Brunomcc2000 Publicado Novembro 13, 2019 Publicado Novembro 13, 2019 (editado) Boas pessoal, Recentemente decidi experimentar montar um aquário com o objetivo de crescer plantas em estado emerso, como substrato fértil usei bio substrato universal, usei substrato dos chinês mesmo, em cima para o substrato fértil não subir meti areia misturada com areão (restos de uma montagem anterior) meti água ao nível do substrato, borrifei as plantas meti plástico filme para fechar o topo do aquário de modo a manter a humidade, a luz uso a luz do sol, o aquário está à janela num lado da casa que nunca apanha sol direto comecei dia 29/10/2019 até agora estes são os resultados: - 29/10/2019 - 04/11/2019 - 06/11/2019 - 13/11/2019 Editado Novembro 13, 2019 por Brunomcc2000 1 Aquários Ativos: Tanganyika Tank
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Novembro 14, 2019 Publicado: Novembro 14, 2019 (editado) Algumas dicas: Não precisavas de tapar o substrato fértil Usa um pouco menos de água. Se o solo estiver demasiado molhado, podes vir a ter problemas com bolores e coisas do género. Não é preciso veres água, basta o solo estar húmido. Idealmente deves ter o recipiente com o solo com buracos pequenos no fundo e dentro de outro recipiente maior com água. Isto promove um ambiente mais húmido não encharcando o solo completamente. Podes adicionar um buraquinho na tampa para deixar oxigénio entrar. Se quiseres crescimento mais rápido, coloca uma daquelas mantas de aquecimento que se usa para répteis por baixo do recipiente. Eu usei propagadores com fundo aquecido, com restos de ADA Amazónia que tinha retirado de um aquário: Editado Novembro 14, 2019 por João Cardoso (Kadoxu) 1 1 1 Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Brunomcc2000 Publicado: Dezembro 11, 2019 Autor Publicado: Dezembro 11, 2019 (editado) Segue uma atualização do estado das plantas após mudar para um aquário de 20L, contínuo sem substrato aquecido, o objetivo é preocupar-me o menos possível, gastar o menos possível e conseguir fazer as plantas crescer na mesma. As Eleocharis estão castanhas(mas já entraram assim nestes aquários) Alguns dos rebentos de Eleocharis que já cresceram em estado emerso. As anúbias foram acrescentadas mas como é de esperar ainda nem vi alterações. As rotalas quando mudei para este novo aquário podei-as todas para ter mais pés e estão todos a rebentar como se pode ver. Até agora está a correr tudo bem. Editado Dezembro 11, 2019 por Brunomcc2000 Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Cristiano Antunes Publicado: Abril 6, 2020 Publicado: Abril 6, 2020 Fiz o mesmo este fim de semana com podes que sobraram. Vai mostrando fotos!
Brunomcc2000 Publicado: Abril 8, 2020 Autor Publicado: Abril 8, 2020 Boas Cristiano, Já não mexia nisto quase há 4 meses, mas aqui vai uma atualização. As rotalas já cresceram e bem, tenho de podá-las e replantas outra vez, as sagitarias subulatas não se deram muito bem embora ainda não tenham morrido, as Anubias Nana estavam a morrer e por isso tirei-as, as eleocharis também deram vários rebentos, e por fim apareceu-me também musgo de java eu aproveitei que os musgos se estão a dar bem e meti Christmass Moss. Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Cristiano Antunes Publicado: Abril 9, 2020 Publicado: Abril 9, 2020 Obrigado pelo feedback! 🙂 Também tenho rotalas e eleocharis. Vamos ver como se dá..
Brunomcc2000 Publicado: Julho 6, 2020 Autor Publicado: Julho 6, 2020 Recentemente adquiri Hydrocotyle Tripartita e esta planta cresce mas cresce.... em 1 mês quintuplicou o tamanho não tinha realmente noção do quão proliferadora era, já tinha até de a trocar de aquário porque o aquário inicio já estava a ficar dominado por esta planta... em breve tentarei também colocar Staurogine Repens e Hygrophila Pinnatifida para testar a ver se pega. Aqui seguem as fotos: 01/06/2020 05/06/2020 08/06/2020 09/06/2020 05/07/2020 1 Aquários Ativos: Tanganyika Tank
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Julho 7, 2020 Publicado: Julho 7, 2020 (editado) Tens que "cortar a relva" com alguma frequência para ela se espalhar mais. há 12 horas, Brunomcc2000 disse: Recentemente adquiri Hydrocotyle Tripartita e esta planta cresce mas cresce.... Não me queres enviar um bocadinho disso? 😂 Editado Julho 7, 2020 por João Cardoso (Kadoxu) Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Brunomcc2000 Publicado: Novembro 21, 2020 Autor Publicado: Novembro 21, 2020 (editado) On 07/07/2020 at 09:35, João Cardoso (Kadoxu) disse: Não me queres enviar um bocadinho disso? 😂 É então... eu não percebi bem o porquê mas as Hydrocotyles começaram a morrer e hoje são isto Morreu praticamente tudo até comecei a meter folhas mortas de um bonsai para cima para servir de alimento a uns bichinhos que apareceram, algo parecido com springtails(não tenho ainda a certeza se são mesmo springtails), dado que por momentos me passou pela cabeça montar um terrário com Dart Frogs e pensei que talvez me viessem a ser úteis para fazerem de equipa de limpeza, no entanto agora nos últimos meses parece que houveram ali uns rebentozinhos novos mas acho que vou deitar tudo fora e preparar este aquário para manter outro tipo de planta, a dúvida é se passo para ali o musgo Xmas Que está a crescer mas já não está nas suas melhores condições dado que este globo não me permite fechar muito bem e manter a humidade que o musgo precisa ou a Eleocharis e a Marsilea(que também leva ali uma Staurogyne repens no meio) que já se começam a misturar por falta de espaço ainda estou na dúvida. Editado Novembro 21, 2020 por Brunomcc2000 1 Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Recommended Posts