Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Hoje cheguei a casa e um dos meus peixes tinha este ponto branco. um pouco perturbante. continua com apetite e energético? o que é e tratamentos podem ajudar?

Publicado:

Boas

Não dá para ver bem que ponto e,mas a determinadas posições do peixe a mim me pareceu que e (Lerneose ) Verme Áncora.

Como proceder para a retirada dos parasitas

Remover manualmente o verme com o auxílio de uma pinça cirúrgica ou outro instrumento equivalente, é importante lembrar nesse momento, que devemos remover o parasita por inteiro, pinçando desde onde o parasita está agarrado ao peixe. Pode-se utilizar um pano limpo para imobilizar e segurar o peixe, deixando apenas a área infectada exposta para que, dessa maneira, seja possível remover o verme com mais precisão. Depois de arrancar todos os vermes, recomenda-se um banho de água com sal ou permanganato de potássio. Após esses procedimentos devemos devolver o peixe ao aquário e continuar a observação e tratamento em um aquário hospital (Aquário hospital é qualquer aquário usado com fins de aplicação de medicamentos e tratamento de peixes doentes.).

Se for efectivamente o Verme Áncora,podes tentar este tratamento.

Cumprimentos  

Publicado: (editado)

Mas sendo verme ancora não era suposto ver-se os vermes de fora? ainda só vejo uma borbulha branca!

Não tenho que desinfectar o aquário?

já agora podes dar mais pormenores sobre como fazer os tratamentos?

Editado por andrefpsilva

Bom dia,

Não sei fico na duvida. Hoje de manhã estava igual, mantém a vitalidade e a "borbulha" continuava, entretanto quando cheguei a casa passou para um ponto branco que quase não se nota e mesmo o inchaço em redor diminuiu. A minha mulher disse que lhe pareceu que o "pus" tinha saído.

Esqueci-me de mencionar que andava com um problema de algas pretas penso que "barba negra", e à cerca de uma semana introduzi um Otto e dois caracóis "Nerites" para controlar o problema do excesso de algas, nesse campo sucesso, as algas deixaram de se multiplicar e estão mesmo a diminuir.

Editado por andrefpsilva
Publicado:

Só vi agora... he he he aqui vai

FORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Dimensões do aquário:

41x20x28 (ja sei demasiado pequeno, estou a pensar num maior ma foi uma daquelas coisas que dão à filha porque na loja de animais é giro e depois o pai que se desengome)

Volume:

25l

Filtro(s):

Wave - Flipo300 , 300lt/h

dois estágios, 1º filtragem por material poroso, 2º lã

Matérias filtrantes:

Iluminação:

2x SD12mmx350mmx10LED HX-38CB 2x5

PARÂMETROS DA ÁGUA:

Sera Quick Test

NO3<25

NO2-0

GH <6ºd

KH-3ºd

pH-6.4

Cl<0.8

Temperatura da água (ºC):

24/ºC s/ termoestato

TPA's (Trocas Parciais de Água):

25% - 50% 15 em 15 dias com limpeza filtro

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:

Um cometa um oranda um Otto

Monodonta Lineata x 2un

Melanoide Tuberculata x 2un

Nerite x 1

Aspecto físico:

Cores e escamas normais

Aspecto comportamental:

com equilibrio super ativo

Aspecto das fezes:

Normais cerca de 1 cm 

Alimentação:

Sera Goldy - Flocos

O cometa (peixe doente) sempre com apetite

Flora:

Valisnerias e anubia alem das chatas das algas que já estão a desaparecer

Será que posso ter a "sorte" de se tratar de um verme ancora, parece-me que da zona da "pustula" esta agora a sair um pequeno filamento mas para ja inferior a 1 mm de comprimento.

continua de quarentena

Editado por andrefpsilva
Publicado:

Boas Andre

Desculpa de só agora te estar a responder,tive um problema no PC.

Tenta agarrar o peixe e fazes como eu disse num poste em cima.

Cumprimentos  

já tentei tirar... não tem nada... é uma pequena ulcera que está a cicatrizar. mas agora tem uma mancha vermelha de outro lado.

Editado por andrefpsilva
Publicado:

Boas Andre

DE quanto em quanto tempo tu fazes TPA,s ? 

que filtro tens tu no teu aquário,e externo ou interno?

Cumprimentos  

Publicado:

Bom dia,

Filtro interno. TPA's semanais 25% a 30% com sifonagem do subestrato.

Acabei de fazer uma TPA parametros após TPA:

NO3<50; NO2-0; GH<6º, KH<3ºd; pH >6,8 e <7,2; Cl2=0

Neste momento esta de quarentena a ser tratado com "doctor 112" vai no quarto dia o pus branco desapareceu tem agora uma mancha (ferida) vermelha no seu lugar, e parece menos edemaciado.

Mantém vitalidade e vontade de comer. No aquario mantem-se tudo normal.

Publicado:

Boas Andre

Teres um filtro interno para peixes de água fria que sujam muito,deves pensar seriamente num filtro externo,que pelo menos faça 5 vezes o volume do aquário,e sempre outra coisa,o filtro e o coração e os pulmões do aquário.

Cumprimentos    

Sim,

estou a pensar em montar um aqua de 200l+, para substituir este. que tipo de filtros aconselhas, cascata ou "canister"?

Editado por andrefpsilva
Publicado:

Boas André Silva

Tens em Portugal muitos filtros externos, e de muitas marcas,dentro dos muitos tens a EHEIM ,a Fluval,a Sicce,a JBL,a Sera,e outras,desde que tenham peças há venda em Portugal.

Agora eu recomendar-te um especifico,és tu que deves fazer uma pesquisa na net e veres o que tu podes chegar em termos qualidade preço.

Para um aquário de 200 litros,tens que ver de um filtro que te faça pelo menos 5 vezes o caudal do aquário,o que os fabricantes dizem na embalagem do filtro em questão há quantidade de litros hora,e com o filtro vazio,porque com o filtro cheio de cerâmicas e esponjas vai perder 30%ou40% sobre o que o fabricante diz na caixa.

Cumprimentos  

• Votar + 1