Recommended Posts

Publicado

Bom dia a todos!

Vi um alevim a passear no fundo do meu aquário!

Penso ser de Néon...

O problema é que deixei de o ver de um momento para o outro.

E só vi apenas um...

Será que alguém o comeu?

Tenho 10 Neons, 4 Platys e 2 Canivetes.

O que o devo fazer quando o avistar novamente?

Obrigado pela ajuda malta.

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Publicado:

Boas, acho pouco provável ser de néon (para não dizer impossível ;)).
O mais provável é ser de platy e se os canivetes (??) forem espadas também podem ser deles. Estas 2 especies são de fácil reprodução.
Dependendo da existência ou não de locais onde se podem esconder não precisarás de fazer nada. Mas sem ver o aquário não sei se chega. Mete aí umas fotos.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

• Gosto 1
Publicado:
Boas, acho pouco provável ser de néon (para não dizer impossível ;)).
O mais provável é ser de platy e se os canivetes (??) forem espadas também podem ser deles. Estas 2 especies são de fácil reprodução.
Dependendo da existência ou não de locais onde se podem esconder não precisarás de fazer nada. Mas sem ver o aquário não sei se chega. Mete aí umas fotos.

Vê aí as fotos e diz algo. Mas obrigado desde já pela rápida resposta.

Também achei estranho ser de Néon, pois sei que é extremamente difícil.

Mas era mesmo muito parecido. Lol
(Nunca tive alevim algum...)10cbb3be205797231ad7e8cca4932abb.jpg1f185271c482f79886367f9cf15c855e.jpg4f5f1b686dbd32a8636ee90d3680b9b3.jpg7e49f17bfbe426088522c87125348b3d.jpgd3cfc6a5825be6b04fef7bffe5732883.jpg

• Gosto 2
Publicado:

Tal como o Marco disse, é muito pouco provável que sejam alevins de neon, estes são de reprodução muito difícil em cativeiro. Necessitam de condições muito especificas para que isso aconteça, como o som da chuva a cair e trovoadas. 

O mais certo é mesmo serem  crias de platys ou de espadas, esses sim são de reprodução relativamente fácil. Pode haver mais alevins no aquário, depende se têm esconderijos ou não, tais como plantas e troncos. 

Na pior das hipóteses também pode ter sido sugado pelo filtro... 

Abraço   

• Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:
Tal como o Marco disse, é muito pouco provável que sejam alevins de neon, estes são de reprodução muito difícil em cativeiro. Necessitam de condições muito especificas para que isso aconteça, como o som da chuva a cair e trovoadas. 

O mais certo é mesmo serem  crias de platys ou de espadas, esses sim são de reprodução relativamente fácil. Pode haver mais alevins no aquário, depende se têm esconderijos ou não, tais como plantas e troncos. 

Na pior das hipóteses também pode ter sido sugado pelo filtro... 

Abraço   
Por acaso também me lembrei do filtro e abri-o para ver se havia algum no cimo do canister, mas não.

Publicado:

E outra questão... Eu ia fazer agora umas pequenas adições ao aqua...

Como 3 plantas novas e um pouco de areão negro, já lavado, em alguns locais que tem pouco e o substrato está a aparecer...

Posso fazer na mesma estás adições? Ou devo esperar?

Publicado:

Tens por aí alguns locais onde se podem esconder, não me parecem muitos mas podem ser suficientes.
Os alevins se tiverem +ou- 1cm já não são comidos com facilidade.
Há medida que essa vegetação aumentar vão safar-se cada vez mais alevins.
Não deves ter nenhum problema em adicionar a areia e as plantas.
Cumprimentos

• Gosto 1
Publicado:

Qual é o substrato que está por baixo?

há 4 minutos, edmendes disse:

o substrato está a aparecer...

Cuidado que se for substrato fértil pode vir a trazer problemas em breve, se assim for, recomendo a cobrir essa camada de baixo o quanto antes. 

No que diz respeito ás plantas, quantas mais meteres melhor. Que plantas estás a pensar colocar aí?

• Gosto 1

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:
Qual é o substrato que está por baixo?
Cuidado que se for substrato fértil pode vir a trazer problemas em breve, se assim for, recomendo a cobrir essa camada de baixo o quanto antes. 
No que diz respeito ás plantas, quantas mais meteres melhor. Que plantas estás a pensar colocar aí?

O substrato é este da foto:
e2cd7bba7f936d16d67813d85f858f14.jpg

As plantas já as tenho aqui comigo.
São 2 vasos de Limnophila Sessiliflora e 1 vaso de Lilaeopsis (Novea-Zelandia)

Publicado:

Era o que acreditava ser, esse substrato da sera ou qualquer outro fértil precisa de uma camada "generosa" de substrato inerte por cima para evitar que a carga de nutrientes esteja em contacto direto com a coluna de água. Por isso fazes muito bem em tapar essas zonas que estão expostas. 

Quanto às plantas a sessiflora é uma ótima escolha para criar esconderijos para alevins, para além da protecção que proporcionam as sua folhagem fina é um bom reservatório para microorganismos essenciais ao alimento dos pequenos nos primeiros tempos de vida. 

Força nisso 

• Gosto 1