Tiago Mouta Publicado Março 27, 2019 Publicado Março 27, 2019 Boas malta, Tenho um aquário comunitário de 120x50x50 com 5 Discus nos últimos 2 meses reparei na formação de um casal e na postura consecutiva de ovos, com nascimentos de algumas das posturas, então decidi criar condições para os pais poderem criar a sua prol, comprei um cubo 50x50x50 filtro de esponja com um pequeno motor a puxar água e movimentá-la á superfície, temperatura em torno dos 29º, e uma telha em vez do cone, que serve também de abrigo quando estão mais tímidos, o cubo ficou ao lado do aquário comunitário, num local recatado, mas uns 40cm mais baixo limitando a visibilidade para o mesmo. Antes de passar os discus juntei 70% água do aquário principal e o resto água nova, passei os discus e as primeiras 24h tudo bem, comeram vorazmente a papa stendker que sempre dei, no entanto nos últimos três dias tem recusado toda a comida, papa, granulado artémia congelada… a fêmea tem apresentado constantemente barras de stress o que era raro no comunitário. Andam ambos serenos pelo aquário, quase sempre juntos, não demostram nenhuma agressividade, os parâmetros da água estão muito semelhantes aos do comunitário onde cresceram e sempre estiveram bem, no início quando deixaram de comer e lhes dava papa ainda se aproximavam os dois, um deles até bicava, mas nenhum comia, ultimamente já nem interesse mostram. No segundo dia depois da mudança para o cubo fiz TPA de 30% e tenho feito diariamente desde então. A unica diferença para alem do ambiente do aquário é o som do filtro de esponja (interno) que no comunitário era externo, e o aumento que foi gradual da temperatura 27,5º no comunitário para 29º no cubo. Alguém me pode dar uma ajuda ou dicas para que possa tentar perceber o porque desta perda de apetite nuns peixes que sempre comeram bem? Obrigado desde já.
Luis Goncalves Publicado: Março 27, 2019 Publicado: Março 27, 2019 Não tenho ainda experiência necessária para ajudar, por isso deixo a resposta para os mais entendidos e vou querer também seguir este caso. No entanto, na minha cabeça surgem logo estas questões: As fezes estão normais? Usa algum condicionador para tratar a água inserida nas TPAs? A esponja desse filtro serviu para tratamento de alguma doença com recurso a algum medicamento?
Tiago Mouta Publicado: Março 28, 2019 Autor Publicado: Março 28, 2019 há 16 horas, Luis Goncalves disse: Não tenho ainda experiência necessária para ajudar, por isso deixo a resposta para os mais entendidos e vou querer também seguir este caso. No entanto, na minha cabeça surgem logo estas questões: As fezes estão normais? Usa algum condicionador para tratar a água inserida nas TPAs? A esponja desse filtro serviu para tratamento de alguma doença com recurso a algum medicamento? Olá Luís, Toda ajuda é bem vinda, Sim as fezes estão normais, no cubo são fáceis de analisar um tom castanho/vermelho. Sim Aquasafe por causa do cloro e metais pesados. A esponja foi-me dada mas teve mais de um ano parada fora do aquário, eu deixei em água dois dias e depois lavei muito bem. Já fiz um novo TPA de mais de 50%, hoje ainda não comem, analisei os parâmetros da água do cubo tudo normal. O estranho é que bicam sempre uma vez a comida e recusam, depois coloco no aquário comunitário e é um festim para os outros discus e fauna. Eles desde que me chegaram sempre comeram esta papa e eram os mais vorazes. Se persistirem sem comer até amanha, vou ter de abortar este projeto do cubo e devolve-los ao comunitário, estão sem comer á 4 dias, amanha será o quinto...
Luis Goncalves Publicado: Março 28, 2019 Publicado: Março 28, 2019 Pelo que leio estás a fazer tudo bem, não falhaste em nada. Pode ser apenas o stress deles por estarem num novo ambiente/aquário. Acredito que seja apenas isso e que comecem a comer entretanto. É como inserir novos discus no aquário, há alguns que demoram sempre mais tempo a agir com o à vontade dos outros. Eles aguentam bem sem comer, ainda para mais discus adultos. Espera mais 3 ou 4 dias, pode ser só stress. Se por acaso os devolveres ao comunitário coloca a mesma telha que tens nesse cubo de criação. A ideia era eles familiarizarem-se com essa telha no comunitário para depois se sentirem mais facilmente em "casa" no cubo de criação. Gostava de ler a opinião dos que já passaram por estas experiências que ainda não é o meu caso...
Marco_Silva Publicado: Maio 15, 2019 Publicado: Maio 15, 2019 Boas, Efectivamente colocar os discus num aquário novo faz sempre com que eles stressem. Quanto às TPA's, fazes o condicionamento da água (deitar produto da tua escolha para anular cloro e metais pesados) antes de a colocar no aquário ou depois? Se é depois, pode estar aí o problema. Lembra-te que num aquário pequeno, alterações na água se sentem muito mais facilmente, devido ao volume reduzido de água. Recomendo que acondiciones a água antes de deitar no aquário (misturando a água com o condicionador num recepiente e deixar uns 20-30 mins) e se possível que tenha a mesma temperatura (ou com a menor diferença possível), pois assim é mais "pacífico" a TPA para o casal. Quanto a comida, tenta artémia grande. Normalmente os discus adoram isso e caso eles peguem, pode ser que os acalme e voltem a pegar na comida. Tenta também blackworms (não bloodworms!). Pela forma e sabor, eles normalmente gostam disso. Ficam as dicas
Recommended Posts