Recommended Posts

Publicado

Boas

Há muito meses que já ando por aqui a ler todos estes tópicos magnificos. Tou a ver se ganho coragem (€), pois comprei agora casa, para começar um salgado (água doce doce já tenho 2, 60 e 180 lt, há 6 anos).

Mas passemos às dúvidas, o meu primo tem uma calha já velhinha com uma HQI de 150W e queria acrescentar uma actinica. Para colocar uma compact da Jebo de 27W preciso de um casquilho e um balastro próprio. Desloquei-me com ele a uma casa de material electrico e lá só tinham casquilhos e balastros para compact da osram de 24W e o casquilho não é igual. E as lampadas da osram não têm designação de actinicas mas sim cor 67 que é azul......será que este azul que eles falam tem a ver com o mesmo espectro de luz que é pretendido com as atcninicas?????

Se me poderem dizer onde posso arranjar o material para ligar as de 27W da jebo ou se posso usar as da Osram cor 67 agradecia imenso.

Cumprimentos

Rui Vasco

Publicado:

Olá Rui.

Penso que a designação 67 poderá não ter nada a ver especificamente com luz actinica e ser uma referência apenas de cor.

Para material desse tipo (balastros, casquilhos, etc) fala com o membro ramirezzi aqui do fórum que ele certamente desenrascar-te-á :wink:

Cumps

Duarte

Publicado:

Também não sei se a osram 67 é actinica mas é a normalmente utilizada como actinica quando se usam lampadas osram. Nem sei muito bem de onde vem essa designação de actinica mas julgo que surgiu com a lâmpada da philips côr 03. De qualquer modo a Osram 67 é uma boa escolha como actinica.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

A única razão que alguns fabricantes chamam as fluorescentes de "03" actinic é porque a "03" designação fez parte do código de produto Philips usou quando eles lançaram bulbos fluorescentes "actinic" ao mercado e todo resto quis reivindicar que o produto deles era tão bom quanto. A designação "03" serve simplesmente para que o diga que são semelhantes a fluo da Philips original.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif