Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal

Long story short. Tinha um aqua de 15L (12 úteis), com neons e camarões. Devido a problemas, tive de mover para um maior, para poder ter um cardume maior. Os peixes tinham começado a entrar em conflito, e como resultado um morreu. Entretanto nesse outro aqua já tenho camarões bebés e tudo, os peixes estão saudáveis.

Como fiquei com um aquário livre (sim podia ficar como aqua hospital, mas é um pouco grande demais para ser aqua hospital para neons. Para isso tenho outros recipientes), o de 15L, decidi que quero lá meter um neon. Hoje começou o processo de reativação. Vai ficar uma a duas semanas a iniciar o ciclo do azoto, e entretanto vou meter plantas, caracóis que tenho a mais do aquário maior, e o que for necessário.

Não pretendo meter nenhuma decoração tipo vasos, troncos, e etc. Quanto muito irei meter uma ou outra pedra lisa, mas apenas isso. A nível de equipamentos, já tem um filtro de 2W de potência (não sei quantos L/H ele manda, mas tenho um de 5W que manda 300L/H, este deve dar pelos 120L/H, que é mais que suficiente), um termostato de 25W, e uma lâmpada de 1W. A filtragem é com esponja.

Assim sendo queria conselhos vossos sobre cuidar de Bettas. Apenas pretendo ter um, e macho. Quais as melhores rações, onde comprar (moro em Odivelas, trabalho em LX), e como conservar alimentos vivos, se existem alternativas aos vivos, qual o pH e dureza ideal, etc

Quanto a água, neste momento abandonei água de garrafão, e estou a usar água de torneira, com um tratamento anti cloro, cloramina, e que também ajuda a proteger as barbatanas e as escamas dos peixes da Fluval: Fluval Acondicionador

Editado por Abel Tenera
Publicado:
1 hour ago, Abel Tenera said:

o de 15L, decidi que quero lá meter um neon

Queres dizer betta, certo?

Vai ficar uma a duas semanas a iniciar o ciclo do azoto

Como vai fazer isso em apenas 2 semanas?

se existem alternativas aos vivos

Existem várias alternativas congeladas ou desidratadas.

Projetos antigos:

Publicado:
39 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Queres dizer betta, certo?

Como vai fazer isso em apenas 2 semanas?

Existem várias alternativas congeladas ou desidratadas.

Sim betta, sorry 🙂

Eu calculo uma ou duas semana, que é o tempo que demora um aquário destas dimensões a ciclar. Vou metendo comida no aqua todos os dias para criar amónia. Não irei meter nenhum Betta sem fazer os testes à agua. Tenho daquelas tiras 6 em 1. Também irei aproveitar água do meu outro aqua para fornecer bactérias.

Podes recomendar alguma marca de desidratados?

Publicado: (editado)

boas,

recomendo Bettagran diariamente, é barata e bastante completa, os meus adoram e de vez em quando bloodworms congelada ou seca da tropical que ficam malucos 😄

Atenção que os Bettas precisam de pouca comida, mas com regularidade, claro se falhares um dia a alimentação não é grave eles aguentam bem. O estomago deles tem o tamanho do olho sensivelmente. Eu dou as 8h e 19h

Tenta manter o termostato nos 26º, nas TPAs não tem problema de ser um pouco mais fria, o ideal é ser sempre igual, mas nem sempre conseguimos, não convém é ser mais quente. Num aqua de 15L tenta sempre mudar 4~5L de agua por semana, nunca mais que isso para não estragar o equilibro do aqua. (é nas TPAs que removes o excesso de poluentes da agua)

Na filtração convem ser lenta, sem muita corrente (eu tenho femeas que gostam de corrente, mas não é normal nos bettas).

O betta é um peixe fácil de manter e muito brincalhão, sempre que deres comida mantém a mão por perto para ele se habituar, os meus até sobem para a mão se eu quiser 😉

Eles gostam de fundo preto, plantas naturais e flutuantes de preferencia com raiz grande (ex: Limnobium laevigatum). Se possivel compra folhas de amendoeira de india ou o condicionador proprio para aquario de betta que contem oleo destas folhas, as folhas dentro do aqua alem de ser um ponto de brincadeira dele, tambem liberta taninos e oleos que protegem a mucosa do peixe, deixa-o mais calmo, e com a imunidade mais alta, prevenindo doenças.

Boa sorte para o aqua, e aproveita para ler muito na internet que informação não falta para cuidar deste peixe lindo que é o betta.

Editado por Hugo Velez
  • Gosto 1
Publicado:
2 minutes ago, Hugo Velez said:

boas,

recomendo Bettagran diariamente, é barata e bastante completa, os meus adoram e de vez em quando bloodworms congelada ou seca da tropical que ficam malucos 😄

Atenção que os Bettas precisam de pouca comida, mas com regularidade, claro se falhares um dia a alimentação não é grave eles aguentam bem. O estomago deles tem o tamanho do olho sensivelmente. Eu dou as 8h e 19h

Tenta manter o termostato nos 26º, nas TPAs não tem problema de ser um pouco mais fria, o ideal é ser sempre igual, mas nem sempre conseguimos, não convém é ser mais quente. Num aqua de 15L tenta sempre mudar 4~5L de agua por semana, nunca mais que isso para não estragar o equilibro do aqua. (é nas TPAs que removes o excesso de poluentes da agua)

Na filtração convem ser lenta, sem muita corrente (eu tenho femeas que gostam de corrente, mas não é normal nos bettas).

O betta é um peixe fácil de manter e muito brincalhão, sempre que deres comida mantém a mão por perto para ele se habituar, os meus até sobem para a mão se eu quiser 😉

Eles gostam de fundo preto, plantas naturais e flutuantes de preferencia com raiz grande (ex: Limnobium laevigatum). Se possivel compra folhas de amendoeira de india ou o condicionador proprio para aquario de betta que contem oleo destas folhas, as folhas dentro do aqua alem de ser um ponto de brincadeira dele, tambem liberta taninos e oleos que protegem a mucosa do peixe, deixa-o mais calmo, e com a imunidade mais alta, prevenindo doenças.

Boa sorte para o aqua, e aproveita para ler muito na internet que informação não falta para cuidar deste peixe lindo que é o betta.

Obrigado pelo comentário. 

O filtro que tenho é de 2W. A potência não é regulável, mas vou tentar meter obstruções na saída ou apontar o tubo de saída para o vidro. 

A ver se compro mais pedrinhas no chinês. Onde compro essas bloodwirm secas? Com que frequência dou? 

Publicado:

sendo de odivelas acho que na fishplanet do Strada tens, a embalagem diz bloodworms freeze dried acho (parecem umas minhocas secas), é um snack, podes usa-lo para confraternizar com o betta, pois ele vai seguir e até saltar para a tentar apanhar. Só não convem dar todos os dias, mas umas 2x por semana esta bom, todos os dias pode obstruir a evacuação deles. 

Em vez de pedrinhas podes por areia de silica (muito barata), ou melhor ainda então areia preta que favorece a cor do betta.

o filtro se for daqueles internos de 2w não parece ser problemático, se vires que o betta se debate em ficar no mesmo sitio é que é mau. eles gostam de nadar e fazer paragens bruscas, e de explorar o aquario, com corrente e barbatanas gigantes não o conseguem fazer.