Tiago Gorjão Publicado Abril 15, 2019 Publicado Abril 15, 2019 (editado) Boa noite, tenho o seguinte material, mas não sei se é o suficiente e se falta alguma coisa para começar. Material Aquário 80 cm * 30 cm * 40 cm - 96 L Sump Syncra Silent 0.5 - puxar água do aquário para o sump Barra Led 49 cm e 27 leds de 5.8w 5050 SMD - Azul e Branco 2 x Barra Led 60 cm 15w - Branco EHEIM Termostato 75W Hardscape Substrato fértil - JBL Manado Dark (5L) Substrato não fértil - Areão Preto (kg) 10 kg Rocha Sansibar Tronco Mopani Tronco Opuwa Parâmetros 04-04-2019 pH - 7.5 KH/TAC - 180/10 GH - 75 TC - 0.6 NO2 - 0 NO3 - 0 Plantas 3 - Cladophora Aurea (vaso) Anúbia lanceolata (Vaso) Peixes 1 - Ancistrus sp. 1 - Platy Macho 2 - Platy Fêmeas Fertilização SERA Bio Nitrivec SEACHEM Prime Foto 15-04-2019 - https://imgur.com/90MJRmw Foto 21-04-2019 - https://imgur.com/icgVL1B Foto 28-04-2019 - https://imgur.com/GsWTWba Foto 04-05-2019 - https://imgur.com/LNtPhDA Editado Junho 11, 2019 por Tiago Gorjão Citar
Alvaro Silva Publicado: Abril 15, 2019 Publicado: Abril 15, 2019 Boas Tiago Gorjão Começo por te dizer que vás pensando num filtro externo,esses filtros que tens deixam muito a desejar,além de que levam poucas midias,cada vez que fores limpar os filtros vai sair muita porcaria para dentro do aquário,além de que ocupam um espaço dentro do aquário,em quanto os externos ficam fora,demora muito mais tempo entre limpezas do mesmo. Para plantas vê aqui plantas de baixa manutenção para veres o que gostas, https://tropica.com/da/planter/ . Por fim faz o ciclo do azoto ate ao fim,nada de presas,muita calma. Cumprimentos 1 Citar
edmendes Publicado: Abril 15, 2019 Publicado: Abril 15, 2019 Boas. Concordo com o que o Álvaro disse, mas acrescento uma coisa importante.... A iluminação!Tens que fazer aí um update se falta... E se queres pôr plantas....Essa barra para além de ser pequena, e muito fraca, parece-me ser toda azul...Cumprimentos,Edgar Mendes 1 Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 16, 2019 Autor Publicado: Abril 16, 2019 (editado) há 16 horas, edmendes disse: Boas. Concordo com o que o Álvaro disse, mas acrescento uma coisa importante.... A iluminação! Tens que fazer aí um update se falta... E se queres pôr plantas.... Essa barra para além de ser pequena, e muito fraca, parece-me ser toda azul... Cumprimentos, Edgar Mendes A luz é branca e azul, acha que de o comprar outra igual a esta para ter mais luz ou comprar outra luz mais adequada? Pelo que estive a ver a luz é de Led de 5.8w há 17 horas, Alvaro Silva disse: Boas Tiago Gorjão Começo por te dizer que vás pensando num filtro externo,esses filtros que tens deixam muito a desejar,além de que levam poucas midias,cada vez que fores limpar os filtros vai sair muita porcaria para dentro do aquário,além de que ocupam um espaço dentro do aquário,em quanto os externos ficam fora,demora muito mais tempo entre limpezas do mesmo. Para plantas vê aqui plantas de baixa manutenção para veres o que gostas, https://tropica.com/da/planter/ . Por fim faz o ciclo do azoto ate ao fim,nada de presas,muita calma. Cumprimentos Obrigado pelo site das plantas, neste montento os filtros têm de ser internos, porque não tenho onde pôr o externo sem a mulher me meter na rua lol. Editado Abril 16, 2019 por Tiago Gorjão 1 Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 17, 2019 Autor Publicado: Abril 17, 2019 Primeiros teste a água pH - 8.5 KH/TAC - 180/10 GH - 75 TC - 0.6 NO2 - 0 NO3 - 0 O que posso fazer para baixar o pH? Citar
Alvaro Silva Publicado: Abril 17, 2019 Publicado: Abril 17, 2019 Boas Tiago Esse PH tão alto deve ter origem em alguma pedra ou rocha que te faz subir tanto o ph,tens que ver o que e. Podes colocares uns troncos no aquário sempre ajuda a baixar o ph. Cumprimentos 1 Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 19, 2019 Autor Publicado: Abril 19, 2019 A ver se com o tempo e com as plantas o pH melhora, se não recomendam algum produto tipo o - Seachem Neutral Regulator - ou acham melhor tentar controlar o pH de forma natural? Citar
MrOverclock Publicado: Abril 19, 2019 Publicado: Abril 19, 2019 Não sei se já venho tarde, mas podes colocar logo as plantas no primeiro dia, elas aguentam bem. Quanto ao PH verifica que ph tens antes de colocar a água no aquário. Há zonas em que o PH é naturalmente alto. Só que esse pH parece-me demasiado alto, portanto o mais provável é teres alguma coisa no aquário que o está a fazer subir. Quando houver oportunidade partilha uma foto do aquário já com tudo montado P.S. Eu não sou a favor de usar produtos para alterar o PH. Senão vais ficar dependente deles para sempre e é mais uma despesa. 1 Citar
edmendes Publicado: Abril 19, 2019 Publicado: Abril 19, 2019 Também concordo com o que foi dito.É mais uma despesa e pior ainda é um risco, pois se não vais controlando o pH corres o risco de destruir o ecossistema...Cumprimentos,Edgar Mendes 1 Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 20, 2019 Autor Publicado: Abril 20, 2019 há 22 horas, MrOverclock disse: Não sei se já venho tarde, mas podes colocar logo as plantas no primeiro dia, elas aguentam bem. Quanto ao PH verifica que ph tens antes de colocar a água no aquário. Há zonas em que o PH é naturalmente alto. Só que esse pH parece-me demasiado alto, portanto o mais provável é teres alguma coisa no aquário que o está a fazer subir. Quando houver oportunidade partilha uma foto do aquário já com tudo montado P.S. Eu não sou a favor de usar produtos para alterar o PH. Senão vais ficar dependente deles para sempre e é mais uma despesa. Esta um link no primeiro post com uma foto do aquário. O que deve estar a alterar o pH deve ser a Rocha Sansibar, mas como a pessoa da loja disse que com o tronco as coisas iam ficar equilibradas, e afinal não foi bem assim. Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 21, 2019 Autor Publicado: Abril 21, 2019 Atualização 2 - Tronco Opuwa 3 - Cladophora Aurea (vaso) Anúbia lanceolata (Vaso) https://imgur.com/icgVL1B Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 24, 2019 Autor Publicado: Abril 24, 2019 Mas uma questão que não encontrei resposta, quando fazem uma TPA, vejo que a pessoa que tem a água em repouso alguns dias para eliminar o cloro. Então depois metem a água assim fria ou voltam a aquecer a água? Citar
MrOverclock Publicado: Abril 24, 2019 Publicado: Abril 24, 2019 Fria, devagarinho. Não volto a aquecerMas eu tenho um produto que retira o cloro da água e que uso às vezes. Tiro a água morna da torneira (esquentador no mínimo, torneira ao máximo), coloco esse produto, meto um termometro e quando estiver à mesma temperatura ou pouco a baixo, viro lá para dentro, mas sempre com calma para não stressar os peixes 1 Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 25, 2019 Autor Publicado: Abril 25, 2019 há 18 horas, MrOverclock disse: Fria, devagarinho. Não volto a aquecer Mas eu tenho um produto que retira o cloro da água e que uso às vezes. Tiro a água morna da torneira (esquentador no mínimo, torneira ao máximo), coloco esse produto, meto um termometro e quando estiver à mesma temperatura ou pouco a baixo, viro lá para dentro, mas sempre com calma para não stressar os peixes Era exatamente isso que eu estava a pensar fazer, obrigado Mais uma questão para a qual não encontro resposta, como já me disseram, devia ter um filtro externo, lá convenci a mulher a meter um, mas tem de ficar em cima de um armário que fica à uns 90cm a 100cm do aquário. Os filtro têm força para puxar a água a essa altura? Citar
MrOverclock Publicado: Abril 25, 2019 Publicado: Abril 25, 2019 Assim de repente nem sei se o consegues purgar se ele estiver por cima do aquário. Não tens mesmo hipótese de o meter em baixo? Procura no site pelo manual de um ou dois que tenhas em vista e vê se dá para fazer como queres. De certeza que diz lá Citar
MrOverclock Publicado: Abril 25, 2019 Publicado: Abril 25, 2019 Fui ver no manual do meu e diz que deve estar sempre abaixo do nível da água. Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 25, 2019 Autor Publicado: Abril 25, 2019 Eu em todos os que vi também vi que te dê ser por baixo, mas como a força me mandar água para dentro do aquário poderia ser igual a de puxar. Citar
MrOverclock Publicado: Abril 25, 2019 Publicado: Abril 25, 2019 Se calhar o problema nem é a força da bomba.O problema deve ser que o canister está preparado para ter pressão interna positiva em vez de negativa. Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 25, 2019 Autor Publicado: Abril 25, 2019 Visto um filtro externo normal não dar, fui comprar material para tentar fazer um filtro sump, para meter por cima do aquário. Quando estiver totalmente pronto e a funcionar (se funcionar) eu meto aqui fotos do mesmo. Citar
Tiago Gorjão Publicado: Abril 28, 2019 Autor Publicado: Abril 28, 2019 (editado) Bem lá fiz a minha amostra de sump, o que é certo é que a agua ficou logo com outro aspecto, como isto resultou, vou mandar fazer um a sério em vidro. Mas aqui fica o material que usei para fazer um assim as 3 pancada. Material Sump - https://imgur.com/cuAI2LM Aquário com o Sump por cima - https://imgur.com/GsWTWba O acrílico tinha aqui por casa. Afinal as tiras que tinha estavam a dar valores errados do pH, fui a loja onde compro as coisas e o ph afinal estava a 7,5, assim comprei o meu primeiro peixe, um Ancistrus sp. Editado Abril 28, 2019 por Tiago Gorjão 1 Citar
Tiago Gorjão Publicado: Maio 4, 2019 Autor Publicado: Maio 4, 2019 (editado) Já comprei uma nova lâmpada de 15w, acham que é o suficiente? Ou é melhor meter a nova e a velha ao mesmo tempo? Foto - https://imgur.com/a/bGshQGI Foto com as 2 ao mesmo tempo - https://imgur.com/LNtPhDA Mais um peixe para o aquário 1 - Platy Editado Maio 4, 2019 por Tiago Gorjão Citar
Emejet Publicado: Maio 9, 2019 Publicado: Maio 9, 2019 On 15/04/2019 at 22:48, Tiago Gorjão disse: Substrato fértil - JBL Manado Dark (5L) Boas! Não sei se estou 100% certo, mas este substrato não é fértil. Com plantas de baixa manutenção poderá não ser um problema. Citar
Tiago Gorjão Publicado: Junho 11, 2019 Autor Publicado: Junho 11, 2019 Bem, agora acho que consegui ter tudo como deve ser, comprei uma bomba nova que puxa a água do aquário para dentro do Sump, comprei mais luz para ver se as plantas se vão aguentando e por fim comprei outro termostato. Agora espero começar a por mais peixes lá para dentro. 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Junho 11, 2019 Publicado: Junho 11, 2019 Boas Tiago Gorjão Tiago essa pedra que tu tens no aquário quase de certeza que e calcaria,chegastes a testares se era calcaria? Cumprimentos Citar
Tiago Gorjão Publicado: Junho 12, 2019 Autor Publicado: Junho 12, 2019 há 9 horas, Alvaro Silva disse: Boas Tiago Gorjão Tiago essa pedra que tu tens no aquário quase de certeza que e calcaria,chegastes a testares se era calcaria? Cumprimentos Não testei, mas o meu pH tem estado estável nos 7.2, vê vir que este sobe muito vou ter de tirar a pedra. No início o ph estava alto mas era erro dos testes de tirar, porque levei um pouco de água a loja onde compro as coisas e os testes foram de 7,5 na altura. Citar
Recommended Posts