JUCAmeiloco Publicado Maio 20, 2019 Publicado Maio 20, 2019 Partilhem algo que tenha acontecido no vosso aquário. Algo recente ou não. Recebi o meu termostato comprado no Aliexpress. Coloquei no aquário e selecionei 24ºc verifiquei que funcionava e não prestei muita atenção. Na manhã seguinte quando vou alimentar os peixes verifico que a tampa esta com bastante agua condensada, olho para o termómetro e vejo 28ºc. Reduzi a temperatura para o mínimo possível e estou a aguardar que a temperatura baixe. Moral da história: não se pode confiar cegamente nos termostatos (ou em qualquer aparelho). Citar
Brunomcc2000 Publicado: Maio 20, 2019 Publicado: Maio 20, 2019 Qual é a marca do termostato? Um termostato trata do aquecimento se por algum motivo externo a água aquecer mais a culpa não será do termostato tem a certeza que foi o termostato que aqueceu até aos 28º? Já parou e sentou-se em frente ao aquário para ver quando o termostato desliga a que temperatura está a água? Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Maio 20, 2019 Publicado: Maio 20, 2019 A pior história que tenho com aquários é que no Inverno ao mexer no aquário não me lembro bem porquê tirei o termoestato e quando voltei a meter no aquário pensei que deus o iria ligar sozinho... basicamente passadas 5, 6h quando volto a casa e olho para o aquário tinha 2 peixes mortos e os outros a caminhar para lá também porque não liguei o termostato á corrente... tiver sorte que foram mesmo só 2 todos os outros conseguiram sobreviver depois da temperatura se repôr. 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Emejet Publicado: Maio 20, 2019 Publicado: Maio 20, 2019 há 31 minutos, JUCAmeiloco disse: Partilhem algo que tenha acontecido no vosso aquário. Algo recente ou não. Recebi o meu termostato comprado no Aliexpress. Coloquei no aquário e selecionei 24ºc verifiquei que funcionava e não prestei muita atenção. Na manhã seguinte quando vou alimentar os peixes verifico que a tampa esta com bastante agua condensada, olho para o termómetro e vejo 28ºc. Reduzi a temperatura para o mínimo possível e estou a aguardar que a temperatura baixe. Moral da história: não se pode confiar cegamente nos termostatos (ou em qualquer aparelho). Boas! Quando comprei o termo da Eheim também tive de corrigir a temperatura nele porque colocava numa certa temperatura e no termometro mostrava outra diferente. É questão de, se for possível, corrigires no próprio termostato. A pior história que já tive, foi uma atitude de completo amadorismo e inciante e até sem desculpa. Nas primeiras semanas e no primeiro aquário que tive, tinha alguns danios e guppys e nesse aquario tinha um filtro de mochila da Eheim. Naquela de fazer TPA e limpeza fiz uma total burrice com consequências... tirei para limpar a peça do inflow do filtro que fica submersa. Pensei que fazendo rápido e os peixes eram "granditos", não ia haver stress. Mas claro que houve... perdi 4 guppys 😞. 1 1 Citar
JUCAmeiloco Publicado: Maio 20, 2019 Autor Publicado: Maio 20, 2019 há 7 horas, Brunomcc2000 disse: Qual é a marca do termostato? Um termostato trata do aquecimento se por algum motivo externo a água aquecer mais a culpa não será do termostato tem a certeza que foi o termostato que aqueceu até aos 28º? Já parou e sentou-se em frente ao aquário para ver quando o termostato desliga a que temperatura está a água? Não fiz essa verificação mas, dadas as circunstâncias só pode ser do termostato. Não sei qual é a marca, mas é um artigo genérico chinês. 200W num aquário com 80l. Citar
Brunomcc2000 Publicado: Maio 20, 2019 Publicado: Maio 20, 2019 200W em 80 litros???? Então e a culpa é do termostato?? Esse aquário na pior das hipóteses podia levar um termostato de 100W, 200 aquece muito rápido para tão pouca água é normal que a água sofra grandes ocilações de temperatura o termostato é quase 3x mais potente do que o recomendado mesmo que baixe a temperatura eu aconselhava sempre ir à procura de outro termostato com potência equivalente à litragem do aquário 80L=80W, e já agora quando eu procuro qualidade não vou às procura ao chinês por isso dizer que não se deve confiar no equipamento é completamente falso não se deve confiar é a nossa cabeça, já tenho aquários há 4 anos sempre confiei no equipamento e o equipamento nunca me deu problemasEnviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Maio 20, 2019 Publicado: Maio 20, 2019 Boas JUCA Se esse termostato e do Chinês deve ser daqueles que tem em cima uma espécie de botão que roda,e tens um sinal de + e um de -,só tens que rodar para o lado menos,e depois esperares o resultado,mas para veres como a água esta tens que ter um termómetro que te vai dizer quantos graus a água se encontra. Citar
JUCAmeiloco Publicado: Maio 21, 2019 Autor Publicado: Maio 21, 2019 Ok, obrigado pela dica. Já meti no menos, tenho uma fita que mostra a temperatura o termómetro está para chegar. Citar
JUCAmeiloco Publicado: Maio 21, 2019 Autor Publicado: Maio 21, 2019 Mudando de assunto, Aconteceu No Meu Aquário, notei que estava um camarão escondido debaixo do tijolo https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258974-tijolo-15/ Então decidi meter umas anilhas de alumínio para haver mais espaço por baixo, agora só vejo um. A ideia era para se esconderem de vez em quando, não para passarem a vida lá debaixo. Citar
Alvaro Silva Publicado: Maio 21, 2019 Publicado: Maio 21, 2019 Boas JUCA Usar alumínio e contraindicado em aquários,pode vir a matar os peixes,e os camarões, a sim como usar cobre, os únicos metais que se pode usar e o aço inoxidável. Cumprimentos Citar
JUCAmeiloco Publicado: Maio 22, 2019 Autor Publicado: Maio 22, 2019 Alvaro obrigado pelo aviso já retirei. Citar
JUCAmeiloco Publicado: Maio 23, 2019 Autor Publicado: Maio 23, 2019 Aconteceu No Meu Aquário: Eu tinha uma rede para impedir que as plantas tocassem no termóstato. Hoje notei que me tinham desaparecido dois coridoras, infelizmente encontrei-os presos na rede. É melhor deixar as plantas cozinhar que isto. Citar
Alvaro Silva Publicado: Maio 23, 2019 Publicado: Maio 23, 2019 Boas Juca Não há problema nenhum em as plantas tocar no termóstato,elas não vão-se queimar,para isso tinha que estar 24 horas sobre 24 ligado,coisa que não sucede. Citar
brunofasoares Publicado: Maio 24, 2019 Publicado: Maio 24, 2019 (editado) Toca com a mão na zona da resistência para perceberes melhor porque é que não vai queimar as plantas. Editado Setembro 24, 2019 por brunofasoares Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
JUCAmeiloco Publicado: Maio 24, 2019 Autor Publicado: Maio 24, 2019 Eu li num outro lado que as plantas que ficam a tocar no termostato começam a derreter. Quis prevenir e acabei por me arrepender. Citar
JUCAmeiloco Publicado: Maio 24, 2019 Autor Publicado: Maio 24, 2019 (editado) Aconteceu No Meu Aquário: Notei que algumas plantas viram-se em direcção à luz. No meu caso as Hydrocotyle Verticillata e as Rotala Rotundifolia. Editado Maio 24, 2019 por JUCAmeiloco Citar
Brunomcc2000 Publicado: Maio 24, 2019 Publicado: Maio 24, 2019 O termostato não funciona com temperaturas tão elevadas ao ponto de derreter as plantas o que pode acontecer é a temperatura elevada da ÁGUA em si provocar esse "derreter" em algumas plantas que prefiram temperaturas mais baixas mas isso basta só regular a temperatura para 24, 25 e está bom Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
JUCAmeiloco Publicado: Junho 6, 2019 Autor Publicado: Junho 6, 2019 Aconteceu No Meu Aquário: Comprei umas plantas à um particular e ganhei uns caracóis como bónus. No principio não gostei e ainda deitei alguns fora, mas agora já os aceitei. Já notei duas espécies diferentes. Citar
Alvaro Silva Publicado: Junho 6, 2019 Publicado: Junho 6, 2019 Boas Olha que eles ajudam e muito na limpeza do aquário,principalmente comerem algas,e restos de comida que possa ficar no fundo. Cumprimentos 1 Citar
JUCAmeiloco Publicado: Junho 7, 2019 Autor Publicado: Junho 7, 2019 Obrigado Alvaro, também já me informei disso. Acho que foi um pouco de pânico por ver algo inesperado. Citar
Alvaro Silva Publicado: Junho 7, 2019 Publicado: Junho 7, 2019 Boas Juca Vai-te Habituando a determinadas coisas que possam acontecer um pouco inesperadas,pois a natureza tem dessas coisas,isto ate e bom porque a sim nos aprendemos,e ficamos a conhecer mais um pouco da mesma. Cumprimentos 1 Citar
JUCAmeiloco Publicado: Julho 19, 2019 Autor Publicado: Julho 19, 2019 Aconteceu No Meu Aquário: Uma explosão de alevinos de guppies. Já contei 10 filhotes de guppies, provavelmente são mais. 1 Citar
JUCAmeiloco Publicado: Agosto 31, 2019 Autor Publicado: Agosto 31, 2019 Aconteceu No Meu Aquário: Adicionei 10 camarões Amano. São tímidos, aparecem para apanhar comida, ou quando o aquário está mais escuro. Têm no mínimo 4cm. Citar
Joaquim Marcolino Publicado: Agosto 31, 2019 Publicado: Agosto 31, 2019 Boas amigo mas essa agua esta muito turva nao acha? Citar
JUCAmeiloco Publicado: Setembro 1, 2019 Autor Publicado: Setembro 1, 2019 Sim mas os peixes estão bem, está assim por causa da argila que está misturada com a terra debaixo do substrato. Está a clarear devagar. Citar
Recommended Posts