Recommended Posts

Publicado

Boas....

Comprei 2 ventoinhas de computador para montar uma calha de refrigeração para o meu aqua e agora falta-me comprar o transformador!

Gostaria que me dissessem onde posso comprar um transformador (de preferência multi-volts, para poder regular a velocidade da ventoinha) em Lisboa!

Fui a uma loja dos Chineses e perguntei se tinham, mas o gajo não percebia nada daquilo e disse que não, como eu não sei como aquilo é, não pude procurar, se pudessem pôr uma foto também ficava agradecido!

Publicado:

viva,

em qualquer grande superficie os encontras, desde os hipermercados até aos brico's, em casas especializadas de electronica poderãm ser mais potentes e tambem mais baratos

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Atenção que a potencia desses tranformadores pode não ser suficiente para as ventoinhas que compraste, ve na ventoinha a tensão (por exemplo 12 V) e a corrente de consumo (por exemplo 0.7A)

Outra coisa, se tiveres duas ventoinhas de 12v e 0.7A, o transformador tem que dar no minimo uma corrente de 1.4A a 12V..

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

Leis de Murphy

Publicado:

o.7A para uma ventoinha normal de computador???

as de 80mm (mais normais) nao chegam aos .2 tipicamente para uma boa ventoinha...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

A minha é uma Titan e tem as seguintes informações:

DC 12V 0.11A

O modelo é: TFD-8025M12B

Espero que com estas informações me possam ajudar com mais certeza na obtenção de um transformador multi-volts!

Publicado:

multi-volts = regulavel :shock:

se tens duas dessas até te chegava um de 250mA...mas provavelmente o mais baixo que encontras é de 500mA.

Chegas a uma loja e e perguntas por transformadores regulaveis. Se nao souberem perguntas apenas se te podem mostrar onde estão os transformadores. Quando os vires eles devem ter uma maneira fácil de á mao ou com uma chave de fendas mudar uma pecinha de posição e nas várias posições deve dizer 1.5V 3V 4.5v 6V 7.5V 9V 12V ...isto normalmente é standard. Desde que tenha os 12V e mais uns abaixo serve.

Depois é so fazer as ligações.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Os mais vulgares (normalmente indicam 500mA mas é tanga):

769981091048L.gif

Também se encontram com frequencia (a diferença está nos selectores de tensão e polaridade que são lineares ao invés de rotativos):

directron_1849_15730626.jpg

Estes já são mais "prós", só encontras em casas de electronica (onde marca x Volts, apresenta mesmo x volts para as cargas previstas):

netzteil_univ.jpg

Pormenor de um selector rotativo (actuado por uma chave):

NBAC-A407D-Voltage.jpg

Publicado:
o.7A para uma ventoinha normal de computador???

as de 80mm (mais normais) não (palavra corrigida) chegam aos .2 tipicamente para uma boa ventoinha...

Eu simplesmente dei m exemplo para terem atenção as potencias, eu tenho no meu projecto final uma de 0.4A.... Se se utiliza-se duas dessas um transformador de 0.5 já não seria seuficiente.....

PS: eu no meu aquario tenho duas de 110V....

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

Leis de Murphy

Publicado:

"Duarte Conceição"

na vez de comprares um transformador, compra uma fonte de alimentação. sao um pouco mais caras, mas permitem-se muitas outras vantagens.

sao mais seguras, e muito mais estaveis (muitos dos transformadores q se compram onde dizem 12V muitas vezes apresentam 15 e 17V, os dos chineses principalmente, experimentem medir com um voltimetro)

se quiseres mesmo um transformador de 230/24, passa por uma loja de electronica, ou um sitio onde vendam componentes electronicos.

na net pesquisa no centro electronico de coimbra.

http://www.cec-coimbra.pt/informacao_produ...ducts_id=113093

de certo que para ai pra baixo devem haver lojas parecidas. é mesmo uma questão de arranjares um transformados com essa relação de trabsformação.

Abraço

Matos

Publicado:

Olá Duarte,

Em Lisboa tens a DIMOFEL (vê no site www.dimofel.pt, procura conversores de tensão, fontes de alimentação e afins...) que é na Av. da Liberdade (na esquina com a Praça da Alegria) e é por muitos considerada "A Loja" de electricidade e electrónica.

Francisco

O meu aqua em: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27448

Publicado:

Matos ...os 15-17V é sem carga... ( um multimetro quase nao coloca carga num transformador, é assim mesmo que tem de ser) quando é aplicada uma carga medindo eles decem para os 12V indicados :|

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!