Alvaro Silva Publicado: Setembro 8, 2019 Publicado: Setembro 8, 2019 Neste momento do campeonato era pior a emenda que o soneto, o melhor mesmo e deixares o aquário ficar a sim,deixares ele maturar, lá mais para a frente quando resolveres mudares o substrato,como o aquário já tem a água e todo o sistema e filtro maturado mudas. Mudar de substrato terás que desmanchar o aquário,a primeira coisa e retirares o máximo de água do aquário para uma caixa de plástico juntares o filtro para não parar de trabalhar e a sim não perder as bactérias,e como e evidente os peixes e plantas também,depois e fazer a operação de retirar o areão passar com água limpa para tirares alguma sujidade,e voltar a colocares o novo substrato,colocares a água da caixa deixar só alguma para os peixes,colocas água nova se faltar para encheres o aquário,filtro a trabalhar e peixes para a nova casa. Saudações 1 Citar
Luis Vaz Publicado: Setembro 8, 2019 Publicado: Setembro 8, 2019 Neste momento do campeonato era pior a emenda que o soneto, o melhor mesmo e deixares o aquário ficar a sim,deixares ele maturar, lá mais para a frente quando resolveres mudares o substrato,como o aquário já tem a água e todo o sistema e filtro maturado mudas. Mudar de substrato terás que desmanchar o aquário,a primeira coisa e retirares o máximo de água do aquário para uma caixa de plástico juntares o filtro para não parar de trabalhar e a sim não perder as bactérias,e como e evidente os peixes e plantas também,depois e fazer a operação de retirar o areão passar com água limpa para tirares alguma sujidade,e voltar a colocares o novo substrato,colocares a água da caixa deixar só alguma para os peixes,colocas água nova se faltar para encheres o aquário,filtro a trabalhar e peixes para a nova casa. Saudações Ganda malha Álvaro.Obrigado pela dica mais uma vez.Abraço Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk Citar
Luis Vaz Publicado: Setembro 8, 2019 Publicado: Setembro 8, 2019 Pessoal, o meu filtro a funcionar bem criave imenso borbulhar. Agora, vá se lá saber pq, apenas circula a água, e bem, mas deixou de borbulhar.Alguém me sabe dizer a razão, ou o que devo fazer para que possa continuar a funcionar como antes? Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk Citar
Alvaro Silva Publicado: Setembro 8, 2019 Publicado: Setembro 8, 2019 Boas Luís Vaz Acho que agora e que ele esta a trabalhar bem,e não quando fazia o borbulhar,mas como eu não conheço esse filtro,o melhor mesmo e esperares por outras opiniões. Saudações 1 Citar
Luis Vaz Publicado: Setembro 8, 2019 Publicado: Setembro 8, 2019 Boas Luís Vaz Acho que agora e que ele esta a trabalhar bem,e não quando fazia o borbulhar,mas como eu não conheço esse filtro,o melhor mesmo e esperares por outras opiniões. Saudações Sempre em cima, grande Álvaro.Em anexo vai a foto do filtro. Como ele sempre trabalhou com a saída de água a borbulhar pensei que era assim a sua forma de trabalhar. De qlq forma obrigado mais uma vez.Abraço Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk Citar
brunofasoares Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Mas porque é que não enches mais o aquário? Tem pouca água... 1 Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Ricky Gomes Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Podia ter algum ar dentro do filtro ou por ter pouca água isso puxava ar... Se encheres mais o aquário deixa de borbulhar. Ao borbulhar está a puxar ar e pode danificar a bomba do filtro Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Se for um filtro deste género, é suposto borbulhar, desde que a ponta do tubo de ar esteja fora de água. 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Ricky Gomes Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 O que o João disse é verdade. Se não trouxe o tubo para o encaixe basta pores debaixo de água se trouxe o tubo coloca para borbulhar. Ou compras um e colocas ehehEnviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
Luis Vaz Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Se for um filtro deste género, é suposto borbulhar, desde que a ponta do tubo de ar esteja fora de água. Oi João,Sim o filtro é desse género. Ele borbulha a e bem. Dum momento para o outro deixou de borbulhar. Já o limpei e... nada.Têm alguma forma de o fazer borbulhar?O tubo respirador está fora, como sempre teve. Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
Luisvaz Publicado: Setembro 9, 2019 Autor Publicado: Setembro 9, 2019 há 1 hora, Ricky Gomes disse: Podia ter algum ar dentro do filtro ou por ter pouca água isso puxava ar... Se encheres mais o aquário deixa de borbulhar. Ao borbulhar está a puxar ar e pode danificar a bomba do filtro Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk Olá Ricky, Sabes de alguma forma de purgar o filtro? Tirar lhe o ar ou algo? Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 (editado) 33 minutes ago, Luis Vaz said: Oi João, Sim o filtro é desse género. Ele borbulha a e bem. Dum momento para o outro deixou de borbulhar. Já o limpei e... nada. Têm alguma forma de o fazer borbulhar? O tubo respirador está fora, como sempre teve. Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk Pode ser algum bloqueio no tubo de ar ou pouco fluxo de água a sair do filtro. Para ver se o problema é do tubo/respirador, experimente soprar no respirador para ver se há algum bloqueio. Se não houver bolhas de ar a sair na outra ponta, o problema é do tubo/respirador. Se tudo estiver bem com o respirador, verifique o fluxo de água á saída do filtro, como diz que já limpou o filtro, verifique se as esponjas ou matérias filtrante não estão demasiado compactadas. Ao limpar o filtro, tirou o rotor do motor para limpar? Editado Setembro 9, 2019 por João Cardoso (Kadoxu) 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Luis Vaz Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Pode ser algum bloqueio no tubo de ar ou pouco fluxo de água a sair do filtro. Para ver se o problema é do tubo/respirador, experimente soprar no respirador para ver se há algum bloqueio. Se não houver bolhas de ar a sair na outra ponta, o problema é do tubo/respirador. Se tudo estiver bem com o respirador, verifique o fluxo de água á saída do filtro, como diz que já limpou o filtro, verifique se as esponjas ou matérias filtrante não estão demasiado compactadas. Ao limpar o filtro, tirou o rotor do motor para limpar?Qd limpei o filtro, apenas limpei umas das esponjas, como vinha no manual. Entupimento tb não me parece, pq soprei várias vezes o tubo respirador e sai o ar com facilidade.Acho que vou desmontar novamente o filtro e tnt perceber melhor se à ou não algum entupimento.Obrigado João pelas dicasAbraço Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 1 minute ago, Luis Vaz said: Qd limpei o filtro, apenas limpei umas das esponjas, como vinha no manual. Entupimento tb não me parece, pq soprei várias vezes o tubo respirador e sai o ar com facilidade. Acho que vou desmontar novamente o filtro e tnt perceber melhor se à ou não algum entupimento. Obrigado João pelas dicas Abraço Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk É importante, sempre que se faz manutenção do filtro, limpar o rotor e a cavidade onde ele encaixa (não sei o termo técnico). Um rotor sujo faz com que o motor tenha que fazer mais esforço para bombear a água. Mais esforço leva a um tempo de vida útil mais reduzido do motor. O rotor de um filtro de aquário normalmente é semelhante a isto (a imagem seguinte é de um rotor de um filtro externo EHEIM), tem um iman cilíndrico e uma peça com as pás, o rotor normalmente encaixa num veio metálico ou cerâmico dentro da cavidade do motor: 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Luis Vaz Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 É importante, sempre que se faz manutenção do filtro, limpar o rotor e a cavidade onde ele encaixa (não sei o termo técnico). Um rotor sujo faz com que o motor tenha que fazer mais esforço para bombear a água. Mais esforço leva a um tempo de vida útil mais reduzido do motor. O rotor de um filtro de aquário normalmente é semelhante a isto (a imagem seguinte é de um rotor de um filtro externo EHEIM), tem um iman cilíndrico e uma peça com as pás, o rotor normalmente encaixa num veio metálico ou cerâmico dentro da cavidade do motor: Ok João.Vou ver se csg pó lo a funcionar como deve ser.O filtro que tenho é o que está na foto em baixoEnviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk Citar
Luisvaz Publicado: Setembro 9, 2019 Autor Publicado: Setembro 9, 2019 há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse: Pode ser algum bloqueio no tubo de ar ou pouco fluxo de água a sair do filtro. Para ver se o problema é do tubo/respirador, experimente soprar no respirador para ver se há algum bloqueio. Se não houver bolhas de ar a sair na outra ponta, o problema é do tubo/respirador. Se tudo estiver bem com o respirador, verifique o fluxo de água á saída do filtro, como diz que já limpou o filtro, verifique se as esponjas ou matérias filtrante não estão demasiado compactadas. Ao limpar o filtro, tirou o rotor do motor para limpar? Não João, não tirei nada. Apenas tirei uma das esponjas e aquele saquinho que tem umas pedrinhas ou algo do género. Soprei o e lavei o bem. Vou ter que o desmontar de novo e verificar se existe alqum entupimento ou algo do género. João obrigado por todas as ajudas, que foram bastante úteis para mim. Grande abraço. ( se o seguir resolver o problema comunico), obrigado ✌️✌️ Citar
Ricky Gomes Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Quando colocares o filtro dentro do aquário, deixa ele primeiro ganhar água dentro e depois ao fim de uns 2 minutos ligas. Para ele ter tempo de ganhar água dentro do rotor. Ou então é como disseram, podes ter muita coisa dentro do filtro de maneira que está muito compactado e a circulação por dentro criar esse ar.O qe tens dentro do filtro? Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
Luisvaz Publicado: Setembro 9, 2019 Autor Publicado: Setembro 9, 2019 há 3 horas, Ricky Gomes disse: Quando colocares o filtro dentro do aquário, deixa ele primeiro ganhar água dentro e depois ao fim de uns 2 minutos ligas. Para ele ter tempo de ganhar água dentro do rotor. Ou então é como disseram, podes ter muita coisa dentro do filtro de maneira que está muito compactado e a circulação por dentro criar esse ar. O qe tens dentro do filtro? Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk Caro Kicky, João Cardoso, Alvaro, Brunofasoares Já consegui pó lo a funcionar como deve ser. Desmontei o todo e percebi que devia te lo limpo na totalidade. Apenas tinha limpo umas das esponjas, logo a que estava mais perto da saída do ar... Erro, acho eu... Essa estava suja, mas a que estava junto ao fundo é que tinha o problema. Completamente imundo. Após a limpeza total, voila, o bicho funciona como se fosse novo. Pessoal, o meu continuo obrigado. Vocês são umas máquinas 👍👍👍 Citar
Luisvaz Publicado: Setembro 9, 2019 Autor Publicado: Setembro 9, 2019 Ricky, dentro do filtro existem duas esponjas e um saquito com umas " pedrinhas". Foi isso que limpei Citar
Ricky Gomes Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Pedrinhas? Serão cerâmicas? Tens fotos?Ainda bem que já solucuonaste o problema. Estamos todos cá para ajudar sempre o próximo e sempre da melhor maneira abraço Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Boas Luís Vaz Essas pedrinha como tu dizes não serão cerâmicas como isto se for não deves lavar com a água da torneira,mas sim com água tirada do aquário,há também pode ser como isto aqui e na mesma lavado com a água do aquário. Saudações 2 Citar
Luisvaz Publicado: Setembro 9, 2019 Autor Publicado: Setembro 9, 2019 Ricky, não sei se vês tb o comentário do Álvaro, deduzo que sim. As pedrinhas, o qual lhe chamo, s chamo pq não sei o nome técnico, são umas bolinhas, tipo essas da foto, que devem ser de cerâmica sim. Estão num pequeno saquinho e lavei tudo com água do aquário. Graças às vossas dicas, foi o que fiz. ✌️👍✌️👍✌️👍 1 Citar
Ricky Gomes Publicado: Setembro 9, 2019 Publicado: Setembro 9, 2019 Sim são cerâmicas então. Como te disseram, sempre com a água retirada do aquário para não se perder/matar bactérias. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk 1 Citar
Recommended Posts