farodriguez007 Publicado Agosto 17, 2019 Publicado Agosto 17, 2019 (editado) Olá pessoal. Após alguns anos de desleixo, resolvi este mês esvaziar e reparar (novos vidros) o meu aquário (120x40x55). Ao inicio fui usando o meu Kit CO2 da JBL, mas, ou porque o reator (sera) que estava ligado a um 2º filtro estava sempre "sujo", ou porque não via grande crescimento nas plantas acabei por o desligar. Agora e antes de iniciar novo set up, penso voltar ao uso do CO2, acabando por adquirir um "JBL Proflora Direct CO2 Inline Diffuser", contudo tenho algumas dúvidas que gostaria de partilhar: 1º Uso garrafa de 500gr de CO2, que em casa ia recarregando de uma de 10kg que me deram (máquina de finos) em 2013. Acho que a garrafa grande ainda terá cerca de 6Kg disponíveis, mas ainda estará bom passados estes anos?? 2º Desta feita, apenas irei usar o filtro principal (JBL 1501), mas, estando a usar o "JBL Proflora Direct CO2" qual a saída mais eficaz, a flauta ou o bico?? 3º Irei manter as 2 lâmpadas T5 de 54W, será (in)suficiente para manter plantas sem as temidas "algas"?? Obrigado Cumprimentos Editado Agosto 17, 2019 por farodriguez007 erros gramaticais Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Agosto 17, 2019 Publicado: Agosto 17, 2019 Boas1 - desde que a garrafa não tenhas fugas e perdido o Co2, este está em condições para uso.2- eu prefiro o uso de lilly pipes, no entanto as flautas costumam ser muito boas a criar movimento dentro do aquario. De qualquer maneira ambas as opções são boas, a eficiência depende do posicionamento.3- as T5 2x54 watts crescem plantas de certeza, eu ainda tenho uma calha dessas em casa. Agora quanto a crescerem algas, dependem de como cuidares do teu aquário. Eu não tenho problema em admitir que entre as calhas Led que tenho em casa e as T5, é a T5 que me costuma dar mais problemas de algas.Mas isso tens é que encontrar o balanço entre luz, Co2 e fertilizacao.Sem contar com boa manutenção regular do aquario.O aquario em baixo usava 2x54 watts. Prova que com uma calha dessas cresces plantas. O aquario é 120x40x50 cm.Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
farodriguez007 Publicado: Agosto 17, 2019 Autor Publicado: Agosto 17, 2019 Boas. Muito obrigado pela pronta ajuda Bruno. Bonito aquário esse. Já agora aproveito a deixa e pergunto: 1º Consegues uma boa circulação com esse magnifico set up na parte central do aquário? 2º As plantas na parte central, crescem desde o nível inferior do aquário, ou elevas-te o solo (como)? 3º Quanto CO2 injetavas (bolhas por segundo (ppm?)) nesse aquário e durante quantas horas? 4º Vejo que a entrada de água é feita usando o "bico", está direcionado ao canto oposto (45º)? 5º Caso, mais tarde, pretenda alterar para iluminação led, qual seria o tipo e a quantidade adequada para o mesmo aquário? Obrigado Cumprimentos Citar
Recommended Posts