Recommended Posts

Publicado

Eu tenho 2 corrydoras no meu aquário, e há dois dias que encontrei a minha albina a ficar azul, por momentos pensei que pudesse ser da temperatura mas estava tudo bem e o comportamento continua igual, deveria preocupar-me ?

59008861_871108539907922_19754843811872758441681_441831486620582_588474499961821

• Gosto 1
  • Confuso(a) 1
Publicado:

Boas Beatriz Pereira

Mudastes de luz,e que isso pode ser por enfeito de reflexo da luz,digo eu,mas qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Cumprimentos 

Publicado:
há 17 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Beatriz Pereira

Mudastes de luz,e que isso pode ser por enfeito de reflexo da luz,digo eu,mas qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Cumprimentos 

A luz foi sempre a mesma, e eu tenho um ancistrus albino que também está a ficar azulado...

Publicado:

Boas Beatriz

Isso e muito estranho logo dois peixes estarem a mudar de cor,e ambos para azul,acho mesmo que tu tenhas colocado Azul de metileno que isso nunca podia acontecer,não sei o que pode estar a acontecer.

Cumprimentos  

Publicado:
há 23 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Beatriz

Isso e muito estranho logo dois peixes estarem a mudar de cor,e ambos para azul,acho mesmo que tu tenhas colocado Azul de metileno que isso nunca podia acontecer,não sei o que pode estar a acontecer.

Cumprimentos  

A única coisa que mudei recentemente e é azul é aquilo com que trato a água, será possivel que seja isso ?

Publicado:

Boas Beatriz

Esse azul com que tratas a água,não será Azul de metileno? mesmo sendo, não estou a haver fazer isso aos peixes,mesmo sendo em quantidades grandes,o mais que poderia fazer era morrerem os peixes,porque os remédios ajudam a curar,mas em excesso podem matar,muito sinceramente não estou a ver o que pode ser.

Cumprimentos  

Publicado:

As albinas são na verdade uma variante das  corydoras aeneus, será que a mudança de cor tem a ver com isto? 
Também tenho albinas mas continuam todas de cor branca até agora. 
Que alimento lhes dás?

Publicado:
Publicado:

Boas

Eu não encontro explicação para isso,de facto a única ideia que me ocorreu foi se usasse Azul de Metileno,tive-se sido o causador da mudança de cor,mas acho que o Azul de Metileno não iria fazer isso,não sei.

Cumprimentos  

Publicado:

Olá Beatriz, já mediste os parâmetros da agua?

• 4 semanas depois...
Publicado: (editado)

Bem se fosse eu começava já com tpa's de 50% de 3 em 3 dias durante umas 2 semanas, isto é mesmo mudança de cor da Corydora(aponto mais para uma transparência do que para um azulamento) por isso não apontaria para a iluminação, apontaria sim para a comida ou para a água precisamos de saber o que metes na água, disseste que metias um produto azul penso que seja acondicionador correto? De qualquer forma escreve aqui tudo o que usas na água, nome e marca, convinha também tirares uma foto global do aquário.

De qualquer das formas acho bastante estranho um animal albino mudar de cor porque o albinismo é uma mutação que não permite que o animal produza melanina e é essa mesma ausência de melanina que lhe dá a cor branca, como tal, estar a mudar de cor... parece-me estranho principalmente quando a mudança de cor se localiza na cabeça e na zona lombar do peixe exatemente onde se encontram os órgãos do peixe, o que me faz ter quase certezas que o que se vê na foto não é o corpo do peixe em si mas sim os órgãos, agora o que causaria tal coisa... provavelmente stress

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Publicado:

Se por acaso a minha leitura do problema estiver certa deves te preocupar sim, porque o stress deixa os peixes debilitados e pode ser exatamento por isso que a Cory está transparente(partindo do principio que aquilo que disse está correto), já agora seria interessante colocares aqui umas fotos do ancistrus, agora fiquei curioso gostava de ver o ancistrus também.

Publicado:

Numa loja onde compro fauna, colocam sempre um pouco de Seachem StressGuard para ajudar no transporte a não entrarem em stress.
Se for aqui o caso talvez poderia ajudar usando este produto.

Publicado:
há 3 minutos, Emejet disse:

Numa loja onde compro fauna, colocam sempre um pouco de Seachem StressGuard para ajudar no transporte a não entrarem em stress.
Se for aqui o caso talvez poderia ajudar usando este produto.

Emejet essa não me parece de todo a melhor opção, eu quando vejo uma pessoa stressada não lhe dou tabaco para aliviar o stress como tal com os peixes tentava evitar os químicos Corydoras são peixes de cardume como tal a solução pode passar por acrescentar mais corydoras embora a litragem não permita colocar muito mais desse tipo de Corydoras, e é ai que a foto global do aquário também ajudaria a perceber melhor a situação, talvez mais esconderijos possam resolver o problema, talvez a luz seja demasiado forte relembro que corydoras têm hábitos noturnos, podem ser alterados com o tempo para diurnos mas o que é normal da espécie é ter hábitos noturnos.

Publicado:

Bom, concordo contigo na parte do quanto menos químicos se usar melhor. Apenas em ultimo caso e como parte de tratamento ( que aqui possa ser o caso por exemplo) se devem usar.
No caso do transporte, a quantidade é tão minima que duvido que tenha outras consequências.

Publicado:

Neste caso temos um aquário com 22 peixes aplicar um anti-stress no aquário para resolver o problema de 2 peixes quando nem sequer sabemos se o problema é stress não me parece a solução correta se é que me faço entender, nesse caso poderia optar sim por colocá-los noutro aquário e colocar o anti-stress nesse aquário hospital no entanto volto a dizer que gastar dinheiro em anti-stress não deve sequer passar-lhe pela cabeça mas sim criar condições naturais no aquário para que os peixe se sintam à vontade sem necessidade de químicos(isto se o problema for stress e ninguém melhor para nos dar essa informação do que a Beatriz).

Eu nunca usei anti-stress mas acho que um aquário e o transporte são situações bem distintas e é claro que o peixe fica muito mais stressado quando chocalhado dentro de um saco com água do que dentro do aquário daí não defender o uso desse produto, vale citar também que após o uso desse produto deve ser colocado carvão ativado no filtro para retirar os químicos da água porque a água do saco de transporte deita-se fora mas a do aquário vai continuar no aquário e como tal deve ser retirado assim que deixa de ser necessário, com isto lá se foi uma ou duas notas quando 2 ou 3 pedras(0€) poderiam resolver o problema a longo prazo e de forma mais saudável dado que não usaria químicos, e ainda serviria de aprendizagem para ganhar uma noção do quão importantes são os esconderijos para certos peixes, o que é certo é que nas doses certas não há problemas em usar o produto a questão é será que ela quer estar presa a um produto? O simples facto do ambiente ser mais parecido com o habitat natural melhora a atitude dos peixes por isso acho que o anti-stress é dispensável.

Publicado:

Se por acaso já tiver madeira no aquário perfeito se não tiver em vez de gastar dinheiro no anti-stress eu gastava num tronco de madeira para o aquário dado que o ancistrus também gosta de se agarrar/comer madeira dado que ajuda bastante na sua digestão e ainda faz com que se sinta mais à vontade no aquário.