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Exato melhor que seguir uma "regra" é o aquarista conhecer o aquário e saber quando deve proceder à limpeza de filtro, à tpa, à poda etc cada caso é um caso

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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Antes de mais, agradeço as vossas dicas.

O problema é quando o aquarista é novato. Acho que o tempo o dirá. Tenho já o aquário, bustracto fertil e cascalho encomendado, assim como decoração.

As plantas ainda não tratei, estou a pensar nesta combinação. Que acham? São todas de fácil manutenção e supostamente dão-se sem co2. Acham muitas?

BACOPA CAROLINIANA

ELEOCHARIS montevidensis

LIMNOPHILA HIPPURIDOIDES

ROTALA ROTUNDIFOLIA

TAXIPHYLLUM BARBIERI

TAXIPHYLLUM SP SPIKY

ANUBIA BARTERI VAR. CALADIIFOLIA

BACOPA COMPACT

 

 

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Plantas nunca são de mais, a Limnophila Hippuridoides não sei se leste mas só ganha coloração rosada quando se encontra com condições de crescimento ideais, não sei se o objetivo é ter uma planta rosada ou se é só porque gostas da planta, mas se quiseres mesmo a cor rosada acredito que vás precisar de CO2, de resto não sou grande entendedor nesta matéria sei que o crescimento saudável das plantas exige nutritentes, luz e CO2 por isso não adianta dar muito nutrientes e pouca luz e CO2, ou muita luz e poucos nutrientes e CO2 percebes? Convém teres tudo mais ou menos equilibrado, mas pelas plantas que está a escolher não tens para aí nada de muito exigente penso que conseguirás dar conta do recado.

 

Quanto à pergunta que me colocaste antes sobre a impermeabilidade do substrato(que eu nem li) o substrato não é impermeável e depois de o colocares deves dar-lhe um tempo sem peixes, porque vai libertar amónia mas passado duas semanas penso que já podes pôr peixes, agora se vais começar o ciclo já com esse substrato quando acabar o ciclo de certeza que o aquário já está pronto. 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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há 22 horas, marciodias disse:

Sr Alvaro compreendo o que diz e sei que não será a melhor opção. Como tal não queria fazer um investimento inicial muito grande. No futuro, se tudo correr bem talvez troque para um aquário maior e melhor. 

O facto de correr bem ou não, vai depender de ti e do material que usares. Com material melhor tens menos trabalho de manutenção e maior probabilidade de sucesso. Com isto não quero dizer que não te safes com "menos", apenas que mesmo qualquer um de nós com muitos anos de aquariofilia, tenta sempre escolher algo que seja mais apropriado à respectiva montagem. Por vezes gastar mais 20 ou 30 euros num filtro pode ser fundamental. O filtro é o coração, pulmão, fígado, rim, etc... o cérebro tens de ser tu.

Boa sorte nesta nova aventura... 

  • Gosto 2
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Sim, gostava de ter uma planta de um cor diferente. Mas sem CO2 sei que vai ser difícil, de qualquer das formas, a planta até é bonita. Para já vou mesmo arriscar assim, se o gosto pela aquariofilia continuar e não me decepcionar com nenhum problema nem erro cometido, no futuro investirei em melhor material.

Se pedir plantas online, não há problema com transporte? 

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Depende do tempo de transporte, dado que não vão receber luz, mas não acredito que tenha grande impacto nas plantas.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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Sinceramente, plantas apenas compro em loja fisica ou a pessoal, tanto aqui no fórum como através de outras plataformas. A única vez que comprei em loja online correu mal porque a planta chegou em muito mau estado, ainda por cima sendo uma bucephalandra, que não me pareceu que houvesse problema. De resto o pessoal envia sempre tudo 5 estrelas e em correio azul não demora mais de 3 dias, o que dá muito bem para as plantas aguentarem. Também costumo enviar e também chegaram sempre bem.

Plantas de cor diferente... tens algumas bastante fáceis e que com boa luz não é dificil ganharem boas cores. Algumas que costumo usar, como rotala Rotundifolia e a Ludwigia Super Mini Red fáceis e espectaculares. Depois tens algumas como Bucephalandras, Cryptocorynes que também são muito fáceis de manter e algumas espécies têm cores diferentes.Claro que com fertilização e CO2 ficam melhor, mas isso é com qualquer planta. 

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Eu preferia comprar em loja fisica também mas sou da zona norte (70km do porto) e a oferta aqui é escassa.

Quando for para comprar os peixes vai ser mais difícil também, posso deslocar-me ao porto mas o transportes fica complicado.

 

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Quantos aos peixes eu sou de Lisboa moro a 275km do Porto e já mandei vir peixes daí 3 vezes e nunca houve 1 baixa sequer mandei vir já 1 trio de Apistogrammas e 3 trios de guppys, os apistogrammas foi de loja e os guppys de particular.

 

Link da loja onde comprei os apistogrammas: https://aquoporto.wixsite.com/aquoporto

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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Isso mete-me mais confusão. Como são transportados os peixes? E eles toleram variação de temperatura durante dois ou três dias? 

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Então os Apistogrammas vinha dentro de uma caixa com interior forrado a esferovite para manter a temperatura e com sacos térmicos aquecidos demoraram cerca de 1 dia a chegar e quando os recebi a água estava a 20ºC ou seja não houve grandes problemas de temperatura, agora quanto aos guppy's quando vi pela primeira vez fiquei do género... como é que é possível? Como é que estão vivos? Vinha dentro de garrafas pequenas de 0,5L mas só tinham cerca de 150ml de água cada garrafa com 3 guppy's endler dentro o que é certo é que mandei vir 1 trio correu bem mais tarde mandei vir mais 2 trios e correu sempre bem todos vivos(a minha foto de perfil são 1 casal desses guppys que vieram do Porto), por isso se fazem 275 também fazem 70 xD é preciso é ter alguém para os receber em casa

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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A serio? Numa garrafa? São bem resistentes os bichos. Sempre me perguntava como seriam transportados. Quando o aquário estiver pronto vou procurar aqui pela zona, se não arranjar o quer quero arrisco a encomendar e ver no que dá. 

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Boas malta começou hoje a chegar algum material. Um kit de testes JBL PRO SCAN, areia preta e substracto Tropica Soil Plants.

Acham que estas quantidades chegam para um aquário de 60l?

10Kg areia preta

9L tropica Soil plants.

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Pois, o saco também me pareceu bem grande. Qual a altura aconselhável de substrato fértil?

 

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Substrato fértil eu metia só 1 dedo de altura, não conheço esse Tropica Soil Plants, já procurei e não encontro nenhum com esse nome veja nas instruções da embalagem alguns dizem a quantidade que se deve colocar, mas assim sem saber, penso que seja um fértil que não pode estar em contacto com a coluna de água por isso metia 1 dedo de fértil mais 2 dedos ou 2,5 de inerte.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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É o aquarium soil plants, da tropica. Este. Acho que pode estar em contacto com a coluna de água. Corrijam-me se estiver enganado por favor.

 

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Sim esse pode estar em contacto sim, mas relembro que mesmo esses substratos precisam de ficar em contacto com a coluna de água cerca de 2 semanas para irem libertando amônia se você meter inerte por cima se por acaso fizer alguma mundança que deixe muito substrato fértil exposto eu aconselhava retirar os peixes para um outro aquário ou uma caixa de arrumação com água e deixar o aquário sem peixes por 2 semanas para dar tempo de a amônia ser limpa e só depois colocar os peixes.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

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Ok, então deveria primeiro colocar só o substrato primeiro durante duas semanas? Mas depois torna-se mais complicado colocar o inerte e a decoração. Quando as pedras e raizes, comprei umas coisas poucas próprias par aquários num site, mesmo assim, necessito de ferver as pedras e a raiz antes de colocar? 

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Eu penso que não vai valer de nada meter primeiro o fértil e depois o inerte tem é que ter noção que quando fizer uma alteração convém não revirar o substrato todo também há quem meta metade fértil metade inerte por exemplo se usarem plantas mais exigentes no fundo do aquário e há frente não usarem plantas ou apenas usarem plantas pouco exigentes metem o fértil no fundo e o inerte à frente normalmente isto faz-se para não gastar tanto dinheiro em subst.fértil no entanto se você quiser ver o cascalho invés do fértil pode fazê-lo também.

 

Este é um exemplo:

https://www.google.com/maps/uv?pb=!1s0xd1927891bc87587%3A0x1492746b5b166cc4!3m1!7e131!5sOCEANLAND%20de%20Armando%20Luz!15sCAQ&hl=pt-PT&imagekey=!1e10!2sAF1QipPgT0lEgwiuyNr-u0IPZgh0NYOlL1GAtmJFCzNq

 

Neste caso o aquário tem fértil dos lado e inerte no meio no seu caso seria invés de ter a areia silica ter o cascalho preto mas a ideia que quero transmitir é aquela.

No entanto se as mudanças que você fizer for só pôr uma rocha ou tirar de um lado para pôr noutro desde que não remexa muito o substrato não haverá grandes problemas mas se meter assim como no exemplo que lhe mostrei já sabe que todo o espaço onde meter substrato inerte pode ser mexido e remexido que não terá problema no fértil pode mexer mas é preciso ter mais cuidado porque a camada que está em contacto com a coluna de água liberta a amônia e passado 2 semanas fica boa mas a parte de baixo não por isso se revirar muito o substrato que baixo pode passar a estar em contacto com a coluna de água e vai começar a libertar amônia dependendo dos peixes que tem e da quantidade que revirou pode ser fatal ou não

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

  • 2 semanas depois...
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Boas malta. O aquário está montado, faltam apenas chegar as plantas mas já está o filtro ligado e com substrato e umas pedras. Agora, durante o ciclo, com que frequência devo fazer TPA?

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Esse substrato não é propriamente fértil, é mais talvez um substrato activo, pois não é inerte. Com esse substrato não precisas colocar mais nada, talvez até devesses pôr umas cápsulas fertilizantes enterradas ou um substrato fértil por baixo.  Tenho aqui um saco por usar, para uma nova montagem, de resto será a primeira vez, normalmente uso da ADA. Pelo que me dizem, até é dos menos férteis. 

 

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O tropica Substrate? O link que puseste foi para o aquarium Soil. O primeiro Sim, é o fértil da tropica, se foi esse que puseste, tudo bem. 

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