Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho este saco de composto "organico universal" e "ecológico" em casa:

large.71730518_547664192640895_6459510511150039040_n.jpg

E gostava de perguntar se alguém sabe se este tipo de substrato fértil pode ser usado em aquário. Consequências, se tem benefícios, se é possível de utilizar se estiver bem tapado/afastado da coluna de água, se há um risco grande de criar um problema de algas, se faz diferença pela quantidade, etc.

Obrigado desde já e boas TPA´s

Publicado:

Se tivesses um aquário pequeno seria interessante fazeres essa experiência, no entanto, deves usar uma boa quantidade de inerte por cima para garantir que não passa nada para a coluna de água, eu por acaso tou a pensar mandar vir umas plantas novas este mês vou tentar tirar uns pés para fazer umas experiências.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas João decidi fazer uma experiência não idêntica mas parecida, não usei como substrato no aquário, mas usei como substrato num sistema emerso, e até agora parece-me estar a funcionar bem, vou deixar aqui umas fotos:
Uma de dia 29/10

21859681616283c0caf216c6196374db.jpg

E 04/11

92cdb1b2348b54fc42dda8b0611e7057.jpg

Já se nota crescimento nas Rotalas e embora não seja muito visível nas fotos as Eleocharis estão a começar a soltar alguns runners

O que se vê aqui é muito simples, bio substrato universal como fértil e como inerte areia da praia misturada com areão preto (restos de outra montagem só para não subir o fértil), acho que até meti água a mais mas tá a correr bem até agora.

O importante depois com a água é garantir que o fértil não sobe para a coluna de água.

Editado por Brunomcc2000

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Descobri ontem o chamado Walstad Method aconselho-o a pesquisar sobre o assunto, acaba por estar relacionado com este tipo de substratos em aquário.

Aqui está um dos links que eu tenho usado para estudar este método:

http://www.theaquariumwiki.com/wiki/Walstad_method

E aqui um vídeo explicativo de aquários que usaram este mesmo método:

Editado por Brunomcc2000