Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 28, 2020 Autor Publicado: Janeiro 28, 2020 há 2 horas, buedamau disse: Será o neosoil ainda a libertar muitos nutrientes para a água? 1ml de excell parece curto, no meu estou a dar 2ml ainda e não tenho essas diatomaceas, mas eu estava a falar de sobredose, 3x a dose máxima durante 3 dias seguidos, já experimentaste? Pois não sei aspirei tudo ao máximo , nem imaginas 3h+ de volta do aquário , ainda me falta logo replantar o restante das pontas das moitas ainda não , comecei com 5ml salvo erro e mantive com 1ml. Que achas de aumentar para 2ml diários e se coiso dar essa sobredose durante 3Dias. E depois continuar 1ml ou 2ml todos os dias ou dia sim dia não para sempre Citar
buedamau Publicado: Janeiro 28, 2020 Publicado: Janeiro 28, 2020 Ai não que não sei, os meus ouvidos até me doem com a voz da maria:-p A sobredose para o teu aqua acho (é melhor verificares antes) que seriam 6 (30ml) tampas por dia, durante 3 dias seguidos. Bem mais do que usaste... Eu estou a dar os tais 2ml dia para ver se não dou muito espaco às cianos e bba, mas pretendo não dar nada de excell num futuro próximo, conforme isto vá correndo. 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 28, 2020 Autor Publicado: Janeiro 28, 2020 Hahhaa a minha por acaso não resmungou , cheguei 20min atrasado 😂 para a ir buscar a trabalho e estou de folga. para já vou manter a dose recomendada , overdose só em último caso Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 7, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2020 (editado) Está a ficar na hora de uma nova actualização 😉 já lá vão 16Dias ninguém quer ver Deu trabalho? Deu , mas sem dúvida que valeu cada minuto . Neste momento está tudo saudável e a crescer bem Foi poda inversa como tinha referido nas moitas , foi podar o tapete rente ao solo e aspirar tudo ao máximo das diatomaceas , mesmo no meio das outras plantas e sítios que até mesmo eu não via , no meio dos troncos , foi podar praticamente todas as folhas da tridente rentes . Apos isso uma overdose de Excel (15ml) por dia x3 , sexta,sábado,domingo passado e mantendo todos os dias 2ml desde então. No sábado ainda tive de voltar aspirar no tapete , mas já não via nada nas moitas. E agora parece que está IMPEC... Na terça que passou dia 4, dei umas podas nas plantas vermelhas e verdes ao pé das rochas e pedras para replantar 😉 Ah e suspendi o Eisen(ferro) durante 2 semanas , vou voltar a começar no início da semana tudo de novo. Adicionei Purigen no filtro que já aí tinha. Tenho adicionado prime logo após as TPA’s. E mais nada , usei stability mas foi na primeira semana quando introduzi novos habitantes , que vocês acho que ainda não viram hehehe , neons e CRS 😉 , já cá estão desde o dia 22 . Espero que gostem do relatório 😂 Editado Fevereiro 7, 2020 por Ricardo Alexandre Citar
brunofasoares Publicado: Fevereiro 7, 2020 Publicado: Fevereiro 7, 2020 há 11 minutos, Ricardo Alexandre disse: Espero que gostem do relatório 😂 Falta as fotos... 😋 1 Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
ismael_figueira Publicado: Fevereiro 7, 2020 Publicado: Fevereiro 7, 2020 Ricardo, Fico contento por saber que estás a superar as dificuldades, no fim o resultado tem um sabor melhor. As diatomáceas são bastante desagradáveis visualmente mas é uma questão de tempo, paciência e dedicação até que elas quase que desaparecem naturalmente da noite para o dia. O excel nesses casos, diria que é quase desnecessário, com a ciclagem do aquário ao usar excel podes ter o efeito contrário, já que ao dar overdose desse produto estás a limitar a qualidade de vida das bactérias que se estão a formar no ecossistema. Após ver o teu último video deu para perceber que tens pouca/quase nenhuma movimentação na superfície. Isto também tem efeitos negativos pois a troca de gases está comprometida e acabas por ter poucas concentrações de oxigénio na coluna de água (mais um elemento a comprometer o equilíbrio do ecossistema). O meu conselho aqui é, levantar um pouco mais o lily pipe de saída do filtro de forma a movimentar e a quebrar essa película que se forma na superfície, por fim e não menos importante um skimmer de superfície para remover essa mesma película. Se quiseres podes também colocar uma bomba de ar a trabalhar após o fotoperíodo, desta forma vais ajudar a "oxigenar" mais a água do aquário contribuindo para que as bactérias nitrificantes possam fazer o seu trabalho de forma mais eficaz, até a água fica mais cristalina mesmo sem purigen! Força nisso! 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 7, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2020 (editado) @ismael_figueira - Concordo plenamente m uma batalha vencida sofrida tem outro sabor. Mesmo e desanimastes , por coincidência cheguei a pouco a casa e deparei-me com algumas no tapete , um pouco aqui outro a cola , e chegou o teste SIO3, e deu positivo infelizmente , a agua da companhia deu 2mg/l se não mais, vendo as coisas de outra maneira fez praticamente uma semana sem ver as mesmas. As moitas após poda inversa , nem velas até ver. Aspirei as que tinha e durante o fim de semana vou fazer analise SIO3 na água do furo do meu pai, se for melhor arranjo uns garrafões para trazer as segundas e fazer as TPA´s as terças. Reltativamente ao excel , fiz-me entender mal talvez, usei overdose de excel por causa de umas algas que andavam aparecer em demasia nas Trident e nas Alternanthera Reineckii, que desde então não as vejo 😉 Em relação a movimentação na superfície , entretanto chegou um skimmer da viv e um novo out , ao qual parti o antigo out a remover e no mesmo dia a noite a ajustar o skimmer , parti o também, entretanto também já tinha visto alguns aquas como dizes e puxei-o para cima. Estou a pensar em comprar um novo skimmer de vidro e arriscar. @brunofasoares Aqui ficam algumas fotos 👀 sem o estado geral , fica para terça hehehe, fotos sem edição e tiradas com o telemovel , espero que gostem 😉 Ao que parece as bloody Mary já não se encontram ovadas 🤔 Espero que não sejam fotos a mais 😂 , Bom fim de semana Editado Fevereiro 7, 2020 por Ricardo Alexandre 3 Citar
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 7, 2020 Publicado: Fevereiro 7, 2020 Ricardo, Fico contento por saber que estás a superar as dificuldades, no fim o resultado tem um sabor melhor. As diatomáceas são bastante desagradáveis visualmente mas é uma questão de tempo, paciência e dedicação até que elas quase que desaparecem naturalmente da noite para o dia. O excel nesses casos, diria que é quase desnecessário, com a ciclagem do aquário ao usar excel podes ter o efeito contrário, já que ao dar overdose desse produto estás a limitar a qualidade de vida das bactérias que se estão a formar no ecossistema. Após ver o teu último video deu para perceber que tens pouca/quase nenhuma movimentação na superfície. Isto também tem efeitos negativos pois a troca de gases está comprometida e acabas por ter poucas concentrações de oxigénio na coluna de água (mais um elemento a comprometer o equilíbrio do ecossistema). O meu conselho aqui é, levantar um pouco mais o lily pipe de saída do filtro de forma a movimentar e a quebrar essa película que se forma na superfície, por fim e não menos importante um skimmer de superfície para remover essa mesma película. Se quiseres podes também colocar uma bomba de ar a trabalhar após o fotoperíodo, desta forma vais ajudar a "oxigenar" mais a água do aquário contribuindo para que as bactérias nitrificantes possam fazer o seu trabalho de forma mais eficaz, até a água fica mais cristalina mesmo sem purigen! Força nisso!Ismael tudo muito bem dito...Eu próprio lhe disse isso neste processo que tenho aconselhado e acompanhado.Como já lhe disse vai ser uma questão de tempo para as plantas ganharem volume outra vez e as diatomáceas serem extintas.Até lá é preciso paciência para ir aspirando as que aparecem e não facilitar nas manutenções...Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk 1 Citar Cumprimentos Luís Cardoso
buedamau Publicado: Fevereiro 9, 2020 Publicado: Fevereiro 9, 2020 Está a ficar impecável! Até a água parece mais cristalina :-) 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 11, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2020 (editado) On 07/02/2020 at 20:49, Luís Cardoso disse: Eu próprio lhe disse isso neste processo que tenho aconselhado e acompanhado. Como já lhe disse vai ser uma questão de tempo para as plantas ganharem volume outra vez e as diatomáceas serem extintas. Até lá é preciso paciência para ir aspirando as que aparecem e não facilitar nas manutenções... E muito obrigado por isso amigo @Luís Cardoso On 09/02/2020 at 12:13, buedamau disse: Está a ficar impecável! Até a água parece mais cristalina 🙂 Sim , o Purigen ajudou a ficar ainda mais cristalina, e as plantas muito mais saudáveis , principalmente o tapete. Hoje é dia de TPA e limpezas , fica aqui umas fotos durante a mesma, e entrada de novos inquilinos 😉 estão neste momento a climatizar . A tarde já ligo a camara e tiro umas fotos gerais para verem o estado. Editado Fevereiro 11, 2020 por Ricardo Alexandre 3 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 12, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2020 Mais vale tarde que nunca... Aqui ficam umas fotos tiradas agora , os neons estavam tímidos , depois esconderam-se no meio das moitas 3 Citar
Brunomcc2000 Publicado: Fevereiro 12, 2020 Publicado: Fevereiro 12, 2020 Finalmente uma foto geral xD Já está a começar a levar caminho. Essas Bloody Mary estão com uma cor espetacular 👌 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 13, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2020 Já , hoje ainda tive de aspirar um bocado no fim do caminho . Voltei a fertilização normal agora só volto a postar foto geral quando isto tiver uma selva , quando as rotalas principalmente tocarem todas na superfície 😂 que dizem ? mesmo , estou adorar , até as juvenis que entraram na terça , já apareceram ovadas hoje , ou os neons vão dar conta de quase todos ou ao rumo que isto leva , vai ficam o aqua cheio deles 😅 gostava Citar
bettaa Publicado: Fevereiro 13, 2020 Publicado: Fevereiro 13, 2020 (editado) Este aquário está sublime!!👍 Desde já peço desculpa pela intrusão com uma pergunta tendencialmente off-topic😁 ...Vejo que tem outros camarões além dos Caridina e vejo que faz fertilização liquida no aquário. Mas os camaróes, que não os Caridina, podem estar em aquários com fertilização liquida? Eu estava a pensar em colocar camarões (já tenho caridina) no meu pequenino aqua de 30L mas nunca o fiz porque li pelo fórum que os aquas com camarões não podem ter fertilização liquida. Estou errada? Mais uma vez peço desculpa pelo possível off-topic e se quiser retiro esta questão. Editado Fevereiro 14, 2020 por bettaa 1 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 14, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2020 Muito obrigado 🙂 É sobre o aqua , é sobre a fertilização que estou a usar , não é off-topic 😉 estas a vontade , a fertilização que uso é Aqua Rebell , não é prejudicial para camarões , diz mesmo na embalagem e no site. No aquário , fora alguns que já tenham nascido e não veja tenho 22 caridinas CRS e 10 neocaridinas bloody mary. 1 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Fevereiro 27, 2020 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2020 Aqui fica um atualização com alguns pormenores , se quiseres foto geral digam 😉 4 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Março 5, 2020 Autor Publicado: Março 5, 2020 Ontem mais uma TPA parece que o tapete já começa a ter melhorias , estou a sensivelmente 2 semanas a fazer TPA´s com água engarrafada. E parece que está ajudar , vamos a ver se é desta que o tapete fecha com adição da Glossostigma elatinoides 😉 parecem que os camarões sentem-se em casa hehehe Dia 107 - Antes da TPA Após TPA Neste momento tenho mais 2 Neocaridinas cheias , e é a primeira CRS que vejo cheia 😁 3 Citar
Brunomcc2000 Publicado: Março 5, 2020 Publicado: Março 5, 2020 Bem parece que não mas isso já levou uma grande mudança, estás a ir num bom caminho força nisso. Essas fotos dos camarões é que.. nem imaginas a inveja que me dás xD 2 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Vera Santos Publicado: Março 5, 2020 Publicado: Março 5, 2020 Boas, está a ficar top, grandes alterações para melhor, bom esforço! 😉 2 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
buedamau Publicado: Março 6, 2020 Publicado: Março 6, 2020 Está bem bonito, as macros também, são os camarões destemidos ao contrário dos meus:p Esse ramo grosso no meio é que me perturba um pouco, já experimentaste pôr mais paa a esquerda, mais no centro desse conjunto? o ramo que faz de raíz assim sozinho e desterrado também parece meio perdido e grosso para raíz... Bela evolução, a continuar assim vais ter um aqua top em casa:-) 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Ricardo Alexandre Publicado: Março 19, 2020 Autor Publicado: Março 19, 2020 @Brunomcc2000 - Realmente já levou algumas mudanças em muitos aspetos , só tenho a agradecer a quem me tem ajudado imenso 😉 Em relação aos camarões , já meto mais uma de quando vi os recém nascidos bloody Mary e uma de quarta de quando fiz a TPA @Vera Santos - Obrigado. 😄 Ainda tem que ficar melhor , andava a perder fluxo tive de tirar as esponjas do pre-filtro , por isso talvez a acumulação de porcaria no tapete e não ter fechado (já la vão 5 meses desde que o montei) @buedamau - Obrigado , não era para menos agora sem neons estão nas sete quintas deles 😂 Infelizmente esse ramo está colado o único que está solto e as vezes me irrita , é o junto a pedra esquerda a frente desse que falas. Espero que sim , e que fique ainda melhor para quando mudar de casa estar preparado para um novo layout e quem sabe um dia subir para um 90 😜 Aqui fica uma foto de como estava uma lastima o tapete por falta de fluxo espero eu desta vez termos acertado, removi as esponjas do pre-filtro , aumentei mais uma hora na luz e no CO2 claro , passou para 8h a 100‰, e comecei com Eisen Basic da aqua Rebell 1 push por dia, e aumentei a dosagem do NPK para 3 push por dia , entretanto overdose de excel (5ml) por dia , ontem , hoje e amanhã, e depois manter 2ml por dia. E enquanto encontrar mantenho água engarrafada penacova , tenho feito TPA´s de 75/80% (47,5/50L) Sim está menos clean , voltei a meter Lily pipas de 17 também , estou a tentar arranjar um skimmer 17 que ca caiba. e outro outflow, para não perder fluxo. Olhem bem para a diferença do tapete , até arranquei a zona que crescia menos do lado esquerdo , aspirei e lavei bem as plantas e volta a plantar e começa a nova alimentação em força , muito obrigado @Luís Cardoso 😉 Depois da TPA mas tirada hoje , depois da resolução do pre-filtro Aqui fica fotos de quando descobri 2 no dia 10 durante a TPA XD , notasse peça sujidade no ar hehe passado 8 dias vi um deles assim mas pelo menos andam cá os dois ainda os vi hoje, mais não sei. E uma foto de uma das mães , ando sempre com pelo menos 2 cheias , não param. E está com umas cores brutais , está foto sem qualquer edição tirada com o tlm. a minha vista enquanto escrevia e atualizava o meu tópico Espero que gostem Abraço 3 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Março 26, 2020 Autor Publicado: Março 26, 2020 (editado) Ontem - Dia 126 - Mais uma semana mais uma TPA , desta vez dia de algumas podas Acabei por arranjar um amigo e dei-lhe as podas das moitas verdes, para adensar mais as as vermelhas antes de continuar a adensar mais ainda as verdes. Aqui fica uma foto da minha ajudante na TPA 😁 E esta foto foi tirada agora , aguardo opiniões , parece que o tapete que era o pior esta a melhorar mesmo . E de novo com pipes todos de vidro , 16/22 para não perder fluxo Aproveito para dizer que me ofereceram um Cubo 30cm da ILA, óptima qualidade digo já , estou ainda a ponderar o que faço com ele , talvez um Aqua mais destinado só a camarões , hardscape simples , ainda a ponderar se uso C02 ou não , nem sei se crio tópico aqui ou nos invertebrados. Ainda em duvida sobre que equipamento comprar Editado Março 26, 2020 por Ricardo Alexandre 6 Citar
Emejet Publicado: Abril 3, 2020 Publicado: Abril 3, 2020 Tenho a dizer que este será um dos aquários mais bonitos que tenho visto. Gosto bastante de todo o conjunto, das cores que as plantas reproduzem.. um quadro autentico! Parabéns 🙂 E mesmo a fauna, tudo com óptimo aspecto e bem seleccionado. On 26/03/2020 at 18:59, Ricardo Alexandre disse: Aproveito para dizer que me ofereceram um Cubo 30cm da ILA, óptima qualidade digo já , estou ainda a ponderar o que faço com ele , talvez um Aqua mais destinado só a camarões , hardscape simples , ainda a ponderar se uso C02 ou não , nem sei se crio tópico aqui ou nos invertebrados. Ainda em duvida sobre que equipamento comprar Isso realmente está a chamar por camarões aí dentro 😉 1 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Abril 10, 2020 Autor Publicado: Abril 10, 2020 Muito obrigado pelas tuas palavras @Emejet , estou a ficar cada vez mais contente e feliz com o resultado ☺️ Tenho muita pena de ter morrido os neons todos , mas até ver vai ficar só os camarões pelo menos até mudar de casa daqui a 1 ano mais ou menos , altura em vou mudar hardscape On 03/04/2020 at 18:12, Emejet disse: Isso realmente está a chamar por camarões aí dentro 😉 Era para montar e começar já o ciclo Domingo , mas aconteceu imprevisto e veio filtro partido ontem, mas talvez vá ja mete o substrato hoje e espalhar e já crio um tópico , deve vir um novo para a troca para a semana 😉 , sem pressa Primeiro baby CRs avistado no dia 5 👏 entretanto já vi uns 4 , fiquei muito contente foto do dia que avistei o primeiro TPA foi feita na Terça-feira, como praticamente todas as semanas , no dia a seguir tinha um bocado de BGA , coisa que ja tinha tido notado a umas 2 semanas mas aspirava e limpava ao máximo pensei que era suficiente, comecei a fazer aplicação direta de excel como me foi aconselhado , apliquei no mesmo dia 10ml pela zona afetada e deixei o filtro desligado 5min. Na manha seguinte já só se notava uns apontamentos , desde então continuo a fazer o mesmo procedimento com a dose diária 2/3ml. Vamos a ver como corre. Day 142 - Hoje como é dia de folga decidi tirar umas fotos , para vocês verem o que eu vejo. AHH , e sim também comprei uma maternidade externa para separar os wilds. Vou tentar manter o apuramento da Bloody Mary depois no cubo30 e manter os CRs aqui neste, que dizem e a maternidade depois passa para o cubo tambem. Alguém quer adivinhar quantos já la estão ? depois estou a pensar em fazer um leilão com eles, quando isto tudo passar. 2 Citar
Vera Santos Publicado: Abril 10, 2020 Publicado: Abril 10, 2020 Falta uma podazita para dar forma às moitas de trás, vá treina a tesoura. 😍 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts