pedroceriaco.flow Publicado Março 17, 2019 Publicado Março 17, 2019 Boas a todos! Gostaria de apresentar o meu aquascape de 60x34x35 cm! É ainda o único scape que mantenho em casa (por falta de espaço principalmente) e foi o aquário que me lançou na aquariofilia (lembro-me apenas vagamente do meu irmão ter uns aquários de guppys quando era muito novo...). Está a trabalhar desde 2016 sem interrupções, mas viu imensas alterações de layout, de equipamento e foi evoluindo de acordo com o meu conhecimento da aquariofilia e noções de aquascaping. O vidro em si não é nada de especial, foi comprado numa Agriloja nesse ano, em kit com umas luzes terríveis e um filtro interno que claramente não servia para esta litragem. No entanto, tem estado fortissimo até hoje, nunca tive problemas de fugas nem nada do género e apesar de há tempos para cá me irritar um pouco o silicone preto ou o rodapé, hoje em dia olho para ele com algum carinho precisamente por ter sido (e continuar a ser) o aquário onde aprendi e vou aprendendo todos os dias. O aquascaping para mim é a forma mais bonita que encontrei de conciliar a minha formação (Biologia), com um hobby extremamente completo, e gostaria muito de poder utilizar esta arte como forma de consciencialização ambiental para as questões de conservação dos ambientes aquáticos, muito em linha com a "missão" do mestre Amano. Juntamente com o @JoaoCandeias.flow (que me ensinou 90% das coisas que sei hoje em relação ao aquascaping) criámos a nossa "marca", para poder então transformar um passatempo em algo profissional e com objectivos alargados. (Atenção, por favor não levem este post como tentativa de publicidade, apenas seria impossível não referir o flow. nesta história) Assim sendo tenho para vocês algumas fotos e um video do estado actual do aquário. Segue também a lista de equipamento: Aquário: 60x34x35Iluminação: MasWas 60cmFiltragem: Hydor Prime 20CO2: Pressurizado com difusor inline JBL ProFlora DirectHardscape: Xistos colectados por mim, e Red Moor WoodSubstrato: Aquario Neo Soil PlantFertilização: Tropica Specialized e PremiumFlora:Background: Heteranthera zosterifolia; Pogostemon erectus; Nesaea crassicaulis; Eleocharis acicularis miniMiddleground: Anubias (variados tamanhos); Bolbitis heudelotii; Hygrophila pinnatifida; Proserpinaca palustris 'cuba'; Cryptocoryne sp.; Bucephalandra Wavy Leaf, Brownie e Green; Taxiphyllum barbieri; Nymphaea lotus.Foreground: Pogostemon helferi; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Micranthemum "Monte Carlo"; Lilaeopsis brasiliensis; Fauna: Um casal de Puntius titteya (Barbo Cherry); 5 Aplocheilichthys normani (Lamp Eye); 3 Hyphessobrycon bentosi; 6 Corydoras sterbai; 1 Rineloricaria sp. (Red Lizard Whiptail Catfish); 3 Ancistrus sp. Alguns Caridina multidentata e Neocaridina "Blue Dream"Video: Fotos: Espero que gostem! 5 Citar
Tozé Nunes Publicado: Março 17, 2019 Publicado: Março 17, 2019 Muito bonito esse teu plantado, Pedro. Bastante harmonioso. Só não gosto muito da maneira como tens o musgo nos troncos. Esse catfish é espectacular 😀 dasse bem com os ancistrus? Nas fotos tens a calha presa a uma prateleira bem acima do aquário e também apoiada nos vidros. Qual é a versão que mantens agora e porquê? Muito boas fotos e vídeo! Ah! O meu cotovelo mandou dizer que tens aí uns focos de BBA 😂 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
pedroceriaco.flow Publicado: Março 17, 2019 Autor Publicado: Março 17, 2019 Obrigado pelas palavras Tozé. O musgo entretanto já preencheu mais e parece me estar melhor agora, também não gosto muito de como estava nessas fotos. O vídeo é mais recente que elas. A BBA vem de há bastante tempo quando ainda tinha outro layout aqui. Este aquário dificilmente teve um historial de "estabilidade".. flutuações de co2, luzes diferentes com horários diferentes, fertilizantes DIY... E a óbvia preguiça e falta de noção de técnicas básicas de manutenção durante muito tempo. Entretanto apenas se manteve pelo hardscape e atualmente está quase só nos troncos .. nem queiras ver quando tinha aquele xisto á esquerda completamente tapado por BBA 😋 Aos poucos vou dando uns tratamentos localizados e há muito tempo que está controlado. A luz coloco nesses suportes quando faço a manutenção, facilita muito o acesso e continua a iluminar o aquário enquanto trabalho nele. Foram colocadas quando tinha um foco LED para exterior comprado no Aki... Enfim invenções atrás umas das outras 😅 Ah e o catfish é um paz de alma. Adora estar no meio das moitas a quando se faz a manutenção tem de se insistir muito com ele para sair da frente 😁. 1 Citar
Vera Santos Publicado: Março 17, 2019 Publicado: Março 17, 2019 Grande apresentação, gostei do vídeo e gosto muito do layout, estás no bom caminho mesmo, esse red lizard é mesmo um espectáculo. Vai actualizando. A acompanhar. 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
pedroceriaco.flow Publicado: Março 18, 2019 Autor Publicado: Março 18, 2019 Obrigado Vera! Vamos ver como desenvolve, agora é maioritariamente esperar que as plantas de background cresçam bem e preencham o aquário. E com sorte a HZ criará as flores azuis fora de água, no canto esquerdo 😁 Citar
Tozé Nunes Publicado: Maio 3, 2019 Publicado: Maio 3, 2019 On 18/03/2019 at 15:14, pedroceriaco.flow disse: E com sorte a HZ criará as flores azuis fora de água, no canto esquerdo Boas Pedro, já tiveste as flores azuis? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Vasco Ferreira Publicado: Maio 6, 2019 Publicado: Maio 6, 2019 E mais novidades? Também gosto muito desta montagem. muito natural. Parabéns E esses lilies estão impec...gabo-te a dedicação. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
pedroceriaco.flow Publicado: Agosto 15, 2019 Autor Publicado: Agosto 15, 2019 Boas malta. Sei que custou a fazer um update sobre este aquário mas aqui vão as fotos do seu auge. Neste momento já está quase desmanchado, apenas a servir de casa para a bicharada que vai entrar no meu mais recent layout, que já está montado e terá também direito a post (mesmo a sair!).@Tozé Nunes Nunca cheguei a ter as flores da HZ... Entretanto meti umas podas num pseudo wabi-kusa e vamos ver se será lá que surgem. @Vasco Ferreira As novidades estão nas fotos. Foram tiradas realmente no auge do layout. Pouco depois desta altura já estava com a ideia de criar um novo e este foi deixado de lado. Como estava bastante estabilizado ainda durou muito tempo com este aspecto, mas decidi não me preocupar muito mais até montar o novo, o que levou ao seu natural declínio. Nunca começou a ter algas nem nada do género, apenas cresceu tudo a níveis em que as plantas abaixo estavam com falta de luz e a carpete começou a levantar. O esperado portanto. Vou começar a preparar o post do novo layout! 3 Citar
Recommended Posts