gomez Publicado Junho 23, 2005 Publicado Junho 23, 2005 Viva pessoal. Tentei utilizar este metodo de produção de Co2, mas o que é facto é que a reação quimica não se tem verificado. Material necessário: 1 garrafa de refrigerante de 2L vazia com tampa mangueira transparente 1 pedra porosa 2 copos de 200ml de açúcar uma colher de sopa de fermento biológico 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio Dissolva os dois copos de açúcar em um litro de água sem cloro, em um copo adicione o fermento biológico em água também sem cloro, depois misture as duas soluções e meia colher de bicarbonato de sódio. Encha a garrafa com essa mistura até 10cm da tampa, complete com água sem cloro, se necessário. Depois de uma hora a produção já deve estar suficiente, feche com a tampa que você deve furar e introduzir a mangueira sendo vedado com silicone em volta do furo, a mangueira não pode alcançar a solução para não haver o risco dela se misturar com a água do aquário. Alguem ja teve resultados práticos com isto? Obrigado.
PBas Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 possivelmente terás alguma fuga. Pode tambem ser o caso do tubo ser demasiado longo mas aposto mais nas fugas (foi o que me aconteceu)
gomez Publicado: Junho 23, 2005 Autor Publicado: Junho 23, 2005 esqueci de referir que usei fermento em pó (aquele usado nos bolos) será por isso?
Luís Fortunato Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Olá. esqueci de referir que usei fermento em pó (aquele usado nos bolos) será por isso? Esse fermento que usaste é da Royal? Daquele branquinho? É que esse fermento é cosntituído maioritariamente por Bicarbonato de Sódio. Ou seja, fungos não tem quase nada. O fermento que tens de usar é de saqueta (fermipan) ou fermento de padeiro. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 quase nada não...não tem Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
gomez Publicado: Junho 23, 2005 Autor Publicado: Junho 23, 2005 Pois foi o k eu suspeitei. Foi mesmo desse fermento (Royal). obrigados pela ajuda camaradas.
mario-g Publicado: Junho 24, 2005 Publicado: Junho 24, 2005 o fermento de padeiro e tipo massa de pão so que azedo. não é? desculpem mas e que eu estou a pensar faser uma cena dessas so que não encontro o fermento em lado nenhum e resolvi pedir um bucado numa pastelaria aqui perto da minha casa e eles deram-me esse tipo de massa e eu não fiz nada com ela porque não sabia se era isto. fiquem bem.
Luís Fortunato Publicado: Junho 24, 2005 Publicado: Junho 24, 2005 Olá. O fermento em pó encontras em qualquer hipermercado. Quanto a esse fermento que arranjaste na padaria... é castanho? Cheira mal? Tipo "cholé"? Só mexi uma vez em fermento de padeiro, e foi num laboratório para estudar temperaturas (e outros factores) óptimos para uma dada reacção enzimática... por isso é que o meu nariz ainda se lembra bem disso Espero ter ajudado Cumprimentos Luís Fortunato PS: Just-me, o fermento Royal leva sempre fungos, nem que sejam os que entram quando abres a tampa Agora a sério, não sabia qual era a composição daquilo. Sei agora que é NaHCO3 e Pirofosfato de Sódio, mais amido de milho e uns anti-coisas... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
mario-g Publicado: Junho 24, 2005 Publicado: Junho 24, 2005 Quanto a esse fermento que arranjaste na padaria... é castanho? Cheira mal? Tipo "cholé"? e mesmo esse bem ja estou farto de levar nas orelhas da minha mãe. diz que ainda tem o cheiro daquilo no nariz. lol obrigado por indicares qual e o fermento.
Recommended Posts