Orlando Rebelo Publicado Outubro 17, 2019 Publicado Outubro 17, 2019 O meu filho pediu um peixe e tinha que ser azul e levamo-lo a uma loja. Na loja propuseram um betta e uma "betteira" com cerca de 1L de água. Como não sabia nada sobre aquários tive duas más experiências. Acabei por desistir porque achei que estava a ser cruel e que devia me preparar melhor. Há duas semanas resolvi tentar de novo, mas a baixo custo. Encontrei um kit aquário aquapor com cerca de dez litros. E comecei a fazer umas pesquisas e encontrei o vosso blog e muitos conselhos úteis. Montei o aquário com um tronco e uma planta natural e comprei um Betta. Água ficou um pouco verde e com restos das folhas das plantas. Encomendei online um filtro de mochila, um aquecedor para a agua, uma luz e um bio filtro. Estou a aguardar que chegue. A água como está um pouco verde improvisei um filtro externo com material filtrante que comprei. Para já tem corrido bem! Queria vos deixar uma foto, mas só me aparece a opção para "inserir foto a partir de link". Cps Citar
Brunomcc2000 Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 Lê isto para te ajudar com o problema das fotos: Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 (editado) Para já, deve aprender o que é o ciclo do azoto, ou vai continuar a ter más experiências: Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário Além disso, 10L é o mínimo absoluto para ter um Betta, 20L é mais recomendável. Como suponho que ainda esteja á espera do filtro e já tem o peixe, deve fazer TPAs (Troca Parcial de Água) se possível, todos os dias pelo menos 20% da água (no seu caso são 2L) para ter uma chance que ele sobreviva ás primeiras semanas. Deve fazer TPAs diárias e alimentar pouca quantidade durante cerca de 6 semanas após montar o filtro. Edit: Entretanto deve deixar o filtro externo a funcionar, mesmo depois de montar o filtro de mochila no aquário e durante cerca de 4 semanas com os 2 a funcionar em simultaneo. Outra opção é passar alguma matéria filtrante do filtro externo para o filtro mochila e assim já pode retirar o externo. Isto tudo, assumindo que não adicionou bactérias de compra e que utiliza água da torneira tratada com acondicionador para remover o cloro. Editado Outubro 17, 2019 por João Cardoso (Kadoxu) Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Emejet Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 (editado) Boas! Realmente 1L é mau de mais..e pior ainda ser um vendedor a dar uma ideia dessas mas enfim... Se bem que eu acho que 10L continua a ser pouquinho num aquário. Fizeste o ciclo do azoto? PS: O João Cardoso antecipou-se ao meu post 😛 Editado Outubro 17, 2019 por Emejet 1 Citar
Brunomcc2000 Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 (editado) Ora então bem-vindo ao fórum Orlando, Pelo que nos contou apresenta aí alguns erros tipicamente cometidos por iniciantes dado o desconhecimento, realmente um peixe em 1L é realmente ridículo mas alguns lojistas querem é faturar... felizmente já percebeu que isso está errado o que é excelente, 10L é melhor do que 1L mas mesmo assim para mim 10L ainda é pouco, recomendo-o vivamente a adquirir um aquário maior 20-25L(o que para mim é o mínimo), depois como já foi referido leia e perceba como funciona o ciclo do azoto isto é essencial, é um passo que tem obrigatoriamente de ser dado por todos nós antes de meter peixes no aquário, o ideal seria devolver o peixe à loja e começar a montar um aquário com as dicas do pessoal aqui do fórum, provavelmente o material que comprou até agora irá dar para um aquário de 20 ou 25L qual foi o filtro e termostato que comprou? Editado Outubro 17, 2019 por Brunomcc2000 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Orlando Rebelo Publicado: Outubro 17, 2019 Autor Publicado: Outubro 17, 2019 Obrigado pelas vossas respostas! Mas espero que compreendam que o vosso kit ainda está um pouco caro para um principiante em experiências e com um poder de compra baixo. Tenho consciência que é limitativo mas os acessórios que tenho comprado têm sido para um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa . Aqui o kit que comprei e o aquário que montei. (não montei a bomba de água, conforme vosso conselho). Tentem não ser muito desmoralizadores! A água está um pouco verde! Mas vou tentar corrigir com a filtragem e as TPAs!!! 1 Citar
Ricky Gomes Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 Verde? Tpa. Deves ter muitas horas de luz ou luz solar direta a bater no aquário.Se tens luz solar direta terás que o mover de sitio de forma que não apanhe a luz direta. Entretanto a luz do aquário entre 6h a 10h diárias de luz acesa. Não mais nem menos que isso.Vai fazendo trocas de água de 2 litros diárias e sempre pondo o anti cloro. O anti cloro é para os 2l que vais colocar e não para a litragem do aquário. De resto é só seguires o que já te indicaram a cima. Abraço Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 2 minutes ago, Ricky Gomes said: O anti cloro é para os 2l que vais colocar e não para a litragem do aquário. Depende... se colocar os 2L de água no aquário e só depois conseguir colocar o acondicionador, deve colocar acondicionador para o volume do aquário inteiro. Se tiver um recipiente onde possa colocar os 2L de água e misturar o acondicionador antes de colocar no aquário, aí sim, só deve colocar acondicionador para 2L. 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Ricky Gomes Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 Sim era isso que eu queria me referir xDEnviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
Emejet Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 há 33 minutos, Orlando Rebelo disse: Mas espero que compreendam que o vosso kit ainda está um pouco caro para um principiante em experiências e com um poder de compra baixo. Tenho consciência que é limitativo mas os acessórios que tenho comprado têm sido para um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa . Aqui o kit que comprei e o aquário que montei. (não montei a bomba de água, conforme vosso conselho). Tentem não ser muito desmoralizadores! Acredita que muitos de nós já passaram por isso. Eu comecei com um globo (sabia lá onde me estava a meter)... mas com tempo e muita paciência vais conseguir ter um belo aquário e com a ajuda aqui do pessoal que é essencial. Qualquer coisa não hesites em perguntar. 1 Citar
Brunomcc2000 Publicado: Outubro 17, 2019 Publicado: Outubro 17, 2019 O Emejet tem toda a razão todos nós já fizemos coisas menos corretas.. mas o que interessa é ter vontade de aprender e melhorar, o erro não deve desmoralizar mas sim servir de incentivo para melhorar. Devemos é depois de aprender tentar evitar o erro ao máximo há 56 minutos, Orlando Rebelo disse: um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa E isso parece-me que já está a ser feito. Boa sorte e boas tpa's 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 6, 2019 Autor Publicado: Novembro 6, 2019 Caros amigos No dia 08Out lancei-me na aventura de tentar criar um Betta num aquário de 10L. Encontrei um kit da aquapor de 10L e tentei novamente iniciar este hobbie. Montei o aquário com um pequeno tronco e umas plantas "Egeria" que foram aconselhadas pela loja. Passado um mês, descobri que: 1 - Ter umas plantas num aquário não é a mesma coisa que ter um vaso de salsa! 😊 Acho que quantidade de plantas que comprei eram excessivas para o tamanho do meu reduzido aquário. O "substrato" (pedrinhas) que vinha no kit não era suficiente para as fixar. Tive de cola-las num pequeno pedaço de madeira e esconde-las no substrato, depois de perder muitas folhas e de sujar em demasia a água já está a correr melhor e as plantas estão a crescer. 2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha. 3 - Recebi o termostato/aquecedor de 25W que encomendei no Ebay (7 euros) e montei no aquário. Embora o aquecedor tenha indicador analógico de temperatura, improvisei uma bela prenda de natal (termómetro de vinho😉) para me auxiliar na confirmação da temperatura. No aquecedor marcava 25 e no termómetro 27. Coincidência ou não o peixe começou a ficar menos ativo e perdeu apetite. Deixou de nadar em todo o aquário e apenas vinha à superfície para respirar. Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. O Peixe melhorou. 4 - Chegou também o filtro de água (ebay 4,5 euros + esponjas/filtros 2euros) instalei o filtro. Acho que é um pouco ruidoso e cria muita agitação na água embora o fluxo esteja reduzido ao mínimo. Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde. Apenas o instalei há dois dias mas parece-me que deixa o peixe um pouco agitado (stressado). 5 - Ainda estou a aguardar que chegue a faixa de luz e umas porcelanas que comprei na esperança que consiga colocar algumas no filtro. Desculpem a minha falta de linguagem técnica de aquariofilista. Conselho NÃO TENHAM PRESSA DE TER UM AQUÁRIO FUNCIONAL!!! Sejam meigos nos comentários! Cumprimentos a todos! Citar
Emejet Publicado: Novembro 6, 2019 Publicado: Novembro 6, 2019 Opinião muito rápida: há 12 minutos, Orlando Rebelo disse: 2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha. É normal e vai demorar ainda muito tempo até perder essa cor. A madeira liberta taninos que são os responsáveis por essa cor acastanhada. Não faz mal nenhum á água nem aos peixes. há 14 minutos, Orlando Rebelo disse: Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. Não dá para calibrar o termo/aquecedor? O tempo agora é mais fresco e vai-se notar na água do aquário. há 17 minutos, Orlando Rebelo disse: Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde Errado! Não desligue nunca o filtro. Assim vai acabar por perder a colonia de bactérias que se forma com o ciclo de azoto. O filtro faz muito barulho no seu funcionamento ou com o movimento na água? 1 Citar
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 6, 2019 Autor Publicado: Novembro 6, 2019 Caros amigos No dia 08Out lancei-me na aventura de tentar criar um Betta num aquário de 10L. Encontrei um kit da aquapor de 10L e tentei novamente iniciar este hobbie. Montei o aquário com um pequeno tronco e umas plantas "Egeria" que foram aconselhadas pela loja. Passado um mês, descobri que: 1 - Ter umas plantas num aquário não é a mesma coisa que ter um vaso de salsa! 😊 Acho que quantidade de plantas que comprei eram excessivas para o tamanho do meu reduzido aquário. O "substrato" (pedrinhas) que vinha no kit não era suficiente para as fixar. Tive de cola-las num pequeno pedaço de madeira e esconde-las no substrato, depois de perder muitas folhas e de sujar em demasia a água já está a correr melhor e as plantas estão a crescer. 2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha. 3 - Recebi o termostato/aquecedor de 25W que encomendei no Ebay (7 euros) e montei no aquário. Embora o aquecedor tenha indicador analógico de temperatura, improvisei uma bela prenda de natal (termómetro de vinho😉) para me auxiliar na confirmação da temperatura. No aquecedor marcava 25 e no termómetro 27. Coincidência ou não o peixe começou a ficar menos ativo e perdeu apetite. Deixou de nadar em todo o aquário e apenas vinha à superfície para respirar. Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. O Peixe melhorou. 4 - Chegou também o filtro de água (ebay 4,5 euros + esponjas/filtros 2euros) instalei o filtro. Acho que é um pouco ruidoso e cria muita agitação na água embora o fluxo esteja reduzido ao mínimo. Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde. Apenas o instalei há dois dias mas parece-me que deixa o peixe um pouco agitado (stressado). 5 - Ainda estou a aguardar que chegue a faixa de luz e umas porcelanas que comprei na esperança que consiga colocar algumas no filtro. Desculpem a minha falta de linguagem técnica de aquariofilista. Conselho há 5 minutos, Emejet disse: Opinião muito rápida: É normal e vai demorar ainda muito tempo até perder essa cor. A madeira liberta taninos que são os responsáveis por essa cor acastanhada. Não faz mal nenhum á água nem aos peixes. Não dá para calibrar o termo/aquecedor? O tempo agora é mais fresco e vai-se notar na água do aquário. Errado! Não desligue nunca o filtro. Assim vai acabar por perder a colonia de bactérias que se forma com o ciclo de azoto. O filtro faz muito barulho no seu funcionamento ou com o movimento na água? NÃO TENHAM PRESSA DE TER UM AQUÁRIO FUNCIONAL!!! Sejam meigos nos comentários! Cumprimentos a todos! Já me tinha resolvido que quando o peixe me parecer estabilizado e a temperatura baixar voltar a ligar o aquecedor. Faz um pouco de barulho no motor, mas como é fora do aquário não deve incomodar muito o peixe, vou tentar adaptar o peixe! Citar
Brunomcc2000 Publicado: Novembro 6, 2019 Publicado: Novembro 6, 2019 1 - Plantas nunca são de mais. 2 - Como disse o Emejet é normal essa coloração acastanhada e não faz mal nenhum, muito pelo contrário. 3 - Regula o termostato para 22/23 e vê como fica no termómetro, esse comportamento do peixe é estranho... atenção a isso. 4 - Esse filtro na potência máxima é demasiado forte, na potencia mínima.. não há informação mesmo que reduza 50l/h e passe para 80l/h é muito para o betta, bettas gostam de águas calmas, o filtro deve trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano, que é como quem diz... o filtro só pára para limpeza. 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Novembro 6, 2019 Publicado: Novembro 6, 2019 Boas Orlando Rebelo O filtro de mochila não deve fazer barulho nenhum,o que de facto pode fazer barulho e a queda de água que cai do filtro,ora isso tem uma forma de deixar de ser,e subir a água do aquário ate se deixar de ouvir o barulho da água +ou-. Agora vou-te dizer ó Orlando um segredo para este hobby,já que ninguém nos esta a ouvir,isto e um segredo entre nos os dois,para se conseguir manter um aquário,além de tudo,uma das primeiras coisa e ter muita calma,muita perseverança,e depois do aquário estar montado e tudo em ordem e tudo a trabalhar como deve ser,o outro segredo e mexer o menos que for possível no aquário,só quando se tem que fazer uma tpa,ou limpar um filtro,ou plantar novamente uma planta que saio do sitio,o resto deixa que a natureza faça a parte dela,e tudo o resto irá com calma. Saudações 1 1 Citar
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 7, 2019 Autor Publicado: Novembro 7, 2019 (editado) há 13 horas, Alvaro Silva disse: Boas Orlando Rebelo O filtro de mochila não deve fazer barulho nenhum,o que de facto pode fazer barulho e a queda de água que cai do filtro,ora isso tem uma forma de deixar de ser,e subir a água do aquário ate se deixar de ouvir o barulho da água +ou-. Agora vou-te dizer ó Orlando um segredo para este hobby,já que ninguém nos esta a ouvir,isto e um segredo entre nos os dois,para se conseguir manter um aquário,além de tudo,uma das primeiras coisa e ter muita calma,muita perseverança,e depois do aquário estar montado e tudo em ordem e tudo a trabalhar como deve ser,o outro segredo e mexer o menos que for possível no aquário,só quando se tem que fazer uma tpa,ou limpar um filtro,ou plantar novamente uma planta que saio do sitio,o resto deixa que a natureza faça a parte dela,e tudo o resto irá com calma. Saudações Palavras sábias. Aos poucos estou a aprender mesmo isso, e cada dia que passa mais motivado me senti para experimentar um aquário maior e com outros peixes. Mas tudo a seu tempo. Editado Novembro 7, 2019 por Orlando Rebelo Citar
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 7, 2019 Autor Publicado: Novembro 7, 2019 (editado) O Barato sai caro! Como vos disse comprei um filtro no ebay por 4,5€. Hoje de manhã tinha a mesa do aquário toda molhada. O filtro tem tem uma patilha que permite regular a distancia do filtro ao aquário, que eu ao reajustar provoquei uma rachadela no filtro, a sorte é que foi pequena, que resolvi com cola quente. Fica a dica para outros! Cps Editado Novembro 7, 2019 por Orlando Rebelo Citar
Brunomcc2000 Publicado: Novembro 7, 2019 Publicado: Novembro 7, 2019 há 13 horas, Alvaro Silva disse: O filtro de mochila não deve fazer barulho nenhum Eu cá tenho um filtro de mochila no quarto e acho que os filtros de mochila fazem sempre barulho, dá para reduzir esse barulho ao máximo.. dá mas faz sempre barulho, temos a queda de água que faz barulho e que como disse o Álvaro pode ser evitada ao meter a água ao nível da saída do filtro, mas há também a vibração, o barulho da vibração dá para ser minimizado mas se o filtro estiver em contacto direto com o vidro do aquário vai fazer barulho, eu no meu tento colocar sempre alguma borracha, esponja, algo que absorva um pouco a vibração nos locais onde o filtro tocaria no vidro, mesmo assim faz algum barulho embora muito menos, quase não o oiço. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 7, 2019 Autor Publicado: Novembro 7, 2019 Agora com o filtro funcional acham suficiente fazer uma TPA semanal e limpeza do aquário e filtro mensal? Citar
Brunomcc2000 Publicado: Novembro 7, 2019 Publicado: Novembro 7, 2019 Não, o filtro está a trabalhar mas ainda não tem o ciclo do azoto "completo" As bactérias benéficas instalam-se principalmente nas cerâmicas que você ainda não tem no filtro. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Novembro 7, 2019 Publicado: Novembro 7, 2019 (editado) há 27 minutos, Orlando Rebelo disse: O Barato sai caro! Sem dúvida alguma, é algo que vai aprender com o tempo se continuar a montar aquários, pois penso que todos nós já passámos por isso. Se comprasse umas siporax(cerâmicas para o filtro) e um acelerador biológico dava já aí um bom boost, esses cerâmicas baratas do ebay costumam ser bem pouco porosas, as siporax são boas e também não são caras, 35gr custam 1,66€ serve até 25L, e estamos a falar de boas cerâmicas, mais um acelerador biológico para acelerar o ciclo do azoto e ficava logo com o assunto despachado a mandar vir do ebay enquanto chega e não chega o peixe anda numa água que não de todo a melhor. Cola quente arranja temporariamente, a cola quente e a água não se dão muito bem, o silicone vedaria melhor. Editado Novembro 7, 2019 por Brunomcc2000 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 12, 2019 Autor Publicado: Novembro 12, 2019 Ora viva, amigos! Chegou a minha barra de luz! E como vos tinha dito o peixe não se tinha dado com o aquecedor, mas como a temperatura ambiente baixou, voltei a colocar. No meu termómetro improvisado marca 25-26º. As plantas também estão a desenvolver muito bem. Deixo-vos algumas fotos. 1 Citar
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 26, 2019 Autor Publicado: Novembro 26, 2019 Ora Viva! Dei mais dois passos no meu micro aquário, um em frente e outro nem por isso. Como me parece que o aquário está estável, resolvi melhorar um pouco para decoração. Aproveitei umas pedras decorativas que tinha em casa, comprei uma Anúbia e como queria ter um pouco mais que um Betta, tentei a sorte com dois camarões e uma bola de musgo. A Anúbia que na loja me pareceu muito bem no meu micro aquário ficou gigantesca, e os camarões, como devem imaginar, foram engolidos. Acho que vou comprar um caracol.... Citar
Orlando Rebelo Publicado: Novembro 26, 2019 Autor Publicado: Novembro 26, 2019 Com mais de um mês de vida acho que já merece uma ficha técnica 1 – Nome do aquário: 1º OR Aqua 10L 2 – Data de montagem: 08 Outubro 2019 3 – Dimensões do aquário: 27x14x27 cm 3.1 – Volume bruto e útil: 10 L 3.2 – Móvel: N/A. 4 – Equipamentos: 4.1 – Filtro: Filtro Cascata, sem marca, 130L/H, 3W 4.2 – Termostato: Sem marca 25 W 4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: Barra de Luz Led 1,5W de 18cm 4.4 – Sistema de CO2: N/A 5 – Substrato & Hardscape: 5.1 – Substrato: N/A 5.2 – Hardscape: Tronco de madeira Areão e pedras 6 – Fertilização: N/A 7 – Flora: Anubias barteri Egeria Densa 1 Bola Cladophora aegagropila 8 – Fauna: 1 Betta comprado a 08/10/19. 2 Cherry Shrimp 22/11/19 MIA 23/11/19. Citar
Recommended Posts