Gustavo Barros Publicado Julho 23, 2019 Publicado Julho 23, 2019 Olá, Ontem meu betta amanheceu no fundo do aquário extremamente ofegante e com um aparente descamado logo abaixo das guelras. Uma semana atrás acrescentei 2 colheres de sal grosso (não sei sei isso tem a ver, mas...), por isso realizei uma TPA hoje de manhã. Outra probabilidade que pensei seria excesso de amônia, porque depois que tirei a planta do aquário esqueci de colocar o carvão ativado. Então realizei testes de amônia e nitrito e ambos deram zerados. Outra coisa que pensei foi o cloro, mas sempre utilizo anti-cloro instantâneo. Só se ele perdeu o efeito por algum motivo. Outra informação: de vez em quando ele sobe até a superfície para respirar e volta para o canto e não come desde ontem. Informações do aquário: Aquário tem 15 litros; fauna somente ele; sem flora (existia uma anubia até 2 meses atrás, mas a luminária deu problema e ela morreu); um tronco que está no aquário desde sempre; ph está em 7.0; temperatura 25º regulado por termostato; filtro hang on AquaOne 100 de filtragem de 180L/h. Não sei mais o que fazer, pessoal, por favor me ajudem!!! Obrigado desde já! Abaixo fotos e vídeos de como ele está: https://youtu.be/tF9Fmt6HfJU https://youtu.be/cN-NGuxUDnc Citar
Brunomcc2000 Publicado: Julho 23, 2019 Publicado: Julho 23, 2019 O aquário está montado há quanto tempo? O filtro tem cerâmicas? Disse que fez uma TPA quanta água mudou? Quando tira plantas não precisa de pôr carvão o carvão apenas serve para eliminar químicos como medicamentos por exemplo, mas não vai eliminar a amónia. Tem retirado a comida que ele não come do aquário? Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Julho 23, 2019 Publicado: Julho 23, 2019 2 colheres de sal grosso depende do tamanho da colher mas parece-me muito sal para pouca água. Eu diria que o mais provável será mesmo o peixe não aguentar principalmente pela condição em que já se encontra mas seria pertinente perceber o que realmente falhou. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Julho 23, 2019 Publicado: Julho 23, 2019 Agradeço também que não crie tópicos duplicados não lhe vai trazer ajuda mais depressa... Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Gustavo Barros Publicado: Julho 23, 2019 Autor Publicado: Julho 23, 2019 Ele está montado há 3 anos, mas mudei de cidade há pouco menos de 1 mês (então tive de transporta-lo). Sim, tem cerâmicas Siporax Mini como a abaixo: Fiz TPA de pouco menos da metade. Não coloco comida em excesso, dou uma bolinha de cada vez, ele nunca deixa sobrar. Citar
Gustavo Barros Publicado: Julho 23, 2019 Autor Publicado: Julho 23, 2019 Ah, me desculpe, criei o segundo no tópico correto (doenças e pragas), tentei apagar este aqui, mas não encontrei como. Citar
Brunomcc2000 Publicado: Julho 23, 2019 Publicado: Julho 23, 2019 (editado) E fez o ciclo depois da mudança de cidade? Como fez o transporte das cerâmicas? De certeza que a amónia e nitritos estão a zero? Faça uma TPA de 50% hoje(ATENÇÃO à temperatura da água que vai repor), 2 dias sem comer não é muito tente continuar depois a fazer TPA's de 2 a 3L todos os dias até notar melhoras quando ele melhorar faz dia sim dia não e aos poucos volta a 1 TPA por semana, se diz que ele ainda vem à superfície pode ser que se aguente, não exagere de anti-cloro nem de sal, exageros só pioram a situação, normalmente o sal não é colocado directamente no aquário, costuma-se sim fazer banhos de sal que são feitos em recipientes à parte não mexendo assim na água do aquário. A comida que ele não tem comido nestes 2 últimos dias foi retirada do aquário? Editado Julho 23, 2019 por Brunomcc2000 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Gustavo Barros Publicado: Julho 23, 2019 Autor Publicado: Julho 23, 2019 Na verdade não fiz o ciclo depois de mudar de cidade 😣 Vou realizar outros testes de amônia e nitrito, porém estavam zerados no último. Retirei sim a comida que ele não comeu. Coloco o sal dessa vez novamente? De qualquer forma, qual é o jeito correto de se adicionar no aquário? Vou fazer conforme você disse sobre as TPA. Obrigado! Citar
Brunomcc2000 Publicado: Julho 23, 2019 Publicado: Julho 23, 2019 Pois é provável que as bactérias das cerâmicas tenham morrido e isso causou um pico de amónia é altamente tóxica para o peixe e é por isso que lhe digo para fazer TPA's para reduzir ao máximo o sal que adicionou e também a amónia, as TPA's diárias vão servir para ir eliminando a amónia diariamente até o aquário ciclar novamente, é importante que perceba que são as bactérias das cerâmicas que consomem a amónia e não o carvão ativado, as bactérias transformam amónia em nitrito, nitrito em nitrato e o nitrato será consumido pelas plantas ou retirado nas TPA's. Quando diz que a amónia e nitritos estavam zerados por acaso a última vez que fez os testes não foi antes de mudar de cidade? Não meta sal se o problema fôr a amónia, que eu acredito que seja, o sal não faz nada, o sal serve para combater algumas doenças, mas neste caso ele não deve estar doente mas sim a sofrer de intoxicação por amónia em excesso(isto é aquilo que eu desconfio que seja) Você não precisa de adicionar sal no aquário, o sal serve para combater algumas doenças mas é preciso saber-se o que se está a fazer, o sal não pode ter iodo, já li que se deve adicionar 1 colher para cada 40L já li que se deve adicionar apenas 1 colher para cada 100L, você adicionou 2 colheres em 15L é demasiado e como tal necessita dessa TPA de 50% já hoje para reduzir a quantidade de sal que pode também ser o motivo do peixe estar como está. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Gustavo Barros Publicado: Julho 23, 2019 Autor Publicado: Julho 23, 2019 Não, fiz ontem o teste. Fiz outro teste de amônia e nitrito agora e ambos deram zero novamente. Mais cedo fiz a TPA de 50% conforme você falou, repondo a água na mesma temperatura e ph e usei anticloro no balde conforme as especificações do fabricante. Não adicionei sal. Ele permanece deitado no fundo do aquário e ofegante, mas está subindo mais vezes até a superfície. 😁 Vou observando ele e amanhã faço a TPA de 2 a 3L novamente. Obrigado, Bruno! Citar
Gustavo Barros Publicado: Julho 24, 2019 Autor Publicado: Julho 24, 2019 Olá, Bruno. Obrigado por toda a ajuda, mas ele não resistiu 😞 Acredito que o Jack (meu betta) viveu bem seus 4 anos comigo, mas o último mês foi bem estressante pra ele. Agora sei de todos os erros que cometi que podem ter resultado no que aconteceu. Não vou comete-los novamente. Mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção! Citar
Brunomcc2000 Publicado: Julho 24, 2019 Publicado: Julho 24, 2019 (editado) O importante agora é aprender com os erros e procurar fazer melhor para uma próxima. Por norma quando temos problemas no aquário a melhor solução será fazer uma TPA e não adicionar mais coisas à água porque podemos estar a adicionar ainda mais problemas no seu caso foi o sal, retenha isso(em caso de dúvida do que fazer no fórum terá sempre alguém disposto a ajudá-lo) Boa sorte para a próxima. Editado Julho 24, 2019 por Brunomcc2000 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Bruno R. Carvalho Publicado: Julho 24, 2019 Publicado: Julho 24, 2019 Olá, Bruno. Obrigado por toda a ajuda, mas ele não resistiu Acredito que o Jack (meu betta) viveu bem seus 4 anos comigo, mas o último mês foi bem estressante pra ele. Agora sei de todos os erros que cometi que podem ter resultado no que aconteceu. Não vou comete-los novamente. Mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção!4 anos? Esse betta morreu devido a idade avançada. A maioria dos bettas não passa dos três anos.Se você tinha o betta num tipo de água, depois muda de casa para outro tipo de água completamente diferente daquela que ele vivia, ainda por cima água nova, quando o peixa já estava habituado a viver em água velha, adicionando o facto que não fez o ciclo, o pobre já não era novo e não resistiu a tanta mudança.Mas vou ser sincero consigo com essa idade provavelmente acontecia na mesma. O meu quando morreu ao fim de 3 anos e meio começou a não comer, a ficar no fundo. As cores não eram as mesmas, notava-se que já não era aquele peixe jovem e vibrante de energia, se o seu peixe viveu 4 anos, parabéns ele viveu acima da média.Podem viver entre 3 a 5 anos, mas a maioria não vai mais que os 3.Prestar atenção aos conselhos do ciclo e do sal para não cometer erros de futuro. Mas não se culpe, pois por melhor que se cuide do peixe a idade não perdoa. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Gustavo Barros Publicado: Julho 26, 2019 Autor Publicado: Julho 26, 2019 Sim, 4 anos. Realmente, não havia pensado sobre a idade dele. Fico menos triste, pensando em como ele viveu bem e num aquário relativamente grande para ele sozinho. Depois de ter lido o que você escreveu achei esse artigo que bate a maioria das coisas: http://www.peixebetta.net/qual-tempo-de-vida-peixe-beta.php Mas claro, a causa não foi a idade, ela o deixou menos resistente e os meus descuidos o fez adoecer. Obrigado à vocês por terem me aberto os olhos aos meus erros e me feito perceber que ele também teve uma vida boa.😌 Citar
Recommended Posts