Ricardo Alexandre Publicado: Dezembro 11, 2019 Autor Publicado: Dezembro 11, 2019 Dia 22 - Só para atualizar , já la vão 9 dias , entretanto tive que dar uma poda drástica na reineckii mini que estava já com muitas folhas mortas , talvez derivado a estar um bocado na sombra do tronco. 2 Citar
brunofasoares Publicado: Dezembro 11, 2019 Publicado: Dezembro 11, 2019 há 10 minutos, Ricardo Alexandre disse: Dia 22 - Só para atualizar , já la vão 9 dias , entretanto tive que dar uma poda drástica na reineckii mini que estava já com muitas folhas mortas , talvez derivado a estar um bocado na sombra do tronco. Normalmente não é uma planta muito fácil de manter. As folhas em baixo costumam ser as primeiras a dar sinal de carências, especialmente ao nível da luz. Por isso requer umas podas para se manter no seu melhor. Parece-me bem. A Eleocharis é que está feia... tem alguma alga agarrada? Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Ricardo Alexandre Publicado: Dezembro 11, 2019 Autor Publicado: Dezembro 11, 2019 há 18 minutos, brunofasoares disse: Normalmente não é uma planta muito fácil de manter. As folhas em baixo costumam ser as primeiras a dar sinal de carências, especialmente ao nível da luz. Por isso requer umas podas para se manter no seu melhor. Parece-me bem. A Eleocharis é que está feia... tem alguma alga agarrada? reineckii do lado esquerdo esta se a portar lindamente pois está as ja começa a arrebentar novamente , penso que seja da adaptação ao submerso. algas penso que não só algum muco tipo algodão que tenho limpo. 1 Citar
Vera Santos Publicado: Dezembro 12, 2019 Publicado: Dezembro 12, 2019 Boas, olha estou a gostar muito, fora o que já disseram não há nada a assinalar, está muito agradável. Estás a fertilizar? como fazes, respeitas a bula? já vi que estás a usar Aquarebell, que achas desta marca? Nunca utilizei. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Ricardo Alexandre Publicado: Dezembro 12, 2019 Autor Publicado: Dezembro 12, 2019 (editado) Obrigado 😉 Ainda não , ontem quando cheguei a casa , tinha umas filamentosas a começar na eleocharis do lado esquerdo , hoje aumentou ligeiramente , começou também no lado direito . Era para começar TPA semanal e ser só terça-feira, aparecendo a alga , mudança de planos , vou fazer uma TPA intermedia amanhã e a ver se limpo/removo com uma escova de dentes os fios da alga e podar as folhas mais afetadas da eleocharis. Terça é dia de segunda poda. Não vamos deixar já isto descambar, ainda mal começou hehehe On 12/12/2019 at 17:01, Vera Santos disse: Estás a fertilizar? como fazes, respeitas a bula? já vi que estás a usar Aquarebell, que achas desta marca? Nunca utilizei. Ainda não , irei começar terça, quando faz 4 semanas , como a vinda da alga , vou iniciar na mesma no dia que já estava previsto , mas metade da dose , NPK 1 push - quartas, quintas ,sextas , sábados , Mikros 1 push após a TPA(Terças-feiras) E sim estou a pensar em seguir as indicações da Rebell , daqui a um mês NPK basic 2 push por dia = 2ml , mikro spezial Eisen 1ml por semana , mantendo 1 ml/push após a TPA Foi-me recomendada , qual estas a usar ? depois vou dando feedback basta seguir 😉 Deixo ai um video do estado geral , video gravado a bocado antes de a luz se apagar totalmente. Editado Dezembro 18, 2019 por Ricardo Alexandre Alteração de dosagens Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Dezembro 18, 2019 Autor Publicado: Dezembro 18, 2019 (editado) Dia 29 - 17/12/2019 Desde então tenho limpos todos os dias a tarde as filamentosas que via e a aquele algodão/muco que se gerava ali mais perto da segunda pedra do lado esquerdo, sim que se gerava , hoje não tinha lá nada. Com isto tudo já começo a manejar bem a escova de dentes hehehe e a pinça , porque no inicio ainda vinha algum monte do tapete e lá tinha de re-plantar. Tem dado trabalho mas desde que comecei a fazer isso todos os dias tenho notado o tapete a evoluir mais. Ontem foi dia de limpeza de filtro e pre-filtro, pré-filtro estou a pensar em limpar de agora em diante de 3 em 3 semanas e filtro (4 cestos) 2 em 2 meses. Foi tudo limpo com água tirada do aquário , excepto a lá que levou uma chuveirada. Querem ver como ficou? aqui fica então 😅 Depois desta limpeza , foi limpeza de vidros e a poda e re-plantar para as moitas ficarem mais densas, de pequeno é que se torce o pepino 😂 Antes: Depois: Depois disto tudo foi , fazer a TPA , e começou a fertilização + 1 push por dia como referi a cima 4 dias por semana de NPK , começa hoje. Espero que gostem , o que estou a tentar fazer com o meu tópico é um tipo de diário , para quem está a começar como eu , e como eu estou a aprender e é tudo novo , quero que quem leia e esteja a passar pelo que eu passei ou até mesmo não saiba coisas básicas , que tenha aqui umas bases para seguir 😉 Edit: já agora , alguém sabe técnicas para conseguir limpar o vidro até junto no relvado e dos lados entre as moitas e o vidros , tenho as esponja mas é difícil as vezes PS: qualquer dia ainda me banem por tanta foto , e por subrecarregar o fórum. Editado Dezembro 19, 2019 por Ricardo Alexandre 2 Citar
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 19, 2019 Publicado: Dezembro 19, 2019 há 16 horas, Ricardo Alexandre disse: já agora , alguém sabe técnicas para conseguir limpar o vidro até junto no relvado e dos lados entre as moitas e o vidros , tenho as esponja mas é difícil as vezes Tens escova de dentes ou uma coisa destas: https://www.ebay.com/itm/25-Algae-Scraper-Blade-Cleaning-Razor-Cleaner-Tool-Kit-Glass-Aquarium-Fish-Tank/163806355625?_trkparms=ispr%3D1&hash=item26239ea0a9:g:9tsAAOSwTaxdST12&enc=AQAEAAACUBPxNw%2BVj6nta7CKEs3N0qWyvIWf5%2BKXoV6pAUzGv7qoNzFOgEfO11%2FPsUs59UDnZdUlvH7EcoASmegWpu8tkCttajZVG6Nr4uByd1H6rVBAVPKrkWzuu0uBnaMoV7XSwpwaEF0F5xc6TUB0iCQMVDloqgptQTIHekhxUhiWJ0SGQ1Zz8dd9WgSHeFJixz8oc7znYUan1CZB%2BpS2Ft4ZDmxbXpAUU1A1juzJTWymNWM1q2bar2DXriUxCwBtExUt9Uy9kreiUNpQBUrSYy6AEbk5JtQrY7lOR8ipd92T1SQ5I5t58NkbVPucPLHo0D4Y194AdjeLYuKBHhFyJQHfcxu3iIi0chzgye27kAty7iRdrIaEC4aJ7VLQDd1uFa8%2FD1%2B1AsZ3XTfCIeZPBvZMuMRuZzvkB6V46KhRM45%2BeNIEu0xc2%2BJxoeWQjq8xJPSyMJhFOdq2iMEw97ZU9%2FRJtHroWFJsQanN0Ygs4v7j77NVzHoK2nCrrnECB3%2BF7m4mtY375n%2B6gRVV01kcubI9cA%2FMN67irn%2BAQJpWRIWlgKO4kRfb2wAGtNOyxBFI2QYjwjtH0oyYQ6qojETAEPrX3K7T%2FLUoIL4hszq1CDF96i4oV60u%2Fe9O54SsPdAiidyDuU8sFC01JTKVi91K%2FGpi8SszJYdZAdfn2y5A2%2FhAWReFvDLnxzv%2F3ePrHIBEXY1G6OJSd2CiwDXKrywD%2Fyuxk%2F1x%2B1Bk7sbvdVxMcl4bzvbCnKa5V0ljzykf2skBUVZyGF5%2BPGf7mwTM4KWZRgpUKvA%3D&checksum=163806355625dc21eb72e3f94b5da9ceb13368e83f8c&enc=AQAEAAACUBPxNw%2BVj6nta7CKEs3N0qWyvIWf5%2BKXoV6pAUzGv7qoNzFOgEfO11%2FPsUs59UDnZdUlvH7EcoASmegWpu8tkCttajZVG6Nr4uByd1H6rVBAVPKrkWzuu0uBnaMoV7XSwpwaEF0F5xc6TUB0iCQMVDloqgptQTIHekhxUhiWJ0SGQ1Zz8dd9WgSHeFJixz8oc7znYUan1CZB%2BpS2Ft4ZDmxbXpAUU1A1juzJTWymNWM1q2bar2DXriUxCwBtExUt9Uy9kreiUNpQBUrSYy6AEbk5JtQrY7lOR8ipd92T1SQ5I5t58NkbVPucPLHo0D4Y194AdjeLYuKBHhFyJQHfcxu3iIi0chzgye27kAty7iRdrIaEC4aJ7VLQDd1uFa8%2FD1%2B1AsZ3XTfCIeZPBvZMuMRuZzvkB6V46KhRM45%2BeNIEu0xc2%2BJxoeWQjq8xJPSyMJhFOdq2iMEw97ZU9%2FRJtHroWFJsQanN0Ygs4v7j77NVzHoK2nCrrnECB3%2BF7m4mtY375n%2B6gRVV01kcubI9cA%2FMN67irn%2BAQJpWRIWlgKO4kRfb2wAGtNOyxBFI2QYjwjtH0oyYQ6qojETAEPrX3K7T%2FLUoIL4hszq1CDF96i4oV60u%2Fe9O54SsPdAiidyDuU8sFC01JTKVi91K%2FGpi8SszJYdZAdfn2y5A2%2FhAWReFvDLnxzv%2F3ePrHIBEXY1G6OJSd2CiwDXKrywD%2Fyuxk%2F1x%2B1Bk7sbvdVxMcl4bzvbCnKa5V0ljzykf2skBUVZyGF5%2BPGf7mwTM4KWZRgpUKvA%3D&checksum=163806355625dc21eb72e3f94b5da9ceb13368e83f8c Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Ricardo Gil Publicado: Dezembro 19, 2019 Publicado: Dezembro 19, 2019 Boas Quando vi o teu aquario, lembrei-me deste video que já tem uns anos. A partir do minuto 3:58, Amano chama a equipa e fala como eles acerca da atitude perante o aquario. Um colaborador acaba por "criticar" o aquario em questão no seguimento, e o que faz Amano? Vejam o video. Lembro-me deste video pela expressão que o colaborador usa e que Amano reconhece que é uma caracteristica dele. A alteração beneficiou o aquario de forma brutal, e acho que o teu beneficiava tambem 😉 Daqui a uns meses acho que farás o mesmo... Vale uma cerveja! Citar
brunofasoares Publicado: Dezembro 19, 2019 Publicado: Dezembro 19, 2019 há 27 minutos, Ricardo Gil disse: A partir do minuto 3:58, Amano chama a equipa e fala como eles acerca da atitude perante o aquario. Um colaborador acaba por "criticar" o aquario em questão no seguimento, e o que faz Amano? Vejam o video.Lembro-me deste video pela expressão que o colaborador usa e que Amano reconhece que é uma caracteristica dele. A alteração beneficiou o aquario de forma brutal, e acho que o teu beneficiava tambem 😉 É a diferença entre o chefe e o líder... O Mestre não quis deixar o "aluno" ficar mal e percebeu que não era má ideia. Tenho a certeza que se não gostasse do resultado ia explicar o porquê. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 19, 2019 Publicado: Dezembro 19, 2019 O colaborador teve a coragem de sugerir alterações, e estamos a falar do Daichi que é só um dos membros Ada responsáveis pela manutenção do Florestas Submersas no Oceanario de Lisboa, aos anos cá já deve dizer umas palavras em português 😁 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Ricardo Alexandre Publicado: Dezembro 25, 2019 Autor Publicado: Dezembro 25, 2019 @Gonçalo84 - obrigado , já encomendei , até la vou-me tentando desenrascar com a escova de dentes e tentar não arrancar o tapete. 😅 @Ricardo Gil - Não percebo muito ingles , mas vamos a ver se percebi 😂. Achas que ficava bem tirar o tapete e meter areia? 🤔 De resto tudo a manter-se igual , uns dias mais filamentosas que outros, e a manter a limpeza todos os dias das mesmas. Já vai na segunda semana de ferts, já começa a o notar-se o Lily pipes a ficar todos sujos hehehe. O tapete já deu um pulo considerável. A ver se durante esta semana ou dia 7 introduzo umas 10 neocaridinas , ainda a decidir quais. Já agora vocês alimentam as vossas nos plantados de quanto em quanto tempo e quantidade? Onde vou comprar disseram-me que certa altura teria de alimenta-las todos os dias. Fica uma foto da nova guarda costa, ainda em fase de treinamento hehehe 😂 Boas Festas 3 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Dezembro 28, 2019 Autor Publicado: Dezembro 28, 2019 Dia 40 - Só mesmo para atualizar.. Hoje mais um dia de maratona a tentar tirar a maior parte das algas , ufa isto cansa. 40min+- Olhem o estado do pano como ficou e ainda usei mais uns guardanapos No meio disto tudo de vez em quando ainda acontece umas coisas destas , separei em montes e volta a re-plantar. Fotos finais A equipa de limpeza já esta encomendada para ser entregue dia 7 , 10 caridinas japonicas , 2 Otocinclus , a ver se me ajudam nestas tarefas. Para decorar 5 neocaridinas Bloody Mary para começar. Encomendei também 2 sacos de 100g de Purigen. 2 Citar
Vera Santos Publicado: Dezembro 28, 2019 Publicado: Dezembro 28, 2019 Boas, é normal, são diatomáceas, isso vai ao lugar. 😉 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 5, 2020 Autor Publicado: Janeiro 5, 2020 On 28/12/2019 at 22:52, Vera Santos disse: Boas, é normal, são diatomáceas, isso vai ao lugar. 😉 já começam a desaparecer 😉 já só ando a limpar dia "Sim" , dia "Não" desde o inicio do ano , aumentei também a dosagem do CO2. Terça já atualizo com a entrada da equipa de limpeza hehehe 👏 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 6, 2020 Autor Publicado: Janeiro 6, 2020 Eu sei que disse que só atualizava terça , para quem não sabe ainda é segunda hehehe Mas tive a treinar umas macros para a vinda dos primeiros habitantes e sairam umas fotos bonitas 😄 Espero que gostem , hoje era dia de limpar as diatomáceas mas como amanhã entram ele e para terem que comer 😂 2 Citar
Vera Santos Publicado: Janeiro 6, 2020 Publicado: Janeiro 6, 2020 Boas, uns otos davam conta de limpar esses troncos. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
brunofasoares Publicado: Janeiro 7, 2020 Publicado: Janeiro 7, 2020 É pena o tapete não se ter composto... a Eleocharis faz um excelente efeito nessa nesse layout Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 7, 2020 Autor Publicado: Janeiro 7, 2020 (editado) há 18 horas, Vera Santos disse: Boas, uns otos davam conta de limpar esses troncos. Já ca cantam como tinha dito numas respostas atras , em processo de climatização 😉 , otos são só 2 pelo menos para já , 10 japonicas e as bloody mary 5. há 3 horas, brunofasoares disse: É pena o tapete não se ter composto... a Eleocharis faz um excelente efeito nessa nesse layout Desde a 20 dias atras já melhorou imenso e já deu um pulo considerável no crescimento e está muito mais verde , nem se nota quase pontas mortas. O que se ve nelas é as diatomáceas que realmente já começam a diminuir e agora com a entrada da equipa espero que venho a desaparecer ou quase 😉 Mais logo já treino umas macros neles hehehe Editado Janeiro 7, 2020 por Ricardo Alexandre 2 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 7, 2020 Autor Publicado: Janeiro 7, 2020 Como prometido aqui fica as melhores que consegui , alguns camarões nem os encontro 😅´ ´ Para finalizar 3 fotos de diferentes perspectivas Espero que tenham gostado, eles tem muito que comer hehe 4 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 15, 2020 Autor Publicado: Janeiro 15, 2020 Dia 56 - antes e depois das podas , TPA 50‰ e aumento de mais 1h na luz e no C02. passou para 7h diárias , limpeza de pre-filtro também. 2 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 21, 2020 Autor Publicado: Janeiro 21, 2020 Dia 63 - mais uma TPA , diatomaceas em força mas já só as removo 1x por semana. Com o aumento de luz na sexta apareceu uns pontos nas folhas de uma planta. Hoje fio removido as plantas afetadas . ontem começou a semana com novo ajuste na fertilização 😉 , e com ajuste no CO2. E posso adiantar que quarta entra mais habitantes. Fiz um bricolage para não aspirar os camarões , não fui a tropa mas temos que desenrascar 😜 e também da jeito para meter água nova. E para variar não irei mostrar o estado geral , para começar a deixar suspense. 😁 1 Citar
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 28, 2020 Autor Publicado: Janeiro 28, 2020 (editado) Estado do aquário 😞, filmado ontem https://youtu.be/-gutmmTQhXI No meio de isto tudo o que anima ainda é isto Editado Janeiro 28, 2020 por Ricardo Alexandre 1 Citar
buedamau Publicado: Janeiro 28, 2020 Publicado: Janeiro 28, 2020 Não está assim tão mal, as plantas parecem bem apesar das algas. Acho é que aumentar a luz e ferts durante uma praga de ałgas foi má ideia, para mais com a flora a crescer razoavelmente! Não sei se funciona nessas algas, mas se calhar uma sobredose de excell podia dar aí uma ajuda... 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Ricardo Alexandre Publicado: Janeiro 28, 2020 Autor Publicado: Janeiro 28, 2020 (editado) @buedamau - sim as plantas não estão muito mal , as algas só começaram aparecer depois de aumentar a luz. Normal penso eu. O que me está a moer mais a cabeça são as diatomaceas , ja deviam ter desaparecido. Excel já comecei , estou com 1ml por dia vai fazer uma semana amanhã. Vou fazer agora poda inversa , podar o tapete rente , tentar aspirar o maior etc , sem aspirar nenhum camarão , nem muito substrato. TPA , etc... Editado Janeiro 28, 2020 por Ricardo Alexandre Citar
buedamau Publicado: Janeiro 28, 2020 Publicado: Janeiro 28, 2020 Será o neosoil ainda a libertar muitos nutrientes para a água? 1ml de excell parece curto, no meu estou a dar 2ml ainda e não tenho essas diatomaceas, mas eu estava a falar de sobredose, 3x a dose máxima durante 3 dias seguidos, já experimentaste? Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Recommended Posts