Recommended Posts

Publicado

Ao fim de três semanas de montagem estou a chegar à fase em que é necessário começar a pensar na fertelização do aqua.

Podem ver o meu cubo plantado aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25190

Como as plantas que tenho são quase todas de crescimento rápido, tenho bastante luz e co2, a quantidade de fertelizante de micro-nutrientes deve ser boa.

Gostava que me dessem dicas de como e com que abudar de ordem "correcta" para que n venha a ter verdadeiros ataques de algas :twisted:

Já agora umas dicas sobre os macros tb :twisted: tal como onde posso comprar os componentes necessários para os fazer aqui no porto, ou se existem algum fertilizante comercial que ja tenha os forneça nas quantidades necessárias.

Obrigada :lol:

Publicado:

ola

a fertilizacao de macros e que deve ser boa porqur em relacao a micronutrientes as plantas so consomen pequenas quantidades!por exemplo, eu no meu de 120 litros apenas coloco 1 gota de hortrilon por dia (micros) e 2 gotas de seachem flourish por dia tambem (macros)!

para saberes a ordem correcta para adubares o teu cubo tens que ir experimentando e vendo o desenvolvimento das plantas...conosoante isso aumentas ou diminuis a quantidade de fertilizante!

abraço.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Peço desculpa mas não podemos deixar passar estas "pequenas" coisas para não induzirmos alguém em erro.

O Flourish é fertilizante de Micro Nutrientes e não de Macros, deixo aqui um pequeno texto sobre as suas caracteristicas.

Flourish™ is a comprehensive plant supplement for the natural freshwater aquarium. It contains a rich assortment of important micro elements, trace elements and other nutrients. These include calcium, magnesium, iron and other important elements that have been shown to be beneficial to aquatic plants.

For macro element (NPK) fertilization, use Flourish Nitrogen™, Flourish Phosphorus™ or Flourish Potassium™ as needed.

Publicado:

peço desculpa por discordar :?: mas o flourish e de macros mas tambem tem micros! alias...segundo vi ja nao me lembro onde,alguem tinha uma tabela onde dizia que o flourish tinha mais micronutrientes que o flourish trace... :lol:

o flourish tem uma relacao N-P-K de 4-1-6! :lol:

abraço.

Publicado:

Boas João

Não querendo contrariar a tua resposta mas sim chegar a uma única solução, o que me dizes disto?

Geral dos Productos:

http://www.seachem.com/products/planted.html

Apenas Flourish:

http://www.seachem.com/products/product_pa...s/Flourish.html

Aguardo

Publicado:

na descriçao do seachem flourish aparece la os elementos macro N-P-K mas a relacao que esta na embalagem do meu florusih e a que costumo ver em todas as embalagens e diferente dessa que esta no site! :lol:

continuo a dizer que o flourish tem macronutrientes e micronutrientes e nao apenas micros. :lol:

abraço. :?:

Publicado:

Olá.

continuo a dizer que o flourish tem macronutrientes e micronutrientes e não (palavra corrigida) apenas micros.

E tens toda a razão... Mas também sabes qual é a diferença entre elementos Macro e Micro, certo?

Já reparaste bem nas concentrações de N-P-K do Seachem Flourish? São minúsculas :lol: O que o Miguel Silva queria dizer, penso eu, é que o Seachem Flourish não convem ser usado como fertilizante de Macros. É que se for assim, quase que a água da torneira tem maior concentração de N e K (P já não digo) do que o Seachem Flourish... :?:

Como fertilizante de Macros tens estes (no site que indicaste):

FL Nitrogen: 1.5% N

FL Phosphorus: 0.3% P

FL Potassium: 4% K

E as concentrações do Seachem Flourish são:

N: 0.04%

P: 0.01%

K: 0.06%

Por isso, mais uma vez o digo, não que o Seachem Flourish não tenha elementos macro, mas em muito pouca concentração, face a fertilizantes próprios de Macros... a grande diferença está aí.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Se reparares, o Seachem Flourish tem mais Ferro que elementos NPK... :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

For macro element (NPK) fertilization, use Flourish Nitrogen™, Flourish Phosphorus™ or Flourish Potassium™, alguem sabe onde na zona do grande porto posso encontrar estes produtos? Ja procurei em hipermercados, no AKI e nada...

Abraços

Publicado:

Viva,

Eu nunca vi nada disso à venda em Hipermercados, etc.

Deves conseguir arranjar sem dificuldades em lojas de aquariofilia... E mesmo aí nem em todas...

abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Vamos lá ver uma coisa então, em jeito de conclusão, digam quais os fertelizantes, tanto de macros como de micros acham melhores em termos de custo/resultados.

Vêm-se milhentos posts a falar do mesmo, com resmas de nomes e marcas, mas nada em concreto :wink:

Vamos lá marcas e produtos que axam os melhores em custo/resultados.

Publicado:

A minha opinião é a seguinte:

- para micros, podes usar o TMG ou então optar por uma receita caseira (por exemplo, tal como foi dito, o Hortilon). refiro o TMG mas tens muitos mais (da JBL, da Sera, etc, quase todas as marcas de renome possuem fertilizantes de micros). O IMPORTANTE é que adquiras um fertilizante de micros que NÃO contenha MACROS.

- Na minha opinião eu não usaria o Seachem Flourish DESDE QUE também vá dosear MACROS em separado, porque, como foi dito, o flourish também contem macros (em pequenas quantidades, é certo, mas contém...). Pela experiência que tenho, usar apenas Flourish (como adubo de micros e macros) resulta, em norma, em carências de macros, pois contém muito pouca quantidade de N,P e K.

-Para MACROS, ou optas por uma receita caseira (largamente discutida aqui no forum, pesquisa por macro nutrientes) com base em N, P e K em separado, ou então doseia com Seachem Nitrogen (N), seachem Phosphorus (P) ou Seachem Potassium (K) (julgo serem estes os nomes, eu só uso o Seachem Nitrogen).

Esta minha opinião resulta, naturalmente, da minha experiência... podes receber outras opiniões diferentes...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484