Recommended Posts

Publicado

Viva pessoal. Tentei utilizar este metodo de produção de Co2, mas o que é facto é que a reação quimica não se tem verificado.

Material necessário:

1 garrafa de refrigerante de 2L vazia com tampa

mangueira transparente

1 pedra porosa

2 copos de 200ml de açúcar

uma colher de sopa de fermento biológico

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Dissolva os dois copos de açúcar em um litro de água sem cloro, em um copo adicione o fermento biológico em água também sem cloro, depois misture as duas soluções e meia colher de bicarbonato de sódio. Encha a garrafa com essa mistura até 10cm da tampa, complete com água sem cloro, se necessário. Depois de uma hora a produção já deve estar suficiente, feche com a tampa que você deve furar e introduzir a mangueira sendo vedado com silicone em volta do furo, a mangueira não pode alcançar a solução para não haver o risco dela se misturar com a água do aquário.

Alguem ja teve resultados práticos com isto?

Obrigado.

Publicado:

possivelmente terás alguma fuga.

Pode tambem ser o caso do tubo ser demasiado longo mas aposto mais nas fugas (foi o que me aconteceu)

Publicado:

esqueci de referir que usei fermento em pó (aquele usado nos bolos) será por isso?

Publicado:

Olá.

esqueci de referir que usei fermento em pó (aquele usado nos bolos) será por isso?

Esse fermento que usaste é da Royal? Daquele branquinho? É que esse fermento é cosntituído maioritariamente por Bicarbonato de Sódio. Ou seja, fungos não tem quase nada. O fermento que tens de usar é de saqueta (fermipan) ou fermento de padeiro.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

quase nada não...não tem :twisted:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Pois foi o k eu suspeitei. Foi mesmo desse fermento (Royal). obrigados pela ajuda camaradas.

Publicado:

o fermento de padeiro e tipo massa de pão so que azedo.

não é?

desculpem mas e que eu estou a pensar faser uma cena dessas so que não encontro o fermento em lado nenhum e resolvi pedir um bucado numa pastelaria aqui perto da minha casa e eles deram-me esse tipo de massa e eu não fiz nada com ela porque não sabia se era isto.

fiquem bem.

Publicado:

Olá.

O fermento em pó encontras em qualquer hipermercado.

fermipan_consument.jpg

Quanto a esse fermento que arranjaste na padaria... é castanho? Cheira mal? Tipo "cholé"? Só mexi uma vez em fermento de padeiro, e foi num laboratório para estudar temperaturas (e outros factores) óptimos para uma dada reacção enzimática... por isso é que o meu nariz ainda se lembra bem disso :|:(

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Just-me, o fermento Royal leva sempre fungos, nem que sejam os que entram quando abres a tampa :| Agora a sério, não sabia qual era a composição daquilo. Sei agora que é NaHCO3 e Pirofosfato de Sódio, mais amido de milho e uns anti-coisas...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Quanto a esse fermento que arranjaste na padaria... é castanho? Cheira mal? Tipo "cholé"?

e mesmo esse bem ja estou farto de levar nas orelhas da minha mãe.

diz que ainda tem o cheiro daquilo no nariz. lol

obrigado por indicares qual e o fermento.