais compactas e ate agora está impecável. Deixo imagens com o aqua atualizado com as tais pedras e o tronco
Brunomcc2000 Publicado: Fevereiro 24, 2020 Publicado: Fevereiro 24, 2020 A areia é da praia não? há 16 minutos, AdaoGoncalves disse: tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia Eu por acaso já usei areia da praia e acontecia-me exatamente o que descreves, para além de manchar tudo ainda fica com um cheiro desagradável nunca entendi o porquê. Aquários Ativos: Tanganyika Tank
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 16, 2020 Publicado: Dezembro 16, 2020 Se não estou enganado, isso parece-me Granito. Tinha umas pedras parecidas que usei nas minhas montagens anteriores e algumas delas comportavam-se como na tua descrição... desfaziam-se um pouco, quase como se fossem feitas de argila. Como eram apenas algumas, imagino que tenha haver com a idade das rochas... sendo as mais duras as mais antigas. Podes usa-las no aquário sem problema nenhum. Eu só deixei de as usar porque em todas as minhas montagens tenho tido problemas com "green spot algae", e limpar isso das rochas de granito dava-me uma trabalheira todas as semanas. Já esse problema de algas pretas que dizes ter por baixo das rochas deve ter haver com o areão que estás a usar. Não consigo ver muito bem, na imagem, mas pode ser demasiado fino e não deixar espaço para a água circular. Aconselhava-te a mudar para um areão com mais diâmetro, mas em alternativa podes passar os dedos por ele sempre que fizeres uma mudança de água para evitar essa estagnação.
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 16, 2020 Publicado: Dezembro 16, 2020 Boas Desculpa José Carlos essas pedras a mim me parece mais Xisto,porque as pedras de Granito tem estas textura pintada, Saudações
AdaoGoncalves Publicado: Dezembro 16, 2020 Autor Publicado: Dezembro 16, 2020 Sim, as pedras são xisto, já confirmei essa dúvida. Tenho-as usado nos aquários desde que publiquei este post (fez agora 1 ano) e sem problema algum para os habitantes. Não altera PH, não deixa a água amarela nem liberta toxinas. Inclusive depois de bem limpas ficam bastantes duras e compactas. Se tiverem onde a encontrar... Aconselho a sua utilização, para além de seguras, são muito bonitas
Recommended Posts