AkaShadow Publicado Abril 17, 2019 Publicado Abril 17, 2019 Olá a todos, Passados alguns anos o "bichinho" não morreu tenho uma vontade extrema de voltar a montar um aquário. Mas desta vez queria um plantado. A minha experiência anterior foi com bettas, e o máximo que tive nos tanques foi musgo e anúbias que sobreviviam apenas com luz e um pouco de fertilizantes, de verdadeiros plantados não entendo nada. O que me espantou pela positiva neste regresso foi a quantidade de marcas e materiais novos mas deixa-me confuso com o que comprar, por isso solicito esta ajuda aos mais experientes para que possa antes demais planear tudo ao menor dos detalhes e só depois começar a comprar o material. Tenho um orçamento +- de 500EUR Que tamanho de aquario devo escolher para primeiro plantado? 60L?90L? Que filtros recomendam? Luminárias? Co2? Solo fértil e inerte? Quanto às plantas é algo que so vou pensar depois de saber quais as que vão sobreviver melhor em relacao ao setup que tiver e mto mais tarde é que vou pensar nos animais mas a formula sera a mesma apenas escolherei o que for adequado. Sinto que escolher estas coisas em primeiro lugar é começar a trabalhar ao contrário. Se for possivel partilharem a vossa sabedoria ficarei mto agradecido, claro que também ando a ver estas coisas e a ler tutoriais e reviews de algumas marcas mas como tive tanto tempo fora do hobbie não queria estar a comprar uma coisa que ate pode ser boa mas porventura existir uma opçao no mercado que seja boa e mais barata. Deixo desde já o meu obrigado a todos os que possam fazer esta partilha de conhecimentos. Citar
Gonçalo84 Publicado: Abril 18, 2019 Publicado: Abril 18, 2019 Boas. Parece que estás com a atitude correcta. Mas por incrível que pareça 500€ não é muito. Ora vamos a contas: premium: Aquário 60x30x35 extra claro - 91€ Filtro Oase 250T - 179€ Matérias filtrantes Equo Stilla - 14€ Iluminação Twinstar 600E - 158€ Relógio digital com dimmer - 23€ Substrato - Ada Amazonia 9L - 41€ Hardscape - +/- 45€ Plantas - +/-60€ Pinça e tesoura JBL - 56€ Sistema de co2 - 130€ Total : 807€ Atenção que este é premium mas há muito, mas mesmo muito mais caro 😄 Aquário budget: https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/kitaquariofiliap Kit Solaqua 60L Led Aquário 60x30x36 normal Filtro Sicce 100 Iluminação Vivagrow 60 Termostato Sicce 100W 189€ Substrato - Ada Amazonia 9L - 41€ Hardscape - +/- 45€ Plantas - +/-60€ Pinça e tesoura curva Chihiros- 26€ Sistema de co2 - 130€ total: 528€ A somar a isto tens certos acessórios que precisas, como laminas e escovas de limpeza, fertilização, lily pipes (opcional), termometros etc Espero ter ajudado. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
neo_2 Publicado: Abril 18, 2019 Publicado: Abril 18, 2019 (editado) Eu não sou da mesma opinião, mas não sou de todo a pessoa com mais experiência. Para começar acho que deveria ser definido que habitantes vai ter o aquário e apartir daí tudo o resto. Se começarmos por escolhermos um aquário de 60L, por exemplo, já estamos a limitar o tipo de habitante que vamos ter no aquário. Se definirmos que queremos uns guppys ou uns neos tudo bem, mas se a ideia for colocar discos o aquário já não convém ser esse. Relativamente ao orçamento: Sei que há muita gente que é contra as compras online de material de aquariofilia porque estamos a roubar-lhes trabalho mas também é verdade que com as diferenças de preços que se encontram consegue-se secalhar comprar um filtro melhor ou mais umas plantas. O meu Setup: Material Descrição Preço Aquário 100*40*45 de 10 mm com tampas 120,00 € Móvel Aquatlantis Preto 120,00 € Filtro Fluval 306 70,00 € Iluminação Chihiros A901 8600 Lumens com dimmer 60,00 € Termostato Marca Chinesa 300W 5,00 € Substratos Aquabasics e JBL manado 35,00 € Termómetro AquaPro 2,00 € Testes JBL 6 em 1 12,50 € Falta o hardscape que vou tentar arranjar na natureza Editado Abril 24, 2019 por neo_2 Citar Aquário: 100*40*45 Filtro: Fluval 306 Iluminação: Chihiros A901
AkaShadow Publicado: Abril 22, 2019 Autor Publicado: Abril 22, 2019 Obrigado já ajudou e muito. Sim o orçamento eu estava a tentar manter por baixo mas as minhas contas atuais vai em 1100 😄 Mas á coisas nas quais não quero poupar como o sistema de filtragem, luz e co2 Muitas das ferramentas até ja tenho ai ja gastei á algum tempo atras. 1 Citar
Recommended Posts