Hugo RSF Publicado Dezembro 9, 2003 Publicado Dezembro 9, 2003 Viva, tem alguma vantegem usar uma bomba para misturar o kalk continuamente? Tenho lido em muitos foruns que o pessoal usa bombas de fraco caudal para misturar o kalk. Tem alguma vantegem adicional fazer isto? A película que se cria em baixo e em cima do recipiente, não se forma desta forma? Obrigado! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
João Cotter Publicado: Dezembro 9, 2003 Publicado: Dezembro 9, 2003 Tem vantagem, uma vez que ajuda a água a atingir o limite de saturação do hidróxido de cálcio. É o princípio utilizado nos reactores de kalkwasser e é muito útil quando temos uma injeccção constante de água de osmose. No caso dos reactores isto acontece porque é frequente estarem ligados a um sistema de osmoregulação. ATENÇÃO: esta bomba de mistura da kalkwasser não deve ter potência suficiente para movimentar a superfície da água, apenas o fundo, onde o sedimento do hidróxido de cálcio tem tendência a assentar. Quando temos turbulência de superfície, o oxigénio reage com o hidróxido de cálcio gerando carbonato de cálcio, precipitando-se no fundo do recipiente e deixando de ser aproveitável para o objectivo pretendido - kalkwasser. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 10, 2003 Publicado: Dezembro 10, 2003 Segundo Randy Holmes Farley, isso não é aconselhável uma vez que adicionas ao aquário todo o "pó" que não se dissolve na água e aquele que precipitou por se ter atingido a saturação da solução. O que é que isto pode trazer de mal? Simples. O hidróxido de cálcio tem na sua composição vestígios de metais pesados. Mesmo o mais puro os tem e concerteza que o comercializado pelas populares marcas de aquáriofilia não é o mais puro. Mas mesmo que fosse, os metais estão lá. Há uns anos andei à procura desse hidróxido (mais puro), que se designa por hidróxido de cálcio para análise. Tive até oportunidade de saber a quantidade de contaminantes presente em cada "tipo" de hidróxido, consoante o grau de pureza. Comprei um da Merck, caríssimo, que entre outras coisas tinha vestígios de chumbo. O mais puro da Rohm and Hass, por exemplo, tem vestigios de cobre além de outros. Segundo Holmes-Farley, ocorre precipitação destes contaminantes quando se mistura o hidróxido com a água, ou seja não se dissolvem. Os precipitados que se formam (partículas) depositam-se no fundo no caso de se utilizar um reservatório sem bomba. É por isso que quando que deita fora o que está no fundo do reservatório, se podem observar precipitados de cor acastanhada. Vejo-os regularmente. Segundo li, há evidências que no caso de se adicionar este pó ao aquário, ocorre acumulação de metais pesados. A minha bomba doseadora já tráz de origem um dispositivo que permite aspirar a água 5cm acima do fundo do depósito evitando os tais precipitados. Por tudo isto não aconselho a utilização de reactores de kalk. Um depósito, grande de preferência, onde se mistura o kalk previamente, pode ser usado para dosear o kalk gota a gota durante algumas semanas mesmo sem estar herméticamente tapado. Isto já foi referido aqui, mas se têm dúvidas sobre o método podem tirá-las aqui: http://reefcentral.com/forums/showthread.p...threadid=102605 vejam o artigo: The degradation of limewater e vejam também The self purification of limewater. Desculpem mas não consigo copiar o link directo. manklit manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Dezembro 10, 2003 Publicado: Dezembro 10, 2003 Percebo o teu ponto de vista, mas um reactor de kalkwasser a funcionar correctamente revela 2 zonas distintas: 1 - a inferior em que as particulas estão de facto em suspensão, incluindo hidróxido de cálcio não dissolvido e, possivelmente, alguns metais residuais. Esta zona é claramente de cor branca e leitosa e representa cerca de um terço do volume do reactor. 2 - a superior que é completamente translúcida e limpida e em que a água tem um nível saturado de hidróxido de cálcio diluido, assim como elevados níveis de ph e dureza. A água que sai do reactor e entra no aquário é sempre proveniente da camada superior. Uma correcta manutenção do reactor implica desmontá-lo periodicamente deitando fora a água da parte inferior que estará sobrecarregada de diversos elementos que poderão ser nocivos. O sistema do depósito, além de ocupar muito espaço, parece-me muito pouco prático, principalmente para aquários de grandes dimensões, cujos ritmos de evaporação são muito elevados. No meu caso seria uma verdadeira dor de cabeça. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 10, 2003 Publicado: Dezembro 10, 2003 Para repôr a água que se evapora, tem que entrar água doce no rector certo? Essa água doce vai dissolver as particulas em suspensão que se encontram na camada inferior. No inicio o concentrado que está na na camada inferior possívelmente não entrará no aquário, embora eu ache difícil consegfuir garantir isso, mas à medida que o reactor vai sendo alimentado com água doce, o hidróxido (e o resto) que se encontra em suspensão vai sendo dissolvido entrando na camada superior como tu lhe chamas. Para ajudar à festa há sempre trabalho de uma bomba que se encarrega de garantir que as particulas andem em suspensão. Tens razão em relação ao facto de haver restrtições no uso do depósito quando o espaço disponível é pouco. No entanto, se o espaço não for problema, acho que é uma solução muito menos trabalhosa e menos dispendiosa também. Nos USA, é frequente ver "colegas" nossos com depósitos de algumas centenas de litros. manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Dezembro 10, 2003 Publicado: Dezembro 10, 2003 Para repôr a água que se evapora, tem que entrar água doce no rector certo? Certo, de preferência RO/DI. o hidróxido (e o resto) que se encontra em suspensão vai sendo dissolvido entrando na camada superior como tu lhe chamas. Para ajudar à festa há sempre trabalho de uma bomba que se encarrega de garantir que as particulas andem em suspensão. Nem todas as partículas se dissolvem, principalmente alguns metais pesados que já tinhas referido e que ficam visíveis no fundo. A bomba não deve ter potência para colocar partículas em suspensão na camada superior. Deverá ser uma bomba muito pequena que geralmente não ultrapassa os 10W, mas também vai depender da dimensão do reactor. Tens razão em relação ao facto de haver restrtições no uso do depósito quando o espaço disponível é pouco. No entanto, se o espaço não for problema, acho que é uma solução muito menos trabalhosa e menos dispendiosa também. Nos USA, é frequente ver "colegas" nossos com depósitos de algumas centenas de litros. Esses colegas geralmente têm um fish-room (ou compartimento) nas traseiras do aquário onde colocam toda a filtragem e fazem daquilo um verdadeiro laboratório. Penso que não é o caso da maioria dos aqui presentes. (não que não me importasse ) Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 Penso que nós até temos alguma vantagem em relação a isso do espaço. Cá passa-se o contrário, não sendo usual os aquários muito grandes. Num aquário de 200L por exemplo, um balde de 30L, que não acho grande, chega perfeitamente para uma semana no pico do calor, até quinze dias no resto do tempo. Quinze dias sem andar a misturar kalk é um verdadeiro paraíso. Mas como dizes e bem nem toda a gente tem espaço para isso. Isto talvez seja mais apropriado para quem tem móvel com sump. manklit Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Dezembro 16, 2003 Autor Publicado: Dezembro 16, 2003 Mais uma dúvida me surgiu entretanto, porque acabou o bidon de kalk que tinha feito... Aquilo ficou com um depósito no fundo (pouquinho) e uma camada na superfície da água (em cima). Para fazer novo kalk, devo retirar esses dois depósitos e lavar bem o bidon, ou apenas espeto para lá com o kalk e nova água, mexo e já está? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 O holmes-farley diz que basta juntar mais água e kalk. Tenho feito isso e não tenho tido problemas. Mesmo assim se calhar é melhor lavar aquilo tudo de tempos a tempos. manklit Aluga-se este espaço.
Nelson Pena Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 é bastante dispendioso reefman um sistema que englobe um reactor de hidroxido de calcio.tens de comprar reactor de co 2 e controlador de ph mais o kalkreactor o que somando dá qq coisa como 150 contos.é muita pasta.e tens o problema do hidroxido de calcio precipitado que fica na camara do kalkreactor.a opção do manklit é interessante mas bastante trabalhosa.na realidade voltamos ao velhinho reactor de carbonato de calcio .ou quem tiver muita pasta que compre sempre sempre sempre biocalcium da tropic marin que é excelente. h2o+something reef club
João Cotter Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 Nelson, fiquei confuso com o teu post. é bastante dispendioso reefman um sistema que englobe um reactor de hidroxido de calcio. Um reactor de hidróxido de cálcio é um reactor de kalkwasser (Ca(OH)2). Muito barato o investimento inicial e barata também a manutenção. O reactor de cálcio (CaCO3 + CO2 + H2O) é que utiliza o CO2. O investimento inicial é de facto elevado mas a manutenção é muito barata, assim como evita muito trabalho. voltamos ao velhinho reactor de carbonato de calcio O que é que entendes por reactor de carbonato de calcio? Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Nelson Pena Publicado: Dezembro 17, 2003 Publicado: Dezembro 17, 2003 tipo a midia é carbonato de calcio. repara que o carbonato de calcio depois funde-se com o co2 e torna-se bicarbonato de calcio, ajudando na reserva alcalina. quanto ao hidroxido de calcio usado na reposição tem a desvantagem de se tornar carabonato de calcio pois reage com o co2 atmosferico e com isso precipita. abracos h2o+something reef club
João Cotter Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 Nelson, creio que está a haver aqui uma confusão. O reactor a que te referes (com media de carbonato de cálcio) não é mais do que este que eu referi: O reactor de cálcio (CaCO3 + CO2 + H2O) é que utiliza o CO2. O investimento inicial é de facto elevado mas a manutenção é muito barata, assim como evita muito trabalho.Este reactor de cálcio (ou carbonato de cálcio, como preferires) gera um processo inverso de calcificação. Dissolve uma media calcárea (rica em carbonato de cálcio) de tal modo que fornece iões de bicarbonatos (HCO3 ou dureza carbonatada) e de cálcio (Ca++) numa relação semelhante à consumida durante o processo de calcificação.A eficácia da dissolução desta media necessita que a solução tenha um pH ácido. Porque a água salgada tem normalmente um pH de 8,0 ou superior, precisamos de uma forma de reduzir o pH no reactor, daí a injecção de CO2. O objectivo do CO2 é apenas este. quanto ao hidroxido de calcio usado na reposição tem a desvantagem de se tornar carabonato de calcio pois reage com o co2 atmosferico e com isso precipita. O reactor de hidróxido de cálcio ou reactor de kalkwasser não tem qualquer entrada de CO2. A mistura constante no reactor de kalkwasser é lenta e feita de modo a não ocorrer qualquer interacção com gases externos à solução, tal como o CO2. Isto não invalida que ocorra algum contacto com CO2 e eventual pequena precipitação aquando da entrada da solução no aquário. Mas se for bem feito, o risco é mínimo. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Nelson Pena Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 reefman andamos desencontrados. realmente quanfo falei no hidroxido usado na reposição referia me a quem coloca o hidroxido juntamente coma agua doce aberto ao ar atmosférico e dái surge o problema de gerar carbonato de calcio e precipitar. o reactor de kalkwasser q defendes pode gerar problemas se não usado em conjunção com um controlador de ph. no meu caso uso um deposito de kalkwasser fechado ao ar atmosferico e uso consoante agua evaporada e os niveis de calcio.fica bem mais barato... h2o+something reef club
João Cotter Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 A confusão continua!!! Concordo contigo excepto nesta frase: o reactor de kalkwasser q defendes pode gerar problemas se não usado em conjunção com um controlador de ph. Não é necessário um controlador de pH para um reactor de kalkwasser mas sim para um reactor de cálcio, onde se injecta CO2. O reactor de kalkwasser é praticamente estanque e não gera precipitação de carbonatos. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 Não é necessário um controlador de pH para um reactor de kalkwasser mas sim para um reactor de cálcio, onde se injecta CO2. Um reactor de cálcio também não precisa de controlador de CO2. Já vi a trabalharem assim. O reactor de hidróxido também não mas há quem use injecção de CO2 no aqua para equilibrar algum excesso de hidróxido quando se usa o reactor de hidróxido. Usem uma bomba peristáltica manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Dezembro 19, 2003 Publicado: Dezembro 19, 2003 Um reactor de cálcio também não precisa de controlador de CO2. Já vi a trabalharem assim. Eu também não uso controlador. Testo o KH da água à saída do reactor. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Nelson Pena Publicado: Dezembro 19, 2003 Publicado: Dezembro 19, 2003 eu falo em controlador de ph pois alguns aquaristas como o martin lakin além de usar reactor de kalkwasser usa reactor de C02 e com isso controlador de ph... eu acho este método muito bom mas muito caro mas confesso ser muito completo. cumprimentos h2o+something reef club
Recommended Posts