Francisco Gaudêncio Publicado Setembro 25, 2019 Publicado Setembro 25, 2019 Olá, Há mais ou menos um mês que decidi que iria montar o meu primeiro aquário, depois de muito ler aqui pelo fórum, hoje chegou o dia. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário:... 2 - Data da montagem: 24/09/2019 3 - Dimensões do aquário: 45x28x303.1 - Volumes bruto: 37,5L 4 - Equipamentos Instalados4.1 - Filtro: Marina Slim S104.2 - Termostato: EHEIM 75w4.3 - Iluminação/Foto-período: Led 14w 45led com luzes azuis, brancas, vermelhas, verdes, violetas e amarelas. 4.4 - Sistema de CO2: n/a 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações5.1 - Substrato fértil: Tropica Aquarium Soil Powder5.2 - Substrato inerte: n/a5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): Tronco Red Moor Rocha Vulcânica (comprei para afunda o tronco não sei se irei manter) 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): n/a 7 - Fauna: corydora pigmeus, tetra cardinal 8 - Plantas: Anúbia Congensis e Limnophila Aquática 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura): pH: 7.2 gH: >10°d kH: 6°d NO2: 0 NO3: 0 Temperatura: 26° 9.2 - Frequência das TPA's: ... 10 - Fotos Agora, preciso de ajuda em relação às TPA, frequência e quantidade e também em relação à fauna. De resto fico à espera de sugestões e criticas. Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk 1 Citar
Ricky Gomes Publicado: Setembro 25, 2019 Publicado: Setembro 25, 2019 Boas. A cerca do areao podias ter feito um desnível. Mais atras e menos na frente :) a rocha podes usar se couber aí, por agora deixa para o tronco se segurar :) Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk Citar
Brunomcc2000 Publicado: Setembro 25, 2019 Publicado: Setembro 25, 2019 há 9 horas, Francisco Gaudêncio disse: Agora, preciso de ajuda em relação às TPA, frequência e quantidade e também em relação à fauna. TPA's faz 1 por semana tal como penso que o saco do substrato que compraste indica(costumo dizer no saco que o substrato liberta nutrientes na coluna de água nas primeiras semanas pelo que deves fazer TPA's mesmo durante o ciclo), podes continuar sempre a fazer 1 por semana entre 5 a 10L(20% a 33%), a fauna a tentar meter os néons e a corys pygmaeus, eu metia cerca de 6 néons e 4 corys, e ficava atento ao comportamento dos néons se começarem a andar constantemente bulha tentava pôr mais um ou dois, eles não se dão muito bem em pequenos cardumes(pelo que tenho visto nos meus aquários) mas 7 ou 8 já a ser um cardume razoável. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 25, 2019 Publicado: Setembro 25, 2019 Provávelmente já sabe disso, visto que não tem fauna ainda na foto, mas nunca é demais lembrar que primeiro que tudo, convém ciclar o aquário primeiro antes de adicionar qualquer tipo de fauna. 10 hours ago, Francisco Gaudêncio said: 7 - Fauna: corydora pigmeus, tetra cardinal 13 minutes ago, Brunomcc2000 said: cerca de 6 néons e 4 corys, e ficava atento ao comportamento dos néons se começarem a andar constantemente bulha tentava pôr mais um ou dois 37.5L só dá para 6 Néons/Cardinais adultos e já é puxar a corda para um principiante... mais ainda considerando que o filtro utilizado é relativamente pequeno. O meu conselho é um começar com um Betta (tem muito mais personalidade que 6 Néons e é mais fácil para começar). Se achar que é pouco, pode tentar adicionar 6 Corys pigmeus ou 4 Corys de espécies maiores (convém adicionar os Corys antes do Betta). Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Brunomcc2000 Publicado: Setembro 25, 2019 Publicado: Setembro 25, 2019 há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse: 6 Néons/Cardinais adultos e já é puxar a corda para um principiante De facto, eu exagerei um bocado. há 3 horas, Brunomcc2000 disse: TPA's faz 1 por semana tal como penso que o saco do substrato que compraste indica Entretanto aqui está o que indica no saco do solo que compraste: "Como usar o produto Recomendamos que você altere 25-50% da água min. duas vezes por semana durante as primeiras 4 semanas após o estabelecimento do aquário." Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Francisco Gaudêncio Publicado: Setembro 25, 2019 Autor Publicado: Setembro 25, 2019 Pois, pelo que tenho percebido é um aquário muito pequeno com o qual tenho que ter cuidado com as espécies e o número de elementos que lá coloco.Outra questão, quantas horas de luz é aconselhável?Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
Marco Lopes Publicado: Setembro 25, 2019 Publicado: Setembro 25, 2019 Pois, pelo que tenho percebido é um aquário muito pequeno com o qual tenho que ter cuidado com as espécies e o número de elementos que lá coloco.Outra questão, quantas horas de luz é aconselhável?Enviado do meu MAR-LX1A através do TapatalkAcho que já te deram bons conselhos quanto às horas de luz entre 6 a 8h serão suficientes. Enviado do meu 6043D através do Tapatalk Citar Granite Den
Francisco Gaudêncio Publicado: Setembro 25, 2019 Autor Publicado: Setembro 25, 2019 37.5L só dá para 6 Néons/Cardinais adultos e já é puxar a corda para um principiante... mais ainda considerando que o filtro utilizado é relativamente pequeno. Diz que o filtro é pequeno, mas ele faz há volta de 7 a 8x o volume do aquário, não chega?? Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
Brunomcc2000 Publicado: Setembro 25, 2019 Publicado: Setembro 25, 2019 Diz que o filtro é pequeno, mas ele faz há volta de 7 a 8x o volume do aquário, não chega??Eu acho que a circulação é boa para mim está no ponto, já em termos de dimensão aí sim é pequeno, tem pouco espaço para filtragem biológica eu aconselhava meter cerâmicas e lã filtrante invés dos cartuchos que vêm no filtro.Mas é o suficiente para o aquário não é motivo de preocupação, eu também entusiasmei-me e exagerei um bocado nos números daí ter dado razão ao João, por exemplo eu tenho 16 peixes em 75L e estava a dizer para você pôr 10 em 30L(estamos a falar em peixes de pequenas dimensões) não é impossível mas tal como disse o João não é aconselhável para um iniciante, quantos mais peixes pior, mais exigente o aquário se torna dado que os níveis de nitrogênio (NO3,NO2 e NH3/NH4) sobem com maior rapidez logo precisam de TPA's mais cedo.Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 26, 2019 Publicado: Setembro 26, 2019 9 hours ago, Francisco Gaudêncio said: Diz que o filtro é pequeno, mas ele faz há volta de 7 a 8x o volume do aquário, não chega?? Como já disse o @Brunomcc2000, é pequeno em termos de volume para matéria filtrante que consegue colocar lá dentro. Há alguns vídeos no youtube que mostram como melhorar um pouco isso, mas desde que não tenha o aquário sobrelotado, serve perfeitamente. Youtube - Customized Marina Slim S10 Power Filter Este vídeo mostra uma boa solução, mas em vez de colocar o Purigen eu preferia ter mais um ou 2 saquinhos de cerâmicas. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Francisco Gaudêncio Publicado: Setembro 26, 2019 Autor Publicado: Setembro 26, 2019 Mas isso não vai provocar uma redução no caudal da água?? Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 26, 2019 Publicado: Setembro 26, 2019 3 minutes ago, Francisco Gaudêncio said: Mas isso não vai provocar uma redução no caudal da água?? Os ganhos que tem em termos de filtragem biológica compensa e muito a pequena redução de caudal que poderá vir a ter. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Francisco Gaudêncio Publicado: Setembro 26, 2019 Autor Publicado: Setembro 26, 2019 Os ganhos que tem em termos de filtragem biológica compensa e muito a pequena redução de caudal que poderá vir a ter.Obrigado, assim que possível vou passar na loja para comprar o material necessário, mas uma questão, coloco como está demonstrado no vídeo, em saquinhos ou encho o filtro até cá a cima sem os sacos e coloco um pouco de lã no topo?? Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 26, 2019 Publicado: Setembro 26, 2019 6 hours ago, Francisco Gaudêncio said: Obrigado, assim que possível vou passar na loja para comprar o material necessário, mas uma questão, coloco como está demonstrado no vídeo, em saquinhos ou encho o filtro até cá a cima sem os sacos e coloco um pouco de lã no topo?? Ter os sacos de rede é melhor, porque permite-lhe tirar as cerâmicas para limpar (com água retirada do aquário) sem ter que desmontar o filtro todo. Porque por mais esponjas e lãs que ponha, há sempre partículas mais pequenas que vão passar e sujar as cerâmicas. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Francisco Gaudêncio Publicado: Setembro 27, 2019 Autor Publicado: Setembro 27, 2019 Boa noite,Hoje quando cheguei a casa tinha esta camada branca à volta de várias zonas do tronco e algumas pintas pretas, é normal ou tenho que me preocupar?? Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk Citar
Ricky Gomes Publicado: Setembro 27, 2019 Publicado: Setembro 27, 2019 Em relação às pintas pretas não sei o que é mas ao branco que te aparece no tronco é normal. Não faz mal nenhum aos peixes. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk Citar
Brunomcc2000 Publicado: Setembro 27, 2019 Publicado: Setembro 27, 2019 A camada branca é mesmo assim podes esfregar isso com uma escova dos dentes(nova só para o aquário) para ajudar a limpar, mas como já te disseram é normal os troncos fungarem não te preocupes com o tempo isso passa, e não é prejudicial até há alguns peixes que comem isso Os pontos pretos parecem-me pedaços de rocha vulcânica. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Recommended Posts