taCarvalho Publicado Outubro 14, 2019 Publicado Outubro 14, 2019 Olá a todos! Sou novo aqui no fórum e venho recorrer a vós e à vossa experiência para me ajudarem a identificar uma situação que se tem vindo a desenvolver com o meu Betta macho que está comigo à 3 semanas, mas primeiro deixem-me listar o hardware que tenho: Tanque de 55L; Kit "starter" BioBox2 com termostato (definido para os 26ºC); LED de 6W No que toca a vivos, tenho para além do Betta, a Maintenance Crew composta por: 3 Caracois zebra; 2 Coridoras albinas; 3 Otocinclus; 2 Psuedogastromyzon (creio eu, é parecido aos Plecos mas não é bem Pleco) e duas plantas: Ceratopteris thalicroides; Não consigo identificar pelo nome mas parece um pé de couve pequeno; O tanque foi montado à mais de um mês e neste momento os parâmetros médios da água são os seguintes com 2 TPA's semanais de 20%: pH: 6,5<pH<7,0 Amónia: 0 mg/L Nitritos: 0 < NO2− <0,2 mg/L Nitratos: 10mg/L< NO3- < 25mg/L À cerca de uma semana que tenho notado o aparecimento de uns pontos negros na região do dorso do Betta como vos mostro nas fotografias e ele tem estado menos energético que o costume, até por vezes "cola-se" a uma das zonas de sucção do filtro e permanece lá por breves momentos, imóvel. Depois de pesquisar sobre esta situação aquela que mais se assemelha, creio eu no meu pouco entendimento, é a Black Spot Disease, que mesmo assim acho estranho pois ele veio perfeitinho aqui para casa e assim esteve por duas semanas. Para não mencionar a questão das aves, mas nunca se sabe. Sem pontos: Presença dos pontos: Enfim, peço a vossa ajuda para iluminar esta situação na esperança de poder ajudar o meu Betta e o aquário em si, que são quase como segundos filhos para mim já. Desde já agradeço a atenção pessoal.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Outubro 15, 2019 Publicado: Outubro 15, 2019 Não consigo ajudar muito no que toca aos pontos negros... a mim parece-me apenas ser uma alteração da côr das escamas, mas como diz que o comportamento dele se alterou, é preciso ter atenção a isso. Quanto aos peixes que tem, os Pseudogastromyzon não são de todo peixes que se dêm bem nas mesmas condições que um Betta. Os Bettas selvagens vivem em arrozais, onde há pouco oxigénio e a água é quase estanque, os Pseudogastromyzon vivem em águas com correntes fortes e extremamente bem oxigenadas e o tamanho mínimo aconselhado da base de um aquário para os ter é de 75x30cm. Para além disso são peixes de água temperada e não devem ser mantidos em aquário a temperaturas superiores a 23ºC. As Corydoras e os Ottos são peixes de cardume, e devem ter-se sempre no mínimo 6 para que se sintam seguros, no entanto ja não tem mais capacidade no seu aquário para adicionar mais. O melhor a fazer seria tentar devolver á loja ou arranjar outra "morada" para os Pseudogastromyzon e para uma das outras que referi para poder adicionar mais daqueles que escolher manter neste aquário. 1 Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
taCarvalho Publicado: Outubro 15, 2019 Autor Publicado: Outubro 15, 2019 há 4 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse: Não consigo ajudar muito no que toca aos pontos negros... a mim parece-me apenas ser uma alteração da côr das escamas, mas como diz que o comportamento dele se alterou, é preciso ter atenção a isso. Quanto aos peixes que tem, os Pseudogastromyzon não são de todo peixes que se dêm bem nas mesmas condições que um Betta. Os Bettas selvagens vivem em arrozais, onde há pouco oxigénio e a água é quase estanque, os Pseudogastromyzon vivem em águas com correntes fortes e extremamente bem oxigenadas e o tamanho mínimo aconselhado da base de um aquário para os ter é de 75x30cm. Para além disso são peixes de água temperada e não devem ser mantidos em aquário a temperaturas superiores a 23ºC. As Corydoras e os Ottos são peixes de cardume, e devem ter-se sempre no mínimo 6 para que se sintam seguros, no entanto ja não tem mais capacidade no seu aquário para adicionar mais. O melhor a fazer seria tentar devolver á loja ou arranjar outra "morada" para os Pseudogastromyzon e para uma das outras que referi para poder adicionar mais daqueles que escolher manter neste aquário. Obrigado pela recomendação!
Brunomcc2000 Publicado: Outubro 15, 2019 Publicado: Outubro 15, 2019 (editado) Para mim se acha que realmente há uma doença, meta Esha 2000, quanto mais cedo começar o tratamento melhor(basta seguir o folheto, leia tudo antes de usar e use tal e qual como diz no folheto, se por acaso para o fim achar que o peixes está a melhorar mas ainda não está bom pode continuar mais 1 ou 2 dias) Os pontos parecem-me coisas mínimas mas se diz que há alteração do comportamento pode crer dizer alguma coisa Editado Outubro 15, 2019 por Brunomcc2000 1 Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Outubro 15, 2019 Publicado: Outubro 15, 2019 Boas taCarvalho Bem vindo ao Fórum. Eu muito sinceramente acho que isso não passa de mudança de cor nessa parte do peixe,e que a tua preocupação não passa de uma sugestão. Espero mesmo que não seija nada. Saudações
Recommended Posts